Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Enquanto a metáfora se fundamenta no fenômeno da similaridade, do simbolismo e do mecanismo de condensação, a metomínia se caracteriza pela contiguidade, a falta de criação de um novo significado simbólico e a presença do mecanismo de

  • A.

    sublimação.

  • B.

    deslocamento.

  • C.

    introjeção.

  • D.

    repressão.

  • E.

    regressão.

A inserção de um terceiro na díade criança-mãe marca a entrada no simbólico. É a inscrição da metáfora paterna que permite que o sujeito entre na linguagem e articule sua cadeia significante, passando a fazer parte, assim, da cultura. A forclusão desse significante corresponde à abolição da lei simbólica, o que coloca à mostra todo o sistema do significante. Essa estrutura clínica descrita refere-se a

  • A.

    perversão.

  • B.

    neurose.

  • C.

    depressão.

  • D.

    psicose.

  • E.

    fobia.

De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A angústia da castração, comumente encontrada em casos de neurose, não ocorre em casos de psicose ou perversão, o que é evidenciado pela ausência de culpa ou de ansiedade.

  • B.

    A perversão é a pior das saídas edipianas, ao se analisarem seus efeitos sociais e a inviabilidade de seu tratamento. A maior parte de homicídios, assim como casos de pedofilia, abuso sexual e crimes hediondos está relacionada a esse perfil de personalidade.

  • C.

    A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.

  • D.

    A castração, entendida como a ausência do pênis na mulher, é um fenômeno consciente, apresentado por muitas crianças, que, na dificuldade de simbolizarem a raiva e a inveja, se tornam psicóticas na adolescência. Surtos, delírios e alucinações podem ser frequentes, nesses casos.

  • E.

    Mecanismos de enfrentamento como recalque ou sublimação são comuns em relação à ameaça de castração. O primeiro é marcado pela resolução edipiana e o segundo, pela não simbolização da falta primordial.

Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento saudável, segundo Winnicott, está relacionado a um ambiente capaz de atender, em determinados momentos, as necessidades particulares do indivíduo potencial em cada período de seu amadurecimento. Se o ambiente falhar no atendimento básico ao indivíduo, surge, assim, uma agonia imensa, contra a qual o infans não consegue se organizar defensivamente.

  • B.

    O aparelho psíquico é dividido em três instâncias independentes — inconsciente, pré-consciente e consciente — de acordo com a primeira tópica freudiana. A primeira instância corresponde às moções pulsionais, a segunda é responsável pelas lembranças encobridoras, que podem ser acessadas facilmente, e a terceira instância, o consciente, é atuante na realidade e mediador entre os impulsos sexuais e as normas.

  • C.

    De acordo com behaviorismo, o comportamento pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos. Como modelo, é possível citar o condicionamento clássico, proposto por Skinner, por exemplo, um som de sineta seguido, repetidas vezes, por um estímulo, como algum alimento, pode provocar, posteriormente, resposta (salivação) apenas com a presença da sineta.

  • D.

    Segundo Carl Rogers, o ser humano é único e inconsciente, capaz de encontrar em si mesmo a autoatualização, assim como os próprios recursos para mudança e crescimento pessoal.

  • E.

    Segundo Lacan, o Outro exerce um papel fundamental na formação do Eu. O Outro é tido como o tesouro dos significantes e a imagem do Eu, constituída pelo Outro. Dessa maneira, poder-se-ia afirmar que o desejo do infans seria o desejo do Outro.

e acordo com a teoria psicanalítica, mecanismos de defesa são empregados pelo ego para proteger a pessoa da ansiedade. No início da década de 1890, Freud formulou sua teoria do mecanismo de defesa, considerada por ele como a pedra angular ou princípio básico da psicanálise. Ainda hoje é considerado o mecanismo mais básico e consiste em excluir da consciência o que ela mesma não pode aceitar. Como se denomina esse mecanismo de defesa do ego?

  • A.

    Projeção.

  • B.

    Deslocamento.

  • C.

    Racionalização.

  • D.

    Negação.

  • E.

    Repressão

A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.

I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.

II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.

III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.

IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e III estão corretas;

  • D. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.

  • A.

    Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.

  • B.

    Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi “investido” pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse “investimento” que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.

  • C.

    Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.

  • D.

    Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.

  • E.

    Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.

O conceito de personalidade total ou psique é um aspecto central da psicologia junguiana. Esta totalidade não se obtém colocando as partes lado a lado, à maneira de um quebra cabeça, está presente desde o começo, embora leve tempo para amadurecer. O princípio organizador da personalidade é um arquétipo a que Jung deu o nome de:

  • A.

    Persona;

  • B.

    Self;

  • C.

    Sombra;

  • D.

    Anima;

  • E.

    Animus.

Sobre o pensamento pedagógico de Jung analise as premissas abaixo:

I. Autoconhecimento e adaptação ao mundo são dois polos em torno dos quais giram suas propostas educacionais.

II. A verdadeira educação só pode ser transmitida pela personalidade do professor, pois o que conta não é o que ensina mediante palavras e, sim, o que ele verdadeiramente é.

III. Mais do que educar a criança é necessário educar o educador, o qual, antes de buscar conhecer metodologias, precisa conhecer tanto seus próprios processos psíquicos como os do educando.

 IV. Jung propõe romper as fissuras e restabelecer a comunicação da consciência com o inconsciente, por meio da fantasia, porque o processo de individuação, embora esteja sujeito à genética, ao ambiente e à educação, depende da sintonia de cada um com sua essência.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • B.

    Somente a alternativa I, II e III estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A respeito do complexo de Édipo, Erich Fromm, discorda de Freud e afirma que o mito de Édipo deve ser entendido, não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como:

  • A.

    O desejo inconsciente que o filho tem pela figura materna;

  • B.

    A rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal;

  • C.

    Resultado de uma rivalidade sexual, em busca da atenção materna;

  • D.

    A necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai;

  • E.

    Resultantes do conflito entre as paixões irracionais da criança e a "realidade" representada pelos pais e a sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...