Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os procedimentos, técnicas e objetivos de um psicólogo que atua em psico-oncologia variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer, o tratamento eleito, o prognóstico, as características físicas e psicológicas do doente e seu background familiar, entre outras variáveis relevantes. Considerando esse panorama, julgue os próximos itens.

Várias técnicas psicológicas são usadas igualmente nos formatos individual e grupal. O formato grupal está em desuso devido ao inconveniente de gerar ansiedade e feedback negativo, resultante da incapacidade dos participantes de oferecer suporte um ao outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,

I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.

II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.

III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.

IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.

V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Marque a alternativa CORRETA.

Patologia que se apresenta, em geral, com distorções fundamentais do pensamento e da percepção, e com afetos inapropriados ou embotados. Usualmente, mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, ideias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. Esta patologia é diagnosticada como:

  • A.

    Esquizofrenia.

  • B.

    Histeria.

  • C.

    Denegação

  • D.

    Contratransferência.

Competência é, de acordo com a corrente

  • A.

    psicológica, a combinação de experiências anteriores e tecnologias de trabalho disponíveis nas organizações.

  • B.

    sociológica, o resultado da integração de conhecimentos complexos com vista à geração de novas formas de desempenho e resultados no trabalho.

  • C.

    australiana, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um profissional.

  • D.

    inglesa, a concretização de saberes em face de situaçõesproblema.

  • E.

    integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.

Considere que um paciente, ao ser entrevistado por um Psicólogo, em uma Unidade Básica de Saúde, apresente as seguintes características:

I. Ausência de vontade para realizar atividades.

II. Ausência de prazer na execução de atividades anteriormente prazerosas.

III. Repetições automáticas e uniformes de um determinado ato motor complexo, indicando geralmente marcante perda do controle voluntário sobre a esfera motora.

IV. Repetição da última ou das últimas palavras que alguém fala ou dirige à pessoa.

V. Produção aumentada e acelerada da linguagem verbal, um fluxo incessante de palavras ou frases, podendo haver perda da lógica do discurso.

Assinale a alternativa que traz a nomenclatura correta, em ordem, das características apresentadas pelo paciente.

  • A.

    Abulia, anedonia, estereotipia motora, ecolalia, logorreia;

  • B.

    Anedonia, abulia, maneirismo, bradifasia, logorreia;

  • C.

    Abulia, anedonia, maneirismo, ecolalia, para-resposta;

  • D.

    Abulia, anedonia, afasia, ecolalia, logorreia;

  • E.

    Anedonia, abulia, estereotipia motora, ecolalia, disgorreia.

Os procedimentos, técnicas e objetivos de um psicólogo que atua em psico-oncologia variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer, o tratamento eleito, o prognóstico, as características físicas e psicológicas do doente e seu background familiar, entre outras variáveis relevantes. Considerando esse panorama, julgue os próximos itens.

Intervenções cognitivas para controle da dor, quando tumores invadem nervos e ossos, incluem visualização e relaxamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:

  • A. a padronização implica em uniformidade de processo na aplicação e na avaliação do teste. Nesse sentido, as condições de aplicação devem ser, evidentemente, iguais para todos.
  • B.

    um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.

  • C.

    a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.

  • D.

    a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.

  • E.

    a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.

Marque a alternativa CORRETA.

A entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas é conhecida como:

  • A.

    Entrevista diretiva.

  • B.

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas.

  • C.

    Entrevista totalmente padronizada.

  • D.

    Entrevista não diretiva.

Considerando-se os métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que

  • A.

    as medidas subjetivas equivalem à soma de vários comportamentos ou à de seus resultados no trabalho.

  • B.

    a escala de classificação ancorada no comportamento é exemplo de medida subjetiva cujas opções de resposta são definidas em relação a comportamentos esperados e descritos de forma detalhada.

  • C.

    as medidas objetivas são classificadas por pessoas que conhecem o desempenho dos funcionários no trabalho.

  • D.

    o formulário de classificação por gráficos constitui medida objetiva, sendo utilizado para avaliar pessoas segundo diversas dimensões de desempenho.

  • E.

    o formulário de classificação focalizado no comportamento é exemplo de medida objetiva utilizada conjuntamente com a descrição de comportamentos específicos como confiança, assiduidade, empenho etc.

Marque a alternativa CORRETA.

O fenômeno no qual um sujeito substitui, sem querer, um projeto ou uma intenção a que visa deliberadamente, por uma ação ou conduta totalmente imprevista é denominado, na Teoria Psicanalítica, como:

  • A.

    Passagem ao ato.

  • B.

    Acting-out.

  • C.

    Ambivalência.

  • D.

    Ato falho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...