Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Trata-se da descrição do Conselho Federal de Psicologia sobre a atuação do Psicólogo Jurídico: "Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis." Após análise, marque a alternativa que NÃO é uma das suas atribuições:

    A) Realiza atendimento a crianças envolvidas em situações que chegam às Instituições de Direito, visando a preservação de sua saúde mental, bem como presta atendimento e orientação a detentos e seus familiares

    B) Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.

    C) Assessora autoridades judiciais no encaminhamento à terapias psicológicas, quando necessário.

    D) Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças adolescentes e adultos em conexão processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças ou determinação da responsabilidade legal por atos criminosos.

Somada à qualidade da relação terapeuta-cliente, existem condições necessárias que poderão promover a mudança psicoterapêutica e garantir o sucesso da terapia. Assinale a alternativa que NÃO apresenta tal condição:

    A) Que a comunicação ao cliente da compreensão empática do terapeuta e da consideração positiva incondicional seja efetivada, pelo menos num grau máximo.

    B) Que o terapeuta esteja congruente ou integrada na relação.

    C) Que o terapeuta experiencie consideração positiva incondicional pelo cliente.

    D) Que o terapeuta experiencie uma compreensão empática do esquema de referência interno do cliente e se esforce por comunicar esta experiência ao cliente.

A Classificação Internacional de Doenças, a CID, em sua 10ª. Revisão, estabelece um grupo de transtornos designados de Transtornos de Personalidade e de Comportamento em adultos. Sobre um de seus subgrupos, os chamados Transtornos Específicos de personalidade, é INCORRETO afirmar:

    A) Esse grupo de transtornos inclui os Transtornos de Personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e disfunção cerebrais e de doença física; o que deve ser alvo de atenção na clínica psicológica com pessoas que têm mudança de personalidade após tais eventos.

    B) A segunda infância é uma idade de aparecimento de algumas das características desses tipos de transtornos, mas o diagnóstico somente é possível apenas no fim da adolescência e idade adulta.

    C) Uma das possibilidades de apresentação desse grupo de transtornos é a de Transtorno de personalidade emocionalmente instável, na qual se incluí o tipo “borderline”.

    D) Tais transtornos são caracterizados por perturbação grave da constituição caracterológica e comportamental do indivíduo, envolvendo várias áreas da personalidade, e quase sempre associado a importante ruptura relacional e social.

Sobre a Política Nacional de Assistência social (PNAS), é correto afirmar:


I. A PNAS tem levou à estruturação de Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que intervém com duas estruturas articuladas: a Proteção Social Básica, organizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Proteção Social Especial, com ações de média e alta complexidades, por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).


II. A Proteção Social Básica funciona, territorializada, por meio dos CRAS. Tem como objetivo prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já a Proteção Social Especial, de média complexidade, destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Por fim, a Proteção Social de Alta Complexidade é a oferta atendimento às famílias e indivíduos em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.


III. No SUAS, a psicoterapia pode ser organizadora da tarefa do psicólogo, buscando-se, nas suas estruturas, um trabalho interdisciplinar visando a melhoria das condições de vida dos sujeitos que acessem o serviço. Também fazem parte do trabalho do psicólogo ações nos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.


Assinale a alternativa correta:

    A) Estão corretas as assertivas I, II e III.

    B) Estão corretas apenas as assertivas I e II.

    C) Estão corretas apenas as assertivas I e III.

    D) Estão corretas apenas as assertivas II e III.

Sobre os direcionamentos colocados pelo Código de Ética Profissional do psicólogo vigente entre a categoria profissional dos psicólogos, a partir da RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05, que Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a opção correta:

    A) É vedado ao psicólogo ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticadas por psicólogos na prestação de serviços profissionais.

    B) A quebra do sigilo somente será admissível quando se tratar de fato delituoso e a gravidade de suas consequências para o próprio atendido ou para terceiros puder criar para o Psicólogo o imperativo de consciência de denunciar o fato.

    C) Códigos de Ética não devem ser expressão de uma concepção de homem e de sociedade, mas constituir um conjunto de regras tão importantes para a profissão, que não sejam passíveis de mudanças ao longo do tempo.

    D) Tendo em vista a busca por uma atuação neutra e imparcial, o psicólogo não deve considerar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.

Nos escritos sobre a técnica psicanalítica, Sigmund Freud deixou estabelecido um conjunto de procedimentos e recursos utilizados com seus pacientes. Sobre o trabalho técnico psicanalítico desses direcionamentos, é INCORRETO afirmar:

    A) Um dos principais conceitos relativos à técnica psicanalítica é o de resistência, que pode ser conceituada como deslocamento de energia libidinal de uma representação objetal inconsciente para uma representação-palavra pré-consciente. Entre estas representações é estabelecido um tipo de relação associativa, que pode ser de contiguidade, analogia ou oposição.

    B) O objetivo de um trabalho psicanalítico é a integração e apropriação do sujeito à sua dimensão desejante e afetiva; contudo, buscando eleger quando e como conduzir-se diante dessa dimensão. E ainda, agindo por meio de um ego mais pré-consciente e mais livre das imposições superegoicas.

    C) A técnica psicanalítica tem como uma de suas funções ser recurso no trabalho analítico para que pacientes acessem sua dinâmica inconsciente, preenchendo as lacunas mnêmicas, ocorridas durante o desenvolvimento da sexualidade, pela ação da repressão.

    D) A técnica psicanalítica visa que as pessoas atendidas obtenham um maior conhecimento do ego, principalmente dos mecanismos de defesas inconscientes e das resistências, bem como tenham algum conhecimento de seu id, pulsões e de seu superego.

O trabalho do psicólogo no contexto das políticas públicas requer deste profissional uma compreensão da dimensão subjetiva daquilo que envolve seu trabalho. Sobre a consideração da dimensão subjetiva nesses campos de trabalho, é correto afirmar:
I. A atuação profissional do psicólogo requer uma compreensão da realidade para além de aspectos globais, de relações amplas e de movimentos de grupos. É preciso também compreender as subjetividades aí envolvidas, como se manifestam, como contribuem para a constituição desses processos, e como são por eles afetadas.
II. A consideração da subjetividade deve envolver sua condição natural, o que faz com que o sujeito possa ser potencializado cientificamente para atender a demandas de um modo de produção específico que exija controle individualizado e eficiente. Para tanto, pode ser buscada a colaboração de outros campos científicos.
III. O espaço das políticas públicas requer a consideração de uma dimensão subjetiva porque envolve afirmação de direitos, estabelecimento de relações humanas e o que a elas se relaciona: afetos, poderes, identificações, disputas, resistências, adesões, preconceitos, hierarquizações, subalternidades, entre outros.
Assinale a alternativa correta:

    A) Estão corretas as assertivas I, II e III.

    B) Estão corretas apenas as assertivas I e II.

    C) Está correta apenas a assertiva III.

    D) Estão corretas apenas as assertivas I e III.

Nos espaços institucionais é corrente a adoção de atividades grupais, seja para o atendimento das pessoas nos serviços, seja no desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores que constituem tais serviços. Desenvolvido por Pichón Rivière, os chamados grupos operativos são um tipo de atividade grupal, que transcendem a ação formal de ensino, tem efeitos de transformação nos sujeitos, podendo ser usados, inclusive, para fins terapêuticos em face da sua potência na transformação do sofrimento psíquico.


Indique a correta relação entre os conceitos básicos sobre grupos operativos.


1 - TAREFA

2 - SURGIMENTO PORTA VOZ

3 - VERTICALIDADE

4 - ESQUEMA CONCEITUAL REFERENCIAL OPERATIVO


( ) É compreendida em nível consciente, porém, implica numa dimensão afetiva que existe no inconsciente do grupo. O grupo deverá ser facilitado para estar na sua direção.

( ) É o surgimento de experiências e circunstâncias pessoais de um membro do grupo em face do trabalho grupal.

( ) É a anunciação de algo latente ou implícito, sem consciência por parte de seu emissor de sua significação grupal. Denuncia a enfermidade grupal.

( ) É o conjunto de conhecimentos e experiências de cada participante do grupo, expressado pela forma como ele pensa e atua no mundo, resultando na sua ação e integração no grupo.



    A) 3 – 1 – 2 – 4.

    B) 1 – 3 – 2 – 4.

    C) 1 – 2 – 3 – 4.

    D) 4 – 3 – 2 – 1.

No trabalho com famílias, de acordo com as contribuições da Antropologia, há de se levar em consideração que este grupo social não pode ser pensado da mesma forma em todo lugar e ao longo dos tempos. Relacionado a isto está que o conceito e os modos de relação das famílias variam conforme a categoria social.
Complete as sentenças com: (1) FAMÍLIAS POBRES, (2) FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS e (3) FAMÍLIAS ABASTADAS ECONOMICAMENTE.
Entre ________ prevalece a família como linhagem, pois estas famílias são orgulhosas de seu patrimônio, prevalecendo entre elas um espírito corporativista. As _______ abraçam em espírito e em prática a família nuclear. São identificadas com a modernidade e pensando no bem do núcleo pai e filhos, tenderiam a cortar os elementos estranhos e potencialmente perturbadores. Para _______ o conceito de família está ancorado nas atividades domésticas do dia-a-dia e nas redes de ajuda mútua. Nas ______ pessoas acabam sacrificando seus projetos individuais ou os de seu núcleo familiar para salvar indivíduos problemáticos da rede extensa de parentes.

    A) 3 – 2 – 1 – 2.

    B) 3 – 1 -- 2 – 1.

    C) 2 – 2 – 1 – 1.

    D) 3 – 2 – 1 – 1.

A respeito da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador, julgue o item.


Em um ambiente corporativo saudável, deve haver, necessariamente, um ambiente físico que minimize os riscos ocupacionais e, opcionalmente, um ambiente psicossocial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...