Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.


Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.

    A) O acasalamento ocorre quando o grupo busca proteção no líder.

    B) O ataque e fuga ocorre quando o grupo alterna movimentos de agressão e fuga em relação ao coordenador ou aos seus próprios problemas.

    C) A identificação ocorre quando os membros do grupo se identificam com um líder ou com o seu ideal.

    D) A dependência ocorre quando o grupo não consegue realizar suas ações, mas se sente culpado e posterga sua atividade.

Sobre as principais características, o processo de surgimento e o legado da reforma sanitária brasileira, assinale a alternativa incorreta.

    A) As narrativas em torno da reforma sanitária brasileira localizam, como regra, a origem do movimento no contexto da segunda metade dos anos 1970, período que coincide com a criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e, três anos depois, com a criação da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

    B) O Simpósio de Política Nacional de Saúde estabeleceu princípios centrais que seriam adotados pela reforma sanitária, como o direito universal à saúde.

    C) A Abrasco e o Cebes defenderam as políticas de controle das doenças, notadamente transmissíveis, a promoção da saúde, a melhoria da qualidade geral de vida e a divisão da saúde em pública e previdenciária.

    D) Tanto o movimento médico como o popular tiveram, segundo a perspectiva da reforma, grande importância na ampliação da discussão sobre a reforma da saúde. Eles ajudaram a formatação do movimento sanitário, em especial a partir da atuação dos grupos organizados na oitava do Conselho Nacional de Saúde, embora, a partir de meados da década de 1980, ambos os movimentos tenham enfraquecido.

Analise o trecho a seguir.


Para Rumin (2013), a articulação histórica da Psicologia ao contexto dos cuidados em saúde surgiu a partir da aplicabilidade de construtos da Psicologia por outros profissionais da saúde, no intuito de contribuir com alguns campos de atuação. Entre esses campos de aplicabilidades, o autor destaca

    A) a promoção da saúde, a atenção à reação relativa ao diagnóstico da doença, a pediatria e a relação do profissional de saúde com o indivíduo adoecido.

    B) as políticas públicas e a construção de serviços públicos.

    C) a Atenção Primária nos postos de saúde e a Atenção Secundária, que se dá já em um nível de especialidade.

    D) os programas voltados para a saúde da mulher, desdobrados em gestantes, adolescentes gestantes, vítimas de violência doméstica, mulheres oncológicas e programas voltados para DST / AIDS.

A partir das reflexões críticas levantadas por Scarcelli e Junqueira (2011) sobre as possibilidades de aproximação da Psicologia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao campo da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.

    A) Na Atenção Básica, considerada o elemento estruturante do sistema público de saúde, as críticas dos autores aparecem em relação à insuficiência nos quadros de pessoal, a inexistência de equipes multiprofissionais e à desvinculação entre a atenção básica e os demais serviços.

    B) Para os autores, a priorização do nível básico de atenção à saúde se faz presente no sistema público principalmente por meio da formulação constante de leis que garantem o serviço.

    C) Na saúde básica, constata-se o predomínio da ampliação das equipes dos Programas de Saúde da Família, hoje Equipe de Saúde da Família, com direcionamento para a população de todas as classes sociais.

    D) Para os autores, os incentivos salariais recebidos constantemente por profissionais das unidades básicas de saúde, conforme a recomendação do Pacto pela Saúde, são um fator importante que beneficia o trabalho na atenção básica.

Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:

    A) O trabalho com grupos na Atenção Básica, associado ao campo da saúde mental, pode superar o aspecto da normalização do cuidado a pacientes com sofrimento emocional significativo, quando a formação de grupos se dá por tipologia de sofrimento psíquico.

    B) Na condução do grupo, deve-se buscar a diversidade grupal, reconhecendo e fazendo-se reconhecer os sujeitos como pertencentes a um território comum.

    C) Ao considerar o grupo como lugar de abordagem, deve-se enfatizar o encontro entre os sujeitos singulares em permanente produção de si e do mundo.

    D) A grupalidade pode produzir efeitos na vida social dos sujeitos entendendo os motivos do sofrimento para além da doença e produzindo novos suportes no território.

Sobre o Código de Ética Profissional do psicólogo, é incorreto afirmar:

    A) Ao psicólogo é proibida a utilização de qualquer prática psicológica como instrumento de violência e segregação.

    B) O psicólogo deve informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo apenas o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

    C) O psicólogo não deve prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados pela profissão.

    D) É dever do psicólogo assumir responsabilidade pessoal, prática e teórica por todas as atividades concernentes à profissão.

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.


COLUNA I

1. Hiperprosexia

2. Distraibilidade

3. Aprosexia

4. Hipoprexia


COLUNA II

( ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.

( ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.

( ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.

( ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.


Assinale a sequência correta.

    A) 1 2 3 4

    B) 4 3 1 2

    C) 2 1 4 3

    D) 3 4 2 1

Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.

    A) É um fenômeno pelo qual o indivíduo percebe a experiência alucinatória como estranha à sua pessoa.

    B) Pode ser definida como uma percepção clara e definida de um objeto, sem que ele esteja presente, sem um estímulo sensorial respectivo.

    C) As alucinações audioverbais ocorrem com frequência nos transtornos do espectro da esquizofrenia, com o paciente tendo a convicção da realidade das vozes que ouve.

    D) As alucinações reforçam o estado de passividade do indivíduo, porque produzem o senso de perda do controle de sua vida diária.

Analise as afirmativas a seguir, sobre a atenção à crise e os serviços de saúde mental, abordada por Amarante (2007).



I. No contexto da atenção psicossocial, a crise é entendida como uma situação de grave disfunção do indivíduo, que ocorre exclusivamente em decorrência da doença, sendo necessárias a contenção da pessoa e a administração de medicamentos intravenosos.


II. Os serviços de atenção psicossocial devem ter uma estrutura rígida e organizada administrativamente para lidar com as doenças no momento da crise.


III. Os CAPS III funcionam em municípios com população acima de 200 000 habitantes e oferecem leitos de atendimento à crise.


IV. Os serviços de atenção psicossocial procuram dispor de operadores de diversas categorias profissionais, inclusive os de fora da área da saúde, como artistas plásticos e artesãos.



Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I e II, apenas.

    B) III e IV, apenas.

    C) IV, apenas.

    D) I, II, III e IV.

São diretrizes para a atuação do psicólogo nos serviços, benefícios e programas do CRAS, exceto.

    A) A colaboração com a construção de processos de mediação, mobilização social e na melhoria das condições de vida presentes no território de abrangência do CRAS.

    B) A contribuição na educação permanente dos profissionais da Assistência Social.

    C) A construção de um outro lugar social para a loucura que não seja o da anormalidade, da periculosidade, da irresponsabilidade, da insensatez, do defeito e da incapacidade.

    D) O desenvolvimento do trabalho social articulado aos demais trabalhos da rede de proteção social, tendo em vista os direitos a serem assegurados ou resgatados e a completude da atenção em rede.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...