Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


No trecho “Tal sentimento é uma via de mão dupla: beneficia não só quem o desenvolve, mas também o emissor” (R. 30 e 31), do texto CG1A2-I, a expressão “não só ... mas também” exprime uma relação de

    A) conclusão.

    B) consequência.

    C) comparação.

    D) oposição.

    E) adição.


Acerca da estrutura da oração e do período, é correto afirmar que a partícula “que” (linha 26) introduz uma:

    A) Oração subordinada substantiva completiva nominal.

    B) Oração subordinada substantiva predicativa.

    C) Oração subordinada adjetiva restritiva.

    D) Oração subordinada adjetiva explicativa.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando a formação do período composto, assinale a alternativa que indica o número de orações que compõe o período a seguir: “A princípio, quando soube da Lei de Cotas, que obriga empresas com mais de 100 colaboradores a contratar profissionais com deficiência, me senti ofendida.” (l. 02-04)

    A) 2.

    B) 3.

    C) 4.

    D) 5.

    E) 6.

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

No seguinte trecho: “Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos”, analise as assertivas abaixo e coloque (V) para VERDADEIRO e (F) par FALSO.
( )Acumulou e enfrentou são verbos flexionados em um tempo passado, cujas ações não foram concluídas. ( )Destaca no contexto em que se insere é um verbo pronominal. ( )Quanto à regência acumulou e enfrentou são verbos transitivos indiretos, regidos por preposição. ( )Destaca está inserido no contexto de uma oração subordinada adverbial temporal. ( )Quanto à concordância verbal, acumulou e enfrentou concorda com o sujeito Deborah.
Estão CORRETAS, respectivamente:

    A) V, F,F, V, V.

    B) V, F, V, F, V.

    C) V, V, F, V, F.

    D) V, F, F, F, V.

    E) F, V, F, V, V.

A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


Analise a função sintática dos termos destacados a seguir:

“A intervenção do diretor provocou indignação na empresa.”

Em seguida, assinale a alternativa em que os termos destacados estão desempenhando a mesma função sintática daqueles analisados logo acima:

    A) “Pessoas em recuperação da Covid-19” (linha 1)

    B) “que, [...], a infecção pelo coronavírus está ligada a déficits cognitivos consideráveis” (linhas 14 a 16)

    C) “que duram meses.” (linhas 16 e 17)

    D) “Os exames cognitivos...” (linha 23)

Instrução: A questão de números refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://exame.com/blog/frederico-pompeu/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica a função sintática exercida pela oração “que o time deveria criar novas ameaças para o adversário” (l. 22), considerando as relações morfossintáticas na formação do período composto.

    A) Complemento Nominal.

    B) Objeto Direto.

    C) Objeto Indireto.

    D) Predicativo do Sujeito.

    E) Sujeito.

A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


Assinale a alternativa em que a partícula “que” retirada do Texto introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa:

    A) “que” (linha 11)

    B) “que” (linha 12)

    C) “que” (linha 14)

    D) “que” (linha 16)


Há erro de concordância verbal e/ou nominal no seguinte trecho retirado do Texto:

    A) “‘[...]. Do ponto de vista clínico, há algum tempo também se sabe que pacientes cronicamente estressados tem prognóstico pior em diferentes tipos de doenças e tratamentos’.” (linhas 18 a 21).

    B) “Cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory, da Universidade de Stanford, mapearam o circuito do cérebro responsável por noites insones em situações de estresse – exatamente o que vivemos hoje em dia.” (linhas 1 a 5).

    C) “E descobriram que, além de serem responsáveis por fazer você rolar na cama, as conexões neurais que disparam o gatilho da insônia provocam mudanças no sistema imunológico, que debilitam as defesas do organismo.” (linhas 5 a 10).

    D) “O estudo, divulgado mês passado na revista científica “Science Advances”, utilizou camundongos para demonstrar problemas familiares a todos nós, como explicou o professor Jeremy Borniger: “esse tipo de insônia causada pelo estresse é bem conhecido porque qualquer um que tenha tentado dormir tendo pendências, prazos apertados ou eventos importantes no dia seguinte. [...]’” (linhas 10 a 18).

Considere atentamente o poema a seguir, escrito por Vinicius de Moraes, para responder a próxima questão. 


“De tudo, ao meu amor serei atento antes
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure” 
Em relação à estrutura sintática do primeiro verso do poema ‘‘De tudo, ao meu amor serei atento antes”, marque a alternativa que indica o seu sujeito.

    A) atento.

    B) de tudo.

    C) eu.

    D) meu amor.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa na qual haja a ocorrência de uma oração subordinada objetiva direta.

    A) “que tive em minha vida” (l. 04-05).

    B) “em que 38% dos brasileiros não chegam” (l. 09-10).

    C) “que acreditou em mim” (l. 11).

    D) “que não apostam na diversidade” (l. 30).

    E) “que não brinquem de ser diversificadas” (l. 32).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...