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O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem
alto índice de repetição de comportamentos ritualísticos e desnecessários, que são realizados até que o nível de ansiedade da pessoa acometida abaixe, para logo depois retomar o mesmo ritual.
Julgue os itens seguintes relacionados a psicopatologias e seu tratamento.
A claustrofobia se caracteriza pela resposta de forte ansiedade em lugares que impliquem a percepção de confinamento pela pessoa acometida. No tratamento, a dessensibilização ao vivo realizada em lugares fechados como quartos pequenos e escuros, sem janelas, é contraindicada porque favorece mais respostas de medo e ansiedade do paciente.
Julgue os itens seguintes relacionados a psicopatologias e seu tratamento.
Os filhos de mães portadoras de transtorno bipolar do humor que apresentam inquietação, dispersão e dificuldade de concentração devem ser avaliados quanto a serem portadores de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, porque esta condição ocorre com maior frequência entre filhos de mães com transtorno bipolar do que entre as demais crianças.
Julgue os itens seguintes relacionados a psicopatologias e seu tratamento.
O transtorno de humor bipolar tem alta taxa de recaída, mesmo quando os sintomas remitem após o tratamento medicamentoso e psicológico, o que reforça a importância de desenvolver respostas adequadas de auto-observação no repertório do paciente.
Com relação ao diagnóstico, à avaliação e ao tratamento de um portador de transtorno do sono submetido a um programa cognitivo-comportamental, julgue os itens a seguir.
Para pessoas portadoras de insônia que referem medo de escuro, medo de pesadelos e medo de morrer durante o sono, a dessensibilização sistemática pode ser utilizada como proposta para induzir o sono e tratar o medo.
Com relação ao diagnóstico, à avaliação e ao tratamento de um portador de transtorno do sono submetido a um programa cognitivo-comportamental, julgue os itens a seguir.
O treino em relaxamento muscular progressivo de Jacobson pode ser utilizado como técnica, assim como o relaxamento autógeno. O primeiro é pouco viável para pacientes doentes muito enfraquecidos ou ligados a equipamentos médicos.
João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.
A associação do tratamento individual de João com a terapia de grupo com pessoas portadoras da mesma condição pode ser eficaz, visto que o grupo poderá criar contingências facilitadoras para o treino de muitas das respostas desejáveis.
João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.
A auto-instrução como técnica para manejo dos comportamentos de João é inadequada porque requer atenção ao desempenho da tarefa e o paciente é desatento.
João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.
Caso seja proposto um tratamento, na etapa inicial é adequado que João seja treinado para observar a frequência com que ocorrem os comportamentos inadequados e as suas consequências.
João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.
Caso sejam identificadas algumas funções cognitivas intactas em João, será possível utilizá-las como suporte para o desenvolvimento de outras funções.
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