Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na situação hipotética acima apresentada e nas diferentes teorias da personalidade, julgue os itens a seguir.
De acordo com a teoria psicanalítica, Márcia apresenta uma estrutura neurótica, manifestada por uma demanda de amor. Essa estrutura neurótica impõe restrições em sua vida, como a limitação no seu ir e vir e uma tentativa de não confrontar-se com as perdas inerentes à sua fase de vida.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
Assim como a linguagem atua como organizadora do pensamento e reorganizadora da mente, a interação social, para Vygotsky, também constitui ao mesmo tempo ponto de partida e mecanismo constante de renovação da aprendizagem humana.
Para haver interação nos grupos, mesmo quando não há palavras, é preciso que exista
convenção de modelos e normas sociais.
sociabilidade sincrética.
prevalência de intenções.
disponibilidade fenomenológica.
serialidade sartreana.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.
Quando o avaliador atribui a um indivíduo uma mesma pontuação ou pontuações muito semelhantes em todos os itens, isso significa que ele cometeu um erro de avaliação de desempenho.
Julgue os itens a seguir quanto à atuação do psicólogo na equipe de atenção à saúde básica.
Nas instituições, o atendimento psicológico gratuito ao paciente deve ocorrer sempre em grupos e será tanto mais eficaz quanto mais definido for a partir das características específicas de cada instituição e da população que procura seus serviços.
Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.
A especialização e a esfera de controle são mecanismos organizacionais de integração.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
A noção sociointeracionista de indivíduo está associada à ideia de uma personalidade com características estáveis ou uniformes.
A aprendizagem é um processo constituído por momentos que podem se isolar ou se esteriotipar, provocando perturbações e gerando uma estrutura de conduta. No caso do momento contra-fóbico, esse se manifesta da seguinte forma:
o objeto de conhecimento é evitado, ocorrendo uma distância em relação a ele, fugindo ao contato e aproximação.
o objeto de conhecimento é vivenciado como perigoso, gerando atitude de desconfiança e hostilidade.
a defesa fracassa e acontece uma situação de confusão entre o eu e o objeto.
os diferentes aspectos do objeto de conhecimento são introjetados, procedendo-se à sua elaboração.
precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.
Escalas de observação comportamental requerem que o avaliador decida se o avaliado demonstra ou não os comportamentos descritos em uma lista.
Julgue os itens a seguir quanto à atuação do psicólogo na equipe de atenção à saúde básica.
É papel do psicólogo que atue na equipe, após avaliar o funcionamento desta, promover, se for o caso, um questionamento das relações de poder, da ordem estabelecida como natural e autêntica, propor novas possibilidades, como também ser capaz de diagnosticar, estabelecer e conduzir um plano terapêutico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...