Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em geral, a adesão do paciente ao tratamento não depende de
orientação oferecida pelo médico sobre os tipos de medicamento existentes para a moléstia.
entendimento ou compreensão efetiva da orientação ou prescrição recebida.
compreensão de quanto o tratamento pode ser benéfico.
recursos financeiros do paciente.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Por tratar-se de problema interno à escola, a gravidez na adolescência deve ser considerada um problema de educação.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
Segundo Piaget, o desenvolvimento é compreendido como uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.
A Terapia Cognitiva é um método fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo
atua diante de limites.
atua no mundo, considerando sua subjetividade.
posiciona-se frente a outros.
interpreta os acontecimentos.
aceita as experiências de luto.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
A situação em apreço corresponde a um transtorno de bulimia nervosa, para o qual a TCC grupal pode ser uma alternativa mais prática, sabendo-se que deverá ser feita com maior freqüência de sessões para obter o mesmo resultado de uma TCC individual e que a presença de transtornos de personalidade com atuações (acting-out) pode gerar atrito entre os participantes do grupo.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e contribuições das teorizações elaboradas por Piaget, Vygotsky e Wallon.
A afetividade, para Piaget, é uma fonte energética que acelera ou atrasa o desenvolvimento intelectual e que modifica estruturas mentais.
Segundo Jurema Alcides Cunha, o diagnóstico psicológico pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados (de natureza psicológica, médica, social, entre outros), muito
interdependentes.
independentes.
plurideterminados.
dependentes.
heterogêneos.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
A situação descrita corresponde a um transtorno de anorexia nervosa, para o qual é indicada a terapia interpessoal, cujo enfoque se dá não diretamente nos sintomas, e sim nas deficiências das relações interpessoais do sujeito, lidando com afetos como depressão, ansiedade, solidão.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.
Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...