Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. Para Morin, o pensamento complexo acolhe o que é concorrente e antagonista.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Segundo a teoria de mediação de Vygotski, as funções psicológicas superiores organizam a relação entre o homem e o mundo real por meio de mediadores denominados
Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens. A classificação do caso e a previsão do seu curso possível podem constituir alguns dos objetivos do psicodiagnóstico.
No que se refere ao processo de avaliação psicológica, julgue os próximos itens. Na avaliação psicológica, o objetivo da classificação nosológica é investigar as irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático do paciente, para possibilitar a diferenciação das alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia do paciente.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência aos processos de aprendizagem e à relação entre professor e aluno no processo educativo, julgue os itens que se seguem. Piaget compreende as aprendizagens como processos de assimilação e considera o erro parte do processo de aprendizagem, ou seja, elemento da construção do conhecimento.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A abordagem psicoterapêutica que se baseia em princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento quanto a eliminação de sintomas psicopatológicos por meio da aplicação de suas técnicas chama-se
Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens. No processo avaliativo, o psicólogo pode fazer uso de métodos com enfoques quantitativos e qualitativos.
Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Na avaliação psicológica inicial, o psicólogo que atender a esse adolescente deverá priorizar a aplicação de testes a fim de verificar o grau de comprometimento cognitivo e motor do paciente.Com referência aos processos de aprendizagem e à relação entre professor e aluno no processo educativo, julgue os itens que se seguem. Suponha que o professor chame a atenção da criança várias vezes para que ela tome cuidado para não quebrar um equipamento. Nessa situação, o professor estará contribuindo para que o fato aconteça, segundo o fenômeno das sensações cinéticas.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo pode ser definido como um passo progressivo e continuado de níveis de equilíbrio inferiores a níveis superiores nos intercâmbios cognitivos entre os indivíduos e o meio. Esse mecanismo de equilibração é possível devido ao
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...