Questões de Psicologia

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O pensamento clínico, em diagnóstico da personalidade, é discutido por Walter Trinca em suas obras. Considerando as formulações desse autor, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Para o diagnóstico da personalidade, existem testes que, aplicados e avaliados isoladamente, podem ser considerados não como partes, mas como todo o processo de diagnóstico em psicologia clínica.

  • B.

    É proveitoso estudar o diagnóstico psicológico sob o enfoque das modalidades de pensamentos clínicos, porque permite considerá-los através do ângulo científico.

  • C.

    A ampliação das concepções sobre o diagnóstico psicológico depende da percepção e da inclusão dos diferentes modos como ele é realizado.

  • D.

    Tanto os testes psicológicos quanto outros instrumentos semiológicos estão a serviço do pensamento clínico e somente têm sentido dentro do contexto e das peculiaridades de cada forma de pensar.

  • E.

    O diagnóstico da personalidade deve ser realizado, obrigatoriamente, no contexto de relações significativas estruturantes.

       Um homem de 32 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha buscando tratamento para dependência alcoólica. Ele relatou que ingeriu bebida alcoólica pela primeira vez aos 22 anos de idade e que aos 25 foi internado por 3 meses após uso excessivo de álcool. Quando teve alta, voltou ao antigo emprego e no primeiro final de semana saiu com os colegas para comemorar o retorno. Bebeu nesse dia e experimentou cocaína oferecida por um amigo. Após 2 meses de uso intenso de álcool e cocaína associados foi novamente internado, dessa vez por um ano. Após a alta, ficou sóbrio durante 3 anos e recaiu uma terceira vez, associando novamente álcool e cocaína após a decisão de tomar um cálice de champanhe no réveillon. Foi internado por mais um ano e, após a alta, passou em um concurso público concorrido e começou a trabalhar com um ótimo salário. Depois de aproximadamente 2 anos de total abstinência, ele tomou uma lata de cerveja em duas situações sociais. Após a segunda situação, ele engajou-se em 3 dias de intensa bebedeira e faltou uma semana ao trabalho. Agora está preocupado com sua posição no serviço e teme perder o emprego. Por isso decidiu procurar um médico que indicou Antabuse e o encaminhou para o serviço de psicologia.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os seguintes itens, relativos ao atendimento psicológico desse paciente.

A análise funcional desse caso deve incluir a identificação dos contextos físico, emocional e social antes e logo após a ocorrência das recaídas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da compreensão do sofrimento psíquico relacionado ao contexto de trabalho à luz das abordagens psicodinâmicas, julgue os itens subseqüentes.

As abordagens psicodinâmicas consideram o sofrimento um elemento fundamental da estruturação da personalidade. Essas abordagens classificam o sofrimento grave como um dos indicadores de patologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a proposta de promoção da cidadania nas escolas públicas, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de características psicológicas e socioculturais da população é essencial para a elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola de determinada região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Clara, funcionária pública, queixa-se de dificuldades de relacionamento no trabalho e considera seus colegas oportunistas e hostis. Produz a contento apenas quando existe uma clara ameaça de perdas reais em função da baixa produtividade; falta ao trabalho com freqüência e solicita à chefia compreensão e abono de suas faltas sem justificativa documentada. Periodicamente, apresenta comportamento sedutor de conotação sexual no trabalho. Por vezes, se envolve em propostas de grandes projetos e, outras vezes, demonstra apatia e descaso por tudo que se refere ao trabalho.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A produção da funcionária, quando satisfatória, é mantida por reforçamento negativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indicadores de morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil mostram que, no período de 1998 a 2001, nas internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária de 10 a 19 anos, as quedas constituem causas freqüentes (quase 70% do total); a segunda causa de internação de meninos e rapazes são as agressões, correspondendo a mais de 10% do total de internações a cada ano. Entre meninas e mulheres adolescentes, agressões são a quarta causa de internações, registrando-se porcentagem inferior a 5% por ano. Com base nessas informações e à luz de conhecimentos sobre avaliação psicológica e desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência, julgue os seguintes itens.

Os indicadores de internação sugerem que ambos, meninos e meninas, estão expostos a agressões com graves conseqüências, a ponto de ser exigida internação hospitalar. Portanto, os dados sugerem que a violência é um dos fatores de risco à saúde do adolescente e apontam para a importância da promoção de programas de intervenção psicológica que focalizem a assistência a vítimas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista é uma ferramenta importante para a realização do trabalho do psicólogo. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na entrevista exploratória, é adequado incluir perguntas que permitam ao entrevistado falar livremente na elaboração de sua resposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tendência a erotizar as relações mais banais, sugestionabilidade, impulsos eróticos e dramatização são características do caráter:

  • A.

    obsessivo

  • B.

    histérico

  • C.

    narcisista

  • D.

    esquizóide

  • E.

    esquizofrênico

Maria Esther Garcia Arzeno, ao pensar o processo psicodiagnóstico, lembra que W. R. Bion (1977) afirmava que a conclusão diagnóstica pode ser alcançada em termos de predomínio e não de hegemonia. Considerando tal asserção, ao realizar o psicodiagnóstico, o psicólogo deve ter em mente que

  • A.

    é impossível, utilizando diversos materiais de avaliação, encontrar pontos dissonantes em um psicodiagnóstico.

  • B.

    a obtenção de um diagnóstico diferencial não vem a ser função do psicólogo que avalia o sujeito.

  • C.

    é possível encontrar no resultado geral da avaliação, em relação ao mesmo sujeito, material aparentemente incompatível coexistindo.

  • D.

    qualquer diferença obtida na avaliação diagnóstica do sujeito deve ser desprezada por ocasião da comunicação dos resultados.

  • E.

    são os dados externos ao sujeito, oriundos das entrevistas com familiares, que esclarecerão os aspectos ambíguos encontrados no processo psicodiagnóstico.

       Um homem de 32 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha buscando tratamento para dependência alcoólica. Ele relatou que ingeriu bebida alcoólica pela primeira vez aos 22 anos de idade e que aos 25 foi internado por 3 meses após uso excessivo de álcool. Quando teve alta, voltou ao antigo emprego e no primeiro final de semana saiu com os colegas para comemorar o retorno. Bebeu nesse dia e experimentou cocaína oferecida por um amigo. Após 2 meses de uso intenso de álcool e cocaína associados foi novamente internado, dessa vez por um ano. Após a alta, ficou sóbrio durante 3 anos e recaiu uma terceira vez, associando novamente álcool e cocaína após a decisão de tomar um cálice de champanhe no réveillon. Foi internado por mais um ano e, após a alta, passou em um concurso público concorrido e começou a trabalhar com um ótimo salário. Depois de aproximadamente 2 anos de total abstinência, ele tomou uma lata de cerveja em duas situações sociais. Após a segunda situação, ele engajou-se em 3 dias de intensa bebedeira e faltou uma semana ao trabalho. Agora está preocupado com sua posição no serviço e teme perder o emprego. Por isso decidiu procurar um médico que indicou Antabuse e o encaminhou para o serviço de psicologia.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os seguintes itens, relativos ao atendimento psicológico desse paciente.

Mudanças nos hábitos de vida devem ser evitados no processo terapêutico para preservar ao máximo a rotina e a estabilidade emocional do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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