Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência à avaliação de treinamento, julgue os itens a seguir.

Reações, aprendizagem e impacto do treinamento no cargo são construtos que se referem aos efeitos do treinamento no nível do indivíduo, enquanto que resultados e valor final referem-se a níveis mais abrangentes de análise como grupos ou equipes e organização com um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguir.

No caso considerado, a técnica de exposição e prevenção de respostas seria adequada para remover as lembranças recorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Testes psicológicos avaliam uma amostra do comportamento e são medidas auxiliares no conhecimento do indivíduo. Julgue os itens a seguir, relativos a esses instrumentos.

Dados de entrevista e de observação não acrescentam informações relevantes para a interpretação dos resultados de testes padronizados e validados para a população à qual se destinam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Trabalhos em grupo podem ser úteis em diferentes situações, com ganho substancial de benefício para o paciente, redução de tempo e de custos. Julgue os itens que se seguem referentes a práticas preventivas e curativas em grupo.

O grupo terapêutico se beneficia quando é homogêneo, em termos de características demográficas e de interesses clínicos de seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cultura organizacional é

  • A.

    um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.

  • B.

    um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.

  • C.

    a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.

  • D.

    a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.

  • E.

    o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder

  • A.

    "vende sua decisão" aos subordinados.

  • B.

    permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.

  • C.

    apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.

  • D.

    permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.

  • E.

    apresenta idéias e permite questionamentos.

Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no

  • A.

    "objeto" da motivação.

  • B.

    "como" da motivação.

  • C.

    "tempo" da motivação.

  • D.

    "estímulo" da motivação.

  • E.

    "ponto" indicador.

O fator unitário que mais influencia o tipo de estrutura de uma organização é

  • A.

    o tipo de bens ou de serviços que ela oferece.

  • B.

    o tipo de pessoas que a integra.

  • C.

    o contexto social em que ela está inserida.

  • D.

    seu tamanho.

  • E.

    sua finalidade.

Burocracia, segundo Max Weber, caracteriza a organização

  • A.

    ineficiente.

  • B.

    eficiente.

  • C.

    em que inexistam regras escritas.

  • D.

    em que os fluxos de comunicação são indefinidos.

  • E.

    em que há relativa liberdade de decisão dos supervisores.

Do ponto de vista ético, espera-se que o psicólogo, no exercício de sua profissão,

  • A.

    influencie o cliente com convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas.

  • B.

    induza pessoas a recorrerem a seus serviços.

  • C.

    prolongue, desnecessariamente, o atendimento ao cliente.

  • D.

    esclareça ao cliente quanto aos prejuízos da interrupção inoportuna da assistência que vem recebendo.

  • E.

    omita informações sobre o trabalho que realiza, a fim de que o cliente possa aceitá-lo com mais facilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...