Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – F

    B) V – F – F

    C) V – F – V

    D) F – V – V

    E) F – F – F

O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:

    A) Uma invenção de um grupo de pesquisadores com vieses ideológicos específicos para justificar a fraqueza de um indivíduo ou de um grupo, em vez de reconhecê-la.

    B) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada sob um viés clínico, levando em consideração os problemas do indivíduo ou do grupo que sofrem tais agressões.

    C) Uma prática de violência física ou moral que ocorre no período da adolescência, portanto, apenas na fase que compreende a faixa etária dos 13 aos 18 anos de idade.

    D) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada levando em consideração a situação de maneira ampla, o que inclui, necessariamente, problematizar os valores culturais instituídos.

    E) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores, que costuma se resolver após o regresso do período escolar.

A respeito das características e dos desafios da educação especial, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) É uma área de conhecimento e atuação exclusiva da Psicologia, cabendo, portanto, a esses profissionais promover estratégias de inclusão. ( ) É uma área que se ocupa, também, do fenômeno da superdotação intelectual, uma vez que seus estudos não se resumem aos deficits de aprendizagem. ( ) Sob a ótica da educação inclusiva, passou-se a problematizar a segregação, afirmando a necessidade de promover o convívio entre pessoas que apresentam diferenças nos processos de socialização e aprendizagem com aquelas que não apresentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V

    B) F – F – V

    C) V – V – F

    D) F – V – F

    E) V – F – V

A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:

    A) É um tema que já foi extremamente pertinente em outros momentos da história da Psicologia Educacional, mas que na década de 1980 começa a perder força com a emergência da Psicologia Escolar Crítica.

    B) É um tema que esteve sempre presente nas discussões da Psicologia Educacional, tendo seu auge a partir de 1964.

    C) É um tema relativamente recente, em comparação à história da Psicologia Educacional, pois foi só, na década de 1980, período conhecido como abertura democrática, que tal possibilidade se anunciou com mais contundência.

    D) É um tema considerado irrelevante dentro da área educacional, visto que a perspectiva clínica, que representa a grande força da Psicologia da Educação, não se articula a essas questões.

    E) É um tema que surge, principalmente, em 2018, após os acontecimentos políticos das eleições para presidência.

Sobre a teoria do desenvolvimento para a Psicanálise, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O desenvolvimento da sexualidade corresponde às fases: oral, anal, fálica e genital, além da fase de latência, período em que, geralmente, a sexualidade se mantém em suspenso, possibilitando a internalização, por parte da criança, dos elementos da cultura. ( ) Freud possibilitou, a partir de suas contribuições sobre o desenvolvimento sexual na criança, um método didático assertivo, bastante utilizado em formações de professores. ( ) Apesar do desenvolvimento não obedecer a fases cronológicas, é possível afirmar que a boca, na maioria das vezes, costuma ser a primeira zona erógena a influenciar o desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – V

    B) F – V – F

    C) V – V – F

    D) F – F – V

    E) V – F – F

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F

    B) V – V – F

    C) F – F – V

    D) V – F – V

    E) F – V – F

De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:

    A) É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida.

    B) É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários.

    C) Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa.

    D) É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura.

    E) É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade.

A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:

    A) O desenvolvimento humano se dá de forma cronológica e inteligível, sendo que cada etapa da vida corresponde a uma aprendizagem específica.

    B) O desenvolvimento humano se dá de forma singular, sendo que cada pessoa se desenvolve dentro de seu próprio tempo e de acordo com sua própria história.

    C) O desenvolvimento humano tem duas etapas principais, a primitiva e a humana. A primeira corresponde ao desenvolvimento dos instintos, enquanto a segunda corresponde à inserção do sujeito na cultura e ao desenvolvimento do intelecto. Ambos os períodos são influenciados, principalmente, por características hereditárias.

    D) O desenvolvimento humano obedece a etapas universais, porém a ciência não avançou a ponto de conhecê-las em sua totalidade, cabendo aos novos pesquisadores o desvendamento dessas fases.

    E) O desenvolvimento humano se divide em 3 períodos: pré-linguístico, linguístico e velhice. Porém, o que mais interessa à abordagem em questão é o período em que a criança passa da pré-linguagem à linguagem (infância), pois, ali, as aprendizagens se constituem com mais evidência.

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V

    B) V – F – F

    C) F – V – F

    D) V – F – V

    E) V – V – F

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:

    A) Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.

    B) É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.

    C) É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.

    D) É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.

    E) Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...