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Os transtornos dissociativos ou conversivos (CID-10, F44) foram anteriormente classificados como tipos diversos de
transtornos psicóticos difusos.
esquizopatias.
transtornos neuróticos específicos.
histeria de conversão.
depressão endógena.
Em episódios depressivos típicos (CID-10, F32), o indivíduo usualmente sofre de humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. Isto ocorre quando o episódio é
somente leve.
somente moderado e grave.
somente moderado.
somente grave.
leve, moderado e grave.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno Esquizotípico (F21) é caracterizado por comportamento excêntrico e anomalias do pensamento e do afeto, sendo que não existe perturbação dominante ou típica, mas algumas das seguintes perturbações podem estar presentes:
pobre relacionamento com outros e uma tendência a retraimento social; suspeita ou ideias paranoides; afeto inapropriado e constrangido.
ruminações maníacas com resistência interna; ausência de conteúdos dismorfóbicos, sexuais ou agressivos; suspeita ou ideias fusionais.
comportamento ou aparência de parecer comum e sem importância; relacionamento conturbado com outros e atitude reclamante; experiências perceptivas usuais.
personalização e realização sem somatossensoriais (corporais) ou outras ilusões; pensamento obsessivo e circunstancial; conduta elaborada ou não estereotipada.
discurso usual, porém com incoerência grosseira; episódios quase psicóticos permanentes; ideias delirantes que ocorrem frequentemente com provocação externa; leves ilusões.
A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.
Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Uma delas é a filtragem, que se refere à
diferença de significado das palavras para cada indivíduo.
projeção realizada pelo emissor, que passa a manter visão parcial do processo de comunicação.
capacidade das pessoas de processarem informações, evitando sobrecarga.
forma de recepção da mensagem, que depende do estado de espírito do receptor.
manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.
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No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As teorias de aprendizagem buscam explicar como as mudanças no comportamento humano ocorrem.
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No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.
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No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.
Um psicólogo está envolvido em um trabalho multiprofissional em que a intervenção faz parte da metodologia adotada. Segundo o Código de Ética Profissional do Psícólogo (Art. 7º, inciso d), ele poderá intervir
em casos que não se trate de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço.
sem pedido do profissional responsável pelo serviço.
na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
quando não for informado da interrupção voluntária e definitiva do serviço, por parte do paciente.
quando não for informado de interrupção temporária do serviço, por qualquer uma das partes.
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