Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obesidade é uma doença crônica e os estudos sobre o assunto mostram que o progresso obtido pelo paciente em geral diminui ou é perdido assim que o tratamento termina. Considerando essa realidade, julgue os itens a seguir.
Devido às peculiaridades da obesidade, a intervenção é mais bem-sucedida quando o paciente recebe os tratamentos psicológico, medicamentoso e nutricional em seqüência iniciando um após a conclusão do outro do que quando essas três intervenções são simultâneas.
O estudo de Klish (1988) mostra que 25% das crianças obesas aos seis anos de idade e 75% das crianças obesas aos 12 anos de idade se tornam adultos obesos. Outros estudos, como os de Whitaker et al. (1997) e de Styne (2001), mostram que metade a um terço das crianças obesas aos seis anos se tornam adultos obesos. Considerando os dados disponíveis na literatura sobre a obesidade na infância e na adolescência, julgue os itens subseqüentes.
Programas ambulatoriais em grupo são adequados ao tratamento da criança obesa e, como uma das vantagens, independem do envolvimento parental nesse processo.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do uso de substâncias ilícitas e de seu tratamento.
A desconfiança dos especialistas londrinos quanto à eficiência das fotos para estimular os dependentes a se afastarem das drogas é pertinente, pois a técnica utilizada não é suficiente para mudar as atitudes e o sistema de crenças do usuário de drogas.
A atuação do psicólogo sobre a saúde dos trabalhadores pressupõe o desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para a pesquisa e a intervenção, considerando a necessidade do diagnóstico para a prevenção e o prognóstico dos problemas identificados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A atuação do psicólogo em organizações de trabalho deve enfatizar tecnologias voltadas para os grupos e não para o indivíduo.
Rodrigo é um funcionário público de 40 anos de idade, divorciado, residente com os pais idosos e controladores, usuário intermitente de maconha, álcool e cocaína, e apresenta nível de inteligência médio superior. Rotineiramente, Rodrigo sai do trabalho e vai para casa, onde fica em seu quarto a maior parte do tempo. É hostil com os pais e considera que eles tolhem sua liberdade. Em geral, não tem atividades sociais nem de lazer e seus relacionamentos amorosos são sempre passageiros e originados de encontros virtuais em salas de bate-papo pela Internet. As situações de risco para desencadear o consumo de álcool ou drogas são os raros passeios que decide fazer sozinho ou com alguma parceira sexual. Quando inicia o consumo de alguma dessas substâncias, mantém o uso diário por aproximadamente seis meses, sempre às escondidas de seus pais, por temer que o expulsem de casa. Nessas ocasiões, pode incorrer em comportamentos de risco, causar acidentes de carro e tornar-se agressivo com os pais.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Na assistência interdisciplinar a Rodrigo, por parte de um psicólogo e de um psiquiatra, compete ao psicólogo definir a abordagem psicoterapêutica a ser utilizada.
Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.
Os testes psicológicos padronizados de inteligência, de personalidade e de habilidades especiais, tradicionalmente utilizados para psicodiagnóstico, identificam a anormalidade do estudante e asseguram a acurácia do laudo.
A adolescência é um período do desenvolvimento no qual ocorrem alterações comportamentais típicas. Muitas dessas respostas são inerentes ao processo e outras são merecedoras de atenção porque podem refletir a ocorrência de um problema sério ou implicar dificuldades de ajustamento à vida adulta. Sobre o desenvolvimento normal e patológico do adolescente, julgue os seguintes itens.
Ao tratar uma adolescente abusada sexualmente pelo próprio pai que, por sua vez tem história de ter sido abusado na infância, a terapia deve ter como eixo principal o fato de que o pai é uma vítima tanto quanto a filha.
Um dos principais problemas de saúde mental na sociedade moderna é o uso abusivo de substâncias. Entre as drogas mais prejudiciais à sociedade e ao Estado, destaca-se o álcool, que tem como agravante o fato de ser uma droga lícita e estimulada nas rodas sociais, nos negócios e nos momentos de lazer. Com respeito ao tratamento do paciente alcoolista, julgue os itens que se seguem.
O tratamento deve incluir treino em habilidades sociais e em manejo de situações de risco de origem emocional, familiar ou social.
Um dos principais problemas de saúde mental na sociedade moderna é o uso abusivo de substâncias. Entre as drogas mais prejudiciais à sociedade e ao Estado, destaca-se o álcool, que tem como agravante o fato de ser uma droga lícita e estimulada nas rodas sociais, nos negócios e nos momentos de lazer. Com respeito ao tratamento do paciente alcoolista, julgue os itens que se seguem.
O paciente desempregado e em busca de trabalho, que se mantiver sóbrio por um ou dois meses, deve ser orientado a não assumir compromisso laboral até alcançar estabilidade, para evitar uma possível recaída devido ao estresse do trabalho.
Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.
Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
Para o terapeuta familiar, será mais relevante o impacto do comportamento do filho usuário de drogas sobre a família do que os detalhes da interação desse filho com o grupo de amigos que favoreceu o seu acesso à droga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...