Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Maria tem 87 anos de idade, apresenta aproximadamente 50% de perda visual e 10% de perda auditiva. É portadora de hipertensão arterial sistêmica e sofre de dor lombar associada a escoliose. Sua memória está frágil para fatos recentes e ela costuma formular a mesma pergunta com notável freqüência, tendo seu geriatra diagnosticado o quadro como desenvolvimento de demência. Entretanto, Maria é capaz de realizar sua higiene pessoal, fazer as refeições sem ajuda e regar seus vasos de plantas. Ela gosta de assistir alguns programas de televisão, ouvir músicas selecionadas por ela própria e ler romances. Tipicamente, ela não pede e não gosta de receber ajuda para conduzir a própria rotina. Há duas semanas, Maria recebeu um diagnóstico de câncer. Seus filhos se uniram na busca dos centros de tratamento mais adequado ao tipo de tumor e estão se informando sobre as implicações dos procedimentos. O marido de Maria, pai dos filhos dela, insiste que o diagnóstico deve estar errado e não oferece ajuda.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.
A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que Maria tem a capacidade funcional preservada.
Psicólogos do atendimento infanto-juvenil de um hospital-escola iniciaram, em um ambulatório de cuidados preventivos, um estudo para investigar a percepção e a opinião de adolescentes sobre o uso de álcool e drogas ilícitas. Acerca desse projeto, julgue os itens seguintes.
O uso de entrevista não-estruturada para colher dados desse estudo dispensa o treinamento para padronização do comportamento de entrevistadores porque o adolescente se ajusta melhor a situações informais, não-padronizadas.
Psicologia - Psicologia da Saúde - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Pichon-Rivière estabelece, no quadro de doença única, os princípios que interferem na estrutura patológica ou normal, a saber:
pluralidade fenomênica, continuidade genética e funcional e protodepressão.
policausalidade, continuidade genética e funcional e iatrogênese.
policausalidade, pluralidade fenomênica e mobilidade das estruturas.
continuidade genética funcional, situação pato-rítmico e iatrogênese.
policausalidade, pluralidade fenomênica e continuidade genética e funcional.
Márcia, de 54 anos de idade, foi submetida, há dois anos, à cirurgia de redução do estômago, tendo perdido 23 quilos. Encontra-se atualmente acima do peso que tinha antes da intervenção, tendo adquirido 28 quilos. Além disso, os sintomas de bulimia e de bruxismo presentes em sua vida desde o início da adolescência nunca desapareceram e, agora, se acompanham de alcoolismo e quadro grave de depressão e se mostra extremamente decepcionada com a medicina que, para ela, foi somente fonte de frustração.
A partir do relato hipotético acima, julgue os itens a seguir acerca do tratamento multidisciplinar da obesidade.
A cirurgia não pode ser o fim do tratamento. Alguns pacientes, como Márcia, podem substituir uma compulsão por outra, sendo indicado, para assegurar o resultado esperado, o acompanhamento multidisciplinar.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
Disciplina autônoma, assim é entendida atualmente a psicooncologia.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
A psico-oncologia promove a interdisciplinaridade entre medicina e psicologia.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
A psico-oncologia é considerada multidisciplinar.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao tipo de abordagem em que se enquadra a psico-oncologia.
A psico-oncologia é reconhecida como uma disciplina.
Quanto aos fatores que interferem na relação médico-paciente, com influência no resultado e adesão ao tratamento, julgue os itens que se seguem.
Fatores psicológicos, como estresse, angústia e frustrações do paciente e do médico acarretam dificuldades nos resultados e na adesão ao tratamento.
Quanto aos fatores que interferem na relação médico-paciente, com influência no resultado e adesão ao tratamento, julgue os itens que se seguem.
A explicação do problema e dos procedimentos terapêuticos influenciam de forma negativa na adesão ao tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...