Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Neuropsicologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A possibilidade que as pessoas têm de se orientar depende da integração de três capacidades:
atenção, temporalidade e memória.
memória, atenção e sensação.
atenção, percepção e retenção.
memória, espacialidade e atenção.
atenção, percepção e memória.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em relação às noções de espaço e DE tempo, qual o quadro patológico que vive uma passagem lenta e vagarosa do tempo e onde o espaço exterior se apresenta pouco penetrável?
Esquizofrenia.
Intoxicações por alucinógenos.
Depressão
Estado maníaco.
Estado paranóide.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Kalina, em psicoterapia de adolescentes, reafirmando sobre estudos de Aberastury, Goldstein e Knobel, propõe um enquadre estrito, no caso de atendimento a adolescentes, por apresentarem marcados traços de
Negatividade.
Psicopatia
Onipotência.
Regressão
Dissociação.
De acordo com o Artigo 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá, observadas as determinações da legislação vigente, obter autorização de
ao menos um de seus responsáveis.
todos os seus responsáveis.
algum familiar, que tenha vínculo consanguíneo com o menor.
uma instituição de ensino frequentada pelo menor.
algum cuidador amigo do menor, pelo menos.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A primeira entrevista, para Maud Mannoni, é um encontro através do outro com a sua própria mentira. Essa, por sua vez, está implícita
no sintoma.
na verdade.
na proposta.
na presença.
no diálogo.
O Código de Ética do psicólogo aponta, no Art. 20, que o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente,
é livre para utilizar o preço do serviço como forma de propaganda.
deve fazer previsão taxativa de resultados.
poderá fazer divulgação sensacionalista das atividades profissionais, desde que tenha competência para cumprir o prometido.
não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais.
informará seu sobrenome, o número de sua Carteira de Identidade e poderá fazer referência a títulos ou qualificações profissionais que se sinta à vontade para fazê-lo.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a seguir.
Com bases nos paradigmas da psiquiatria clássica, o modelo de assistência psiquiátrica mais amplamente adotado no Brasil, apesar da reforma psiquiátrica, propõe a hospitalização do doente mental, visando à ordem e à moral pública.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Nos grupos, os participantes criam um objeto transicional comum o grupo. Esse traz para o indivíduo algo muito importante para o seu desenvolvimento: a presença de um campo neutro entre a realidade externa e a interna, campo esse denominado por Anzieu, segundo Baremblitt de
Compulsão
Ilusão.
Organizadores.
Dualismo pulsional.
Formação.
O Art. 1, item d, do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que é dever fundamental do psicólogo
não encaminhar a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação.
prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar a benefício pessoal.
compartilhar somente informações não-relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade de quem as receber de preservar o sigilo.
realizar atendimento não-eventual da criança, adolescente ou interdito, mesmo que não seja possível obter autorização de um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
considerar que no caso de não se apresentar um responsável legal, realizar o atendimento mesmo que não seja possível comunicar às autoridades competentes.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Para Pichon-Rivière o sujeito sadio na medida em que torna a aprendizagem operativa, modifica-se também a si mesmo. Assim, a rede de comunicações é constantemente reajustada e só dessa forma é possível reelaborar um pensamento capaz do diálogo e de enfrentamento da mudança. Isso se dá pela
continuidade do processo relacional.
ambiguidade ideológica no processo de mudança, permitindo novas reelaborações.
possibilidade de inter jogo dialético nas contradições e inseguranças.
indissolúvel entre adaptação ativa à realidade e a aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...