Questões de Psicologia do ano 2012

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De acordo com Rothmann e Cooper (2009 – Fundamentos de Psicologia Organizacional e do Trabalho), a busca pela maximização da capacidade de contribuição de todos os empregados para os objetivos organizacionais é denominada

  • A. gestão estratégica da mudança.
  • B. economia de custos e serviços.
  • C. ação organizacional afirmativa.
  • D. salutogênese organizacional.
  • E. administração da diversidade.

O modelo de qualidade de vida no trabalho que considera dentre seus fatores a compensação justa e adequada, a oportunidade de crescimento e segurança, as garantias institucionais, a integração social na organização e a relevância social da vida no trabalho é denominado modelo

  • A. de Walton.
  • B. de Nadler e Lawler.
  • C. de Hackman e Oldhan.
  • D. da complementaridade organizaçãopessoa.
  • E. sociedade-indivíduo-organização.

A avaliação de desempenho dos empregados em uma empresa pode não ser confiável devido a falhas dos avaliadores e a utilização de instrumentos imperfeitos. Um erro possível de ser cometido pelo avaliador é o erro de halo, que pode ser definido como

  • A. o agrupamento incorreto das avaliações em torno de um ponto médio da escala, evitando avaliações positivas ou negativas.
  • B. a realização da avaliação sem considerar se houve ou não treinamento prévio adequado às necessidades dos funcionários.
  • C. avaliação incorreta do empregado devido ao conhecimento de um traço ou comportamento que o mesmo possui.
  • D. avaliação negativa do empregado em função do mesmo se comportar de maneira diferente do entrevistador.
  • E. avaliação do empregado em função do desempenho recente e não do desempenho em todo o período considerado.

De acordo com a classificação de Super (1992), apresentada por Krumm (2005 – Psicologia do trabalho: uma introdução à psicologia industrial/organizacional), a maximização da produtividade do empregado e de benefícios organizacionais ocorre no estágio da carreira denominado fase de

  • A. estabelecimento.
  • B. exploração.
  • C. exoneração.
  • D. manutenção.
  • E. adaptação.

A prevenção de acidentes tem sido um das principais preocupações das organizações. Entretanto, tem sido apontado como fator que contribui para a ocorrência de acidentes de trabalho:

  • A. o desconhecimento das empresas da legislação sobre segurança e prevenção no trabalho.
  • B. a falta de cooperação dos trabalhadores na utilização dos equipamentos de segurança.
  • C. C) a utilização de horários fixos, tornando o trabalho monótono e levando à imprudência do empregado.
  • D. a falta de comprometimento normativo dos funcionários que têm pouca experiência na função.
  • E. o custo dos equipamentos de segurança, que ocupam boa parte das despesas da organização.

Na busca da explicação de diversos fenômenos dentro e fora das organizações, é comum a criação de modelos, buscando explicar como as variáveis relevantes para a ocorrência de um determinado fenômeno estão relacionadas. Os Modelos de Cooper e colaboradores, de Karasek e de Lazarus e Folkman foram desenvolvidos com os objetivos de explicar

  • A. a prevenção de acidentes de trabalho.
  • B. técnicas de análise de desempenho.
  • C. o treinamento de pessoal.
  • D. a segurança no trabalho.
  • E. o estresse no trabalho.

Para que se possa confirmar a eficiência dos programas de treinamento e de seleção, é preciso investimento por parte da empresa em

  • A. programas de avaliação de desempenho válidos e fidedignos.
  • B. programas de incentivo e premiação dos trabalhadores que se destacam.
  • C. planejamento do organograma da empresa, tornando-o realista.
  • D. higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
  • E. aumento da satisfação e da saúde dos empregados.

De acordo com Spector (2005 – Psicologia nas organizações), existem cinco agentes mais comuns na produção de ferimentos e doenças no trabalho. Assim, além de doenças infecciosas e substâncias tóxicas, podem ser citados

  • A. ruídos excessivos, atividades com movimentos repetitivos e violência no local de trabalho.
  • B. equipamento de difícil operação, insatisfação no trabalho e falta de comprometimento.
  • C. falta de comprometimento, discordância da cultura da organização e falta de confiança na organização.
  • D. falta de treinamento, uso inadequado de equipamentos de segurança individual e falta de orientação dos supervisores.
  • E. dificuldade de concentração, absenteísmo e liderança autoritária.

O principal objetivo da terapia cognitiva, segundo A. Beck (Rangé, B., 2001) é

  • A. a reestruturação de sua vida emocional referente ao seu passado.
  • B. a modificação de crenças que a pessoa tem sobre si mesma.
  • C. a modificação de ideias inconscientes quanto ao seu futuro.
  • D. a reestruturação de seu funcionamento orgânico / físico.
  • E. a resignificação de seu relacionamento com o meio social.

Os sintomas que melhor descrevem a depressão, são

  • A. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, dificuldade em se concentrar.
  • B. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, medo de falar em público.
  • C. tristeza, choro fácil e constante, apatia, fadiga, cansaço fácil, insônia, preocupações catastróficas com o futuro.
  • D. apatia, fadiga, cansaço fácil, alucinações e delírios persistentes, isolamento.
  • E. retardo mental, raiva excessiva, medo do medo, euforia, amnésia, ideias obsessivas recorrentes.
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