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A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As implicações pedagógicas das concepções interacionistas do desenvolvimento humano apontam a importância dada ao condicionamento de comportamentos nas atividades de ensino e a utilização de reforços para os comportamentos esperados dos alunos, como elogios, notas, diplomas e prêmios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência à avaliação de desempenho, julgue os próximos itens.
Os termos critérios objetivos e subjetivos na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao processo de avaliação.
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Julgue os itens a seguir, acerca de motivação e satisfação no trabalho.
O ambiente psicossocial e o estilo gerencial podem agir como variáveis mediadoras do relacionamento entre motivação e desempenho.
A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que todo comportamento humano é motivado e que a motivação, no sentido psicológico, é
uma energia inesgotável que determina não só a satisfação, mas também o desejo de cada colaborador em cumprir suas atividades.
a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.
inconsciente e que não há, no ambiente de trabalho, ações de motivação que possam ser adotadas sem a participação efetiva do colaborador, pois ele é que indicará se sua necessidade foi ou não satisfeita.
definida pelo ego, que aciona o superego para a definição dos estímulos que efetivamente serão aceitos para suprir as necessidades presentes.
assumir poder sobre o trabalho, uma vez que não há como um indivíduo no ambiente de trabalho se sentir satisfeito se não tiver o sentimento de liberdade de ação para exercer sua função.
No que se refere à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Uma teoria em psicologia do desenvolvimento é uma abstração linguística, um conjunto de afirmações sobre a natureza do desenvolvimento humano. Para que se possa compreender o que é e o que não é uma teoria científica em psicologia do desenvolvimento, primeiro é necessário introduzir o conceito das bases biológicas do comportamento humano.
Com referência aos sintomas inerentes à depressão psicogênica, julgue os itens que se seguem, à luz da concepção da psicopatologia a respeito dos transtornos de humor. As condutas suicidas são muito frequentes na depressão e constituem, quase sempre, pedido de socorro, pouco grave em suas consequências e com valor de manipulação de seu meio, sendo menos preocupantes do que as tentativas suicidas do paciente melancólico, no qual têm caráter definitivo e atroz
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A psicologia, em seu movimento de incorporação dos aspectos social e cultural para a explicação das ações dos homens e para a compreensão do seu desenvolvimento psicológico, aponta a frágil contribuição que a interação social tem no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos adultos.
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As organizações, cada vez mais, acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para que haja investimento no desenvolvimento e na capacitação dos profissionais. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 115 a 118.
Os treinamentos em serviço visam cobrir as ineficiências do treinamento formal, na medida em que possibilitam maior interação entre aluno e instrutor.
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Julgue os itens a seguir, acerca de motivação e satisfação no trabalho.
Na abordagem motivacional de estabelecimento de metas, há um ciclo motivacional que inclui valores pessoais, as próprias metas, os feedbacks provenientes da auto-avaliação e da avaliação de gerencial e o desempenho das ações relacionadas às metas.
Coaching pode ser definido como um processo utilizado pela liderança quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador (BROCATO, 2003).
Em outras palavras, pode-se dizer que é uma forma de obter os resultados esperados desenvolvendo
as habilidades dos componentes de uma equipe e desta como um todo.
a sinergia entre as pessoas nos diversos ambientes dos negócios (mercado interno e externo).
uma atitude positiva para com os valores da empresa.
uma ação de colaboração induzida entre gestor e colaborador.
uma ação de colaboração conduzida pelo gestor e colaborador, com o apoio de um profissional da área de saúde da empresa.
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