Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O psicólogo educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais, colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem. Referente a algumas atribuições do psicólogo educacional assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes

    B) Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.

    C) Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.

    D) Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.

"Trata-se de uma síndrome mental séria e que deve ser tratada para que, por exemplo, não se transforme em crises de pânico".
(Por: Dr. Rui Brandão. Médico. Ele é Co-fundador do Zenklub. Plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, ferramentas profissionais e especializados para mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil.)
O enunciado apresenta elementos que caracterizam:

    A) Transtorno de ansiedade.

    B) Retraimento.

    C) Esquiva Física.

    D) Agressividade.

Aprendizagem e mudança toda de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. Se algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Sobre o conteúdo enunciado, marca a alternativa CORRETA.

    A) Todas as alternativas estão corretas.

    B) Ainda respeitando a visão piagetiana, deve-se ressaltar que a motivação intrínseca é mais importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção "intrínseca e extrínseca" formam aliados importantes para a melhor aprendizagem do sujeito.

    C) Na óptica de Piaget (1973), a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito.

    D) De acordo com Piaget, é necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem.

Lacan ofereceu uma alternativa aos termos de Freud, utilizando outros termos, um outro vocabulário, até pelo emprego que fazemos de termos como o Sujeito, o outro com letra maiúscula, assim como outros aspectos da grafia de termos que não pertencem à linguagem de Freud . Assim sendo, a prevalência dada durante certo tempo por Lacan à função da palavra e ao campo da linguagem, referências em Freud são - é o mínimo que se pode dizer - menos numerosas, menos insistentes do que em Lacan. E, portanto, houve tempo em que Lacan substituir substituir à obra de Freud uma outra lógica. (...) -
(Adaptado) (http://www.psicanaliselacaniana.com/estudos /serlacaniano.html)
Marque a alternativa que representa a visão de Lacan:

    A) Ele defende que o inconsciente é um importante aspecto da personalidade. Trazer o que é inconsciente para o consciente é uma terapia essencial para distúrbios neuróticos.

    B) "Para ele, a Psicanálise rompe com a visão tradicional da Psicossomática como receptáculo dos restos incompreendidos pela medicina".

    C) "Ele tratava de seus pacientes neuróticos, buscava insights sobre a personalidade humana. Ele também se baseava na auto-observação e em teorias biológicas de sua época.

    D) Este teórico acreditava que as pessoas são conscientes de apenas uma pequena parte de sua vida mental ".

Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. As fobias geralmente causam o aparecimento de medo e estão presentes por mais de seis meses.
Sobre "FOBIA", marque a afirmação INCORRETA.

    A) Há certas incomuns específicas, como a amaxofobia que não tem medo de estar em um veículo em movimento; uma barofobia que não contém medo da gravidade; uma geliofobia que não contém medo de risadas; e a gnomofobia que consiste no medo de gnomos de jardim.

    B) A fobia moderada está incluída na classificação de distúrbio severo de ansiedade.

    C) Os fóbicos sabem que sua ansiedade é desproporcional à causa dela.

    D) Glossofobia é o termo usado para designar o medo irracional de falar em público.

Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)


O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

    A) Meta-prospecção.

    B) Meta-memória.

    C) Meta-observação.

    D) Meta-cognição.

Se "trabalho" e, por consequência, o "desemprego", resistem, esvaziados do sentido, que parece veicular, é porque pelo seu caráter sagrado, intimidante, eles servem para manter um resto de organização certamente caduca, mas suscetível de salvaguardar, por algum tempo a "coesão social". (FORRESTER, Viviane. 1997. O horror econômico. São Paulo: UNESP. P. 20)
O enunciado permite dizer que a autora, categoricamente, enuncia que a insistência na centralidade do trabalho vinculada está a um medo de: _______________________. Marque a alternativa com dados corretos para completar a lacuna do enunciado.

    A) imaginar a sociedade sob outra forma de organização.

    B) conviver com as diferenças das personalidades num ambiente de trabalho.

    C) ser rejeitado no mercado de trabalho tão competitivo.

    D) ingressar no mundo do trabalho.

Os testes psicológicos (psicométricos ou projetivos) refinam a capacidade do profissional de captar e compreender os indivíduos, os grupos e os fenômenos psicológicos. (Urbina, 2007. Werlang et al. 2010). Contudo, sejam para que os resultados alcançados válidos, além de seguir à risca como instruções e o sistema de levantamento do instrumento, é garantir fundamental:

    A) Certificar-se do estado físico e psicológico do examinado.

    B) Todas as alternativas estão corretas.

    C) Condições básicas do ambiente físico.

    D) Gerenciar o contexto clínico em que será desenvolvida a avaliação.

Dinâmica de grupo é uma forma de estudo de grupos, podendo-se usar uma expressão como termo geral para processos de grupo. Em Psicologia e Filosofia, um grupo é formado, constituído de duas ou mais pessoas mutuamente conectadas por se relacionarem socialmente.
Sobre o enunciado, assinale a afirmação INCORRETA.

    A) Como resultado da interação e influência mútua, os grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos.

    B) Os grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários de categoria.

    C) O campo da dinâmica de grupo preocupa-se primordial e fundamentalmente com o comportamento de grupos grandes e seletos trocarem muitas experiências.

    D) Os processos dinâmicos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, de fazer parte, afetar social e feitos sobre o comportamento.

A Neurose é inteiramente uma manobra encobridora. Por trás da doença, está a tentativa patológica e ambiciosa de o paciente ver a mesmo como algo extraordinário. Os sintomas são um monte de lixo no qual o paciente se esconde.A superioridade fictícia do paciente data da época em que ele foi mimado. Enquanto vemos claramente o que ele faz, ele, sem perceber, está ocupado em erigir seus objetivos; como um criminoso empedernido, ele está tentando assegurar um álibi ... Sempre termina em 'o que eu não teria realizado se não tivesse sido impedido pelos sintomas'. A nossa tarefa é tornar conceitual o que nele estava não-conceitualizado.
(Ansbacher e Ansbacher, 1964, p.198-199) - (In. Teorias da Personalidade. Cap.4. P.125.)
Analise os textos: 1. "A autovalorização da pessoa é determinada pela quantidade de reconhecimento público pagamento".
2. "As pessoas com essa necessidade têm um quadro inflado de si mesmas e querem ser admiradas nessa base, e não por aquilo que realmente são".

De acordo com as informações textuais, marque a alternativa que identifica CORRETA e respectivamente as necessidade dos textos analisados.

    A) Necessidade Neurótica de Admiração Pessoal; Necessidade Neurótica de Autossuficiência e Independência.

    B) Necessidade Neurótica de Afeição e Aprovação; Necessidade Neurótica de Poder.

    C) Necessidade Neurótica de Explorar os outros; Necessidade Neurótica de Prestígio.

    D) Necessidade Neurótica de Prestígio; Necessidade Neurótica de Admiração Pessoal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...