Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao tratamento do alcoolismo, assinale a opção correta.
O tratamento medicamentoso, entendido como terapia aversiva, provoca respostas orgânicas negativas quando o medicamento é usado junto com a bebida. Assim, fica assegurado que o paciente não ingere a bebida para evitar o efeito aversivo.
O tratamento de redução de danos não busca abstinência total, mas é eficiente para todos os indivíduos que se propõem ao tratamento.
O programa de autoajuda denominado alcoólicos anônimos AA tem obtido respostas positivas no tratamento do alcoolismo e trabalha com principal foco na redução de danos.
O programa alcoólicos anônimos alcança melhores resultados e taxas menores de desistência entre seus participantes do que os demais programas, como o de terapia cognitivocomportamental.
Entre as vantagens obtidas no tratamento grupal de pacientes alcoolistas, está o fato de que o paciente bem sucedido em se manter sóbrio por determinado tempo estimula os demais e é por eles reconhecido, o que aumenta sua autoestima e confiança no sucesso.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
A inteligência emocional tem demonstrado estar positivamente relacionada ao desempenho no trabalho em todos os níveis, mas parece ser mais relevante nas funções que demandam um alto grau de interação social. Os grandes líderes demonstram sua inteligência emocional exibindo
Acerca do trabalho do psicólogo em uma equipe multidisciplinar de saúde para manejo da dor crônica, em um serviço de cuidados primários, assinale a opção correta.
Quando um paciente refere expectativas de obter cura total para sua dor ou explicita o objetivo de se submeter ao tratamento medicamentoso ou psicológico para tal, tanto o psicólogo quanto os demais profissionais devem esclarecer ao doente que esses são os resultados esperados e geralmente alcançados, mas que eventualmente podem não acontecer.
Na abordagem cognitivo-comportamental, o psicólogo da equipe pode promover a modificação do modo de enfrentamento mal adaptativo do paciente, favorecendo o desenvolvimento de percepções mais adequadas acerca do controle pessoal da condição álgica, por meio de técnicas como solução de problemas.
Quando o manejo da dor é feito no contexto de cuidados primários, deve ser seguido um protocolo único e específico para dor crônica, enquanto no contexto de cuidados terciários, esse protocolo é personalizado conforme demanda e características de cada paciente.
Um aspecto importante do manejo psicológico da dor crônica é treinar o paciente para que reduza suas atividades físicas ao menor nível que suas condições de vida permitam, para poupar o organismo e reduzir a percepção da dor.
Uma avaliação inicial deve ser conduzida e, se um paciente com diagnóstico de dor crônica for também diagnosticado como depressivo, ele deve ser encaminhado para psicoterapia para tratar a depressão, enquanto a dor deve ser tratada apenas pela equipe médica.
Reconheça as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com as etapas distintas do desenvolvimento humano.
( ) Atualmente, com as mudanças sociais nos papéis femininos e masculinos, o pai se sente mais autorizado a participar da criação dos filhos. Contudo, frente à íntima relação mãe-bebê, uma de suas primeiras reações poderá ser um sentimento de exclusão.
( ) Pode-se entender a latência como um período em que ocorre um esforço no sentido de organização, diferenciação, sofisticação e ampliação do aparato psíquico. Ocorre uma reorganização dinâmica e estrutural das pulsões.
( ) O púbere manifesta-se desde o princípio extrovertido, voltado para as relações com os outros, com o mínimo de preocupação com seu mundo interno. Dessa forma começa a anunciar as características marcantes da adolescência.
( ) As fases das famílias são distintas, embora, na prática, encontrem-se situações mistas, como aquela em que há um casal com filho adolescente e o segundo filho é um bebê temporão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V F V F.
F V F V.
V V F V.
F F V V.
V V F F.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
Quando se fala de modelos organizacionais, entre os mais comuns está aquele que combina duas formas de departamentalização: a funcional e a por produto. Como ponto forte em determinado modelo, está a possibilidade de agrupar especialistas, o que minimiza o número necessário deles e tem como ponto fraco a dificuldade de coordenar as tarefas desses especialistas dentro dos prazos e orçamentos. O enunciado se refere à estrutura
Texto para as questões de 38 a 40
Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.Com base no caso clínico relatado, assinale a opção correta.
Podem-se considerar o comportamento e as atitudes de Carlos como inadequados a sua faixa etária. No desenvolvimento normal, a conquista da autonomia e do controle se dá aos três anos de idade, sendo compreensível que, nessa idade, a criança apresente dificuldades em relação aos limites do espaço eu-outro, aos comportamentos permitidos e proibidos e a respeito das instâncias normativas.
Em uma perspectiva sistêmica, é possível entender o comportamento de Carlos fazendo-se um diagnóstico do sistema familiar em que ele se encontra. É possível afirmar que os comportamentos disfuncionais (associados à dada assimetria) apresentados por Joana e Tales estejam funcionando como estímulos reforçadores para as atitudes da criança.
Nesse caso, em um primeiro momento, o encaminhamento psicológico torna-se ineficiente, haja vista a gravidade do quadro. É urgente a intervenção psiquiátrica frente ao grau de sofrimento e angústia experienciados pela criança. Os sintomas apresentados apontam para dificuldades do grupo familiar de apoio e escolar no acolhimento às defasagens de Carlos.
A intervenção médica pode ser considerada, devido aos prejuízos sociais e afetivos da criança. Nesse caso, os motivos devem ser discutidos com os pais, mostrando-se a importância do encaminhamento médico no tratamento do filho.
No caso específico de Carlos, não seria interessante que a equipe escolar fosse informada a respeito do diagnóstico e do acompanhamento psiquiátrico, haja vista que a criança poderia se sentir exposta, dificultando ainda mais o convívio com professores e colegas de classe.
O Triângulo Letal de Schneiderman é composto por fatores predisponentes para o suicídio, entre os quais se verificam:
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
É facultado aos psicólogos viabilizar práticas e procedimentos de caráter punitivo e disciplinar, tendo em vista a relevância da contribuição do behaviorismo nos processos de aprendizagem e reintegração social dos encarcerados.
A respeito de psicoterapia de família, assinale a opção correta.
Em uma perspectiva macrossistêmica, é possível detectar os papéis exercidos pelos membros da família, assim como responsabilidades e direitos individuais.
As interações familiares compreendem as relações firmadas entre os membros de uma família nuclear.
A condição e a qualidade dos vínculos familiares são aspectos pouco significativos no que tange à ocorrência da violência.
Em uma perspectiva ecológica, é fundamental que sejam avaliados os diferentes níveis do sistema familiar. São eles: endossistema, macrossistema e microssistema.
A assimetria relacional pode ser um dos fatores contribuintes para a violência familiar.
A Síndrome de Burnout tem como diferencial diagnóstico:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...