Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o desenvolvimento da inteligência na infância, segundo a Teoria de Piaget, é correto afirmar que
o estágio das operações concretas é caracterizado pela superação do egocentrismo, o aparecimento da lógica e da reversibilidade.
no estágio pré-operatório, a inteligência da criança é fundamentalmente prática, ligada ao sensorial e à ação motora.
o sensório motor caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos processos de simbolização, ainda não integrados em estruturas lógicas
no pré-operatório os êxitos mais destacados são o estabelecimento da conduta intencional, a construção do conceito de objeto permanente e das primeiras representações e o acesso à função simbólica.
o estágio pré operatório caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos processos de simbolização integrados em estruturas lógicas.
Julgue os itens a seguir, que versam acerca de recrutamento e seleção de pessoal.
São técnicas psicológicas válidas: testes de inteligência, testes de personalidade, grafologia e provas de aptidão.
Julgue os itens a seguir, relativos à escolha e aplicação de técnicas psicoterápicas.
O método de Jacobson de relaxamento muscular progressivo é utilizado com eficácia para o tratamento de transtornos da ansiedade, entre os quais se incluem síndrome do pânico e fobia social.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A compreensão das razões pelas quais os indivíduos estão dispostos a investir maior ou menor esforço na realização de determinada tarefa ou trabalhar de maneira árdua para atingir uma meta constitui o foco de interesse de pesquisas que investigam os processos envolvidos na motivação humana. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O salário (ou outros rendimentos econômicos) como elemento motivacional generalizável a todos os indivíduos tem-se mostrado ineficaz, uma vez que o seu poder para orientar e estimular comportamentos e desempenhos é pobre ou temporário.
Considerando as contribuições das teorias para a educação, julgue as afirmativas abaixo relacionadas:
I - A Zona de Desenvolvimento Proximal é a diferença entre o nível de desenvolvimento real atual (ZDP) e o nível de desenvolvimento potencial, determinado mediante a resolução dos problemas como guia ou a colaboração de adultos ou companheiros mais capazes.
II - O condicionamento operante possibilita a aprendizagem de comportamentos novos, mediante dois tipos de processos complementares: a discriminação e a generalização.
III - A teoria da Aprendizagem Verbal Significativa, procura entender a aprendizagem como um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento, em um sentido externo e observável.
IV - Para Piaget, esquema de ação corresponde ao aspecto organizativo de uma ação, a estrutura que permite que essa ação possa repetir-se e ser repetida e aplicada com ligeiras modificações, em situações distintas para conseguir objetivos similares.
V - A Teoria Cognitiva Social, formulada por Bandura, trata de proporcionar uma caracterização mais completa possível dos fatores, tanto internos como externos, que agem nos processos humanos de aprendizagem.
Somente a alternativa I está correta
Estão corretas as alternativas I, II e III
Somente a alternativa IV esta incorreta
Estão corretas todas as alternativas
Estão incorretas as alternativas III e IV
Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo deve propor trabalhos complexos e desafiadores, já que de modo geral as pessoas preferem esse tipo de trabalho.
Um paciente do sexo masculino, de 34 anos de idade, casado, procurou um psicólogo com queixas de irritabilidade e fadiga excessivas. Durante a entrevista inicial, relatou também anorexia, dor recorrente no estômago, esquecimentos generalizados, incluindo perda de compromissos assumidos, e perda do desejo sexual.
Acerca desse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
O padrão comportamental e de funcionamento relatado no caso hipotético acima justifica uma intervenção terapêutica porque interfere em seus processos adaptativos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A compreensão das razões pelas quais os indivíduos estão dispostos a investir maior ou menor esforço na realização de determinada tarefa ou trabalhar de maneira árdua para atingir uma meta constitui o foco de interesse de pesquisas que investigam os processos envolvidos na motivação humana. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As teorias motivacionais são convergentes no sentido de terem conseguido estabelecer de maneira inquestionável o evento por meio do qual o processo de motivação das pessoas pode ser desencadeado.
Dentro do campo da educação, adotar a escola inclusiva é projetar e desenvolver equalizações de oportunidades e objetivar a inclusão de todos os escolares, promovendo igualdade de oportunidade e de participação. Neste contexto, são atribuições do psicólogo escolar, exceto:
participar do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais
diagnosticar as dificuldades dos alunos e encaminhar aos serviços da comunidade, aqueles que necessitam de diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos específicos
desenvolver dentro da escola, atividades com fins de prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais
executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situação escolar específica, visando à ação coletiva e interdisciplinar de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento
participar da avaliação e do direcionamento dos planos e práticas educacionais implementadas.
Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que se seguem.
Para aumentar o comprometimento organizacional afetivo dos funcionários, o psicólogo deve estimular ações organizacionais que possibilitem a criação de condições favoráveis para o desempenho, como prediz a teoria de ideologia da troca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...