Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os procedimentos, técnicas e objetivos de um psicólogo que atua em psico-oncologia variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer, o tratamento eleito, o prognóstico, as características físicas e psicológicas do doente e seu background familiar, entre outras variáveis relevantes. Considerando esse panorama, julgue os próximos itens.
Várias técnicas psicológicas são usadas igualmente nos formatos individual e grupal. O formato grupal está em desuso devido ao inconveniente de gerar ansiedade e feedback negativo, resultante da incapacidade dos participantes de oferecer suporte um ao outro.
Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,
I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.
II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.
III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.
IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.
V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
Marque a alternativa CORRETA.
Patologia que se apresenta, em geral, com distorções fundamentais do pensamento e da percepção, e com afetos inapropriados ou embotados. Usualmente, mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, ideias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. Esta patologia é diagnosticada como:
Esquizofrenia.
Histeria.
Denegação
Contratransferência.
Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Competência é, de acordo com a corrente
psicológica, a combinação de experiências anteriores e tecnologias de trabalho disponíveis nas organizações.
sociológica, o resultado da integração de conhecimentos complexos com vista à geração de novas formas de desempenho e resultados no trabalho.
australiana, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um profissional.
inglesa, a concretização de saberes em face de situaçõesproblema.
integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.
Psicologia - Psicopatologia - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Considere que um paciente, ao ser entrevistado por um Psicólogo, em uma Unidade Básica de Saúde, apresente as seguintes características:
I. Ausência de vontade para realizar atividades.
II. Ausência de prazer na execução de atividades anteriormente prazerosas.
III. Repetições automáticas e uniformes de um determinado ato motor complexo, indicando geralmente marcante perda do controle voluntário sobre a esfera motora.
IV. Repetição da última ou das últimas palavras que alguém fala ou dirige à pessoa.
V. Produção aumentada e acelerada da linguagem verbal, um fluxo incessante de palavras ou frases, podendo haver perda da lógica do discurso.
Assinale a alternativa que traz a nomenclatura correta, em ordem, das características apresentadas pelo paciente.
Abulia, anedonia, estereotipia motora, ecolalia, logorreia;
Anedonia, abulia, maneirismo, bradifasia, logorreia;
Abulia, anedonia, maneirismo, ecolalia, para-resposta;
Abulia, anedonia, afasia, ecolalia, logorreia;
Anedonia, abulia, estereotipia motora, ecolalia, disgorreia.
Os procedimentos, técnicas e objetivos de um psicólogo que atua em psico-oncologia variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer, o tratamento eleito, o prognóstico, as características físicas e psicológicas do doente e seu background familiar, entre outras variáveis relevantes. Considerando esse panorama, julgue os próximos itens.
Intervenções cognitivas para controle da dor, quando tumores invadem nervos e ossos, incluem visualização e relaxamento.
A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:
um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.
a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.
a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.
a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.
Marque a alternativa CORRETA.
A entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas é conhecida como:
Entrevista diretiva.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas.
Entrevista totalmente padronizada.
Entrevista não diretiva.
Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando-se os métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que
as medidas subjetivas equivalem à soma de vários comportamentos ou à de seus resultados no trabalho.
a escala de classificação ancorada no comportamento é exemplo de medida subjetiva cujas opções de resposta são definidas em relação a comportamentos esperados e descritos de forma detalhada.
as medidas objetivas são classificadas por pessoas que conhecem o desempenho dos funcionários no trabalho.
o formulário de classificação por gráficos constitui medida objetiva, sendo utilizado para avaliar pessoas segundo diversas dimensões de desempenho.
o formulário de classificação focalizado no comportamento é exemplo de medida objetiva utilizada conjuntamente com a descrição de comportamentos específicos como confiança, assiduidade, empenho etc.
Marque a alternativa CORRETA.
O fenômeno no qual um sujeito substitui, sem querer, um projeto ou uma intenção a que visa deliberadamente, por uma ação ou conduta totalmente imprevista é denominado, na Teoria Psicanalítica, como:
Passagem ao ato.
Acting-out.
Ambivalência.
Ato falho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...