Questões de Psicologia do ano 2011

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a:

  • A. irreversibilidade
  • B. reversibilidade
  • C. inversabilidade
  • D. interiorização
  • E. classificação

Segundo Lindzey, o desvio de energia do id para os processos que constituem o ego faz-se por meio de um mecanismo conhecido como:

  • A. fixação
  • B. projeção
  • C. repressão
  • D. identificação
  • E. formação reativa

Cada teórico tem diferentes concepções sobre o homem, para Catell, sinteticamente falando, o homem é:

  • A. o sujeito do inconsciente
  • B. seus constructos
  • C. um cientista
  • D. seus traços
  • E. um piloto

Um fator de indubitável importância na evolução da capacidade linguística é a linguagem social. Este fator é denominado de:

  • A. Metalinguagem
  • B. Input Linguístico
  • C. Fenômeno linguageiro
  • D. Linguagem Casuística
  • E. Linguagem Contextualizada

Para Kanner, o traço fundamental da síndrome de autismo era:

  • A. o caráter obsessivo de seus pensamentos e ações.
  • B. a ausência de linguagem ou a presença de ecolalias.
  • C. as anomalias prosódicas e pragmáticas de sua linguagem.
  • D. a inflexibilidade, a rígida aderência a rotinas e a insistência na igualdade.
  • E. incapacidade para relacionar-se normalmente com as pessoas e as situações.

Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento:

  • A. concêntrico
  • B. conceitual
  • C. dedutivo
  • D. autístico
  • E. analítico

No período compreendido entre o 4º e o 8º mês de vida, as condutas sociais das crianças tornam-se mais complexas e específicas. Provavelmente, Bruner foi quem melhor estudou tal período, centrando-se especialmente na análise das rotinas lúdicas que ele chamou de:

  • A. Prosódias
  • B. Formatos
  • C. Disfemias
  • D. Protoconversas
  • E. Manifestações linguageiras

Segundo Piaget, a incapacidade de uma criança de transferir aprendizagem sobre um tipo de conservação para outros tipos, é denominada:

  • A. Decolagem horizontal
  • B. Inferência transitiva
  • C. Operação concreta
  • D. Inclusão de classe
  • E. Conservação

Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de:

  • A. Operações informais
  • B. Operações concretas
  • C. Operações formais
  • D. Pré-operacional
  • E. Sensório-motor

O conjunto de normas ou expectativas culturais para épocas da vida nas quais certos eventos importantes, como o casamento, ter filhos, trabalho e aposentadoria devem ocorrer, denomina-se:

  • A. Relógio social
  • B. Regulação social
  • C. Referencial social
  • D. Expectativa social
  • E. Discriminação social
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...