Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mediação encontra-se entre as alternativas de solução ou de condução de conflitos e disputas, pois favorece o desenvolvimento de uma base de relação colaborativa e, dentre outros fatores, garante a
dependência mútua.
irreflexividade.
equidade.
formalidade.
não diligência.
Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição, sendo que classificou a sensação e a intuição juntas como as formas de
realizar reflexões.
tomar decisões.
aceitar opiniões.
elaborar julgamentos.
apreender informações.
Os grupos estabelecem suas próprias normas. Existem quatro tipos de normas grupais: as normas de aparência, de desempenho, de organização social e de alocação de recursos. As normas de desempenho
afetam o desempenho das pessoas com base em suas habilidades e motivação.
relacionam-se com a lealdade ao grupo e à organização.
definem as amizades entre os membros do grupo.
definem a distribuição de prêmios entre os membros do grupo.
afetam as relações de subordinação entre os membros do grupo.
à autoexposição e à manutenção de uma participação ativa quando em contato com outras pessoas, oferecendo feedback, mas solicitando pouco a opinião dos demais.
a manter-se como um sistema fechado, evitando abertura e envolvimento com os demais.
a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas ideias e atos, utilizando, preferentemente, o processo de solicitar feedback.
à utilização ampla e equilibrada de busca de feedback e à autoexposição, sendo empático e franco com as necessidades das outras pessoas.
a manter relacionamentos impessoais e distantes, exibindo comportamentos rígidos e retraídos, com predomínio da área desconhecida.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Durante a consolidação da psicologia como ciência, muitas teorias foram propostas para auxiliar na compreensão do ser humano. Diversos autores estudaram e publicaram trabalhos com tendências e modelos teóricos que são referências na área nos mais diferentes campos de atuação. Associe os autores abaixo com as afirmações correspondentes ao trabalho desenvolvido:
A -Melanie Klein.
b -Kurt Lewin.
C -Carl Rogers.
D -Jacques Lacan.
I- Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado teoria de campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.
II- Dois de seus principais conceitos são que o inconsciente é estruturado como uma linguagem e que o mesmo é um discurso. Os pensamentos de processo primário são consequências descontroladas de significados. A fase mais básica é o estágio do espelho no qual os bebês aprendem a se reconhecer, assumindo a perspectiva das outras pessoas.
III- Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.
IV- Seus estudos foram relacionados à teoria centrada na pessoa, na qual os principais conceitos são a autorealização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto realização.
A II; b IV; C I; D III.
A IV; b II; C III; D I.
A III; b I; C IV; D II.
A III; b IV; C I; D II.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do conceito e implicações da alienação parental, assinale a opção correta.
Decorre da rejeição que o filho desenvolve em relação a um dos genitores devido a atos de violência impetrados por esse genitor contra o outro e testemunhado pela criança.
A criança é induzida a afastar-se do genitor que ela ama e por quem é também amada.
A criança é assediada fora de casa sem o conhecimento de seus genitores.
Um dos genitores é afastado da família por problemas de saúde, como alcoolismo, e perde o convívio com o filho durante um período de seu desenvolvimento.
Ocorre após a dissolução da união do casal, quando os filhos ficam sob a guarda de outros familiares e sofrem pelo afastamento dos pais biológicos.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A arbitragem no futebol é uma atividade potencialmente estressante para o árbitro dentro do campo e os agentes estressores advêm de demandas em múltiplas áreas. Assinale a opção que apresenta as áreas já reconhecidas como aquelas que apresentam mais estressores para esse profissional.
acadêmica e social
psicológica e familiar
familiar e acadêmica
social e familiar
psicológica e social
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Cuidar do familiar idoso é uma realidade crescente na sociedade brasileira e demanda atenção especial ao cuidador no desempenho dessa tarefa. Assinale a opção correta com relação aos procedimentos de assistência e treinamento oferecidos ao cuidador do idoso portador de demência avançada.
Mostrar ao cuidador que o nível de estresse por ele desenvolvido é decorrente de sua própria vulnerabilidade e não das condições do paciente idoso.
Minimizar os sentimentos negativos e conflitos emocionais em relação ao idoso, sob o argumento de que idoso é vítima da doença e não merece ser alvo de sentimentos negativos.
Estimular o contato com familiares de idosos saudáveis e evitar o contato com familiares de idosos dementes ou outros cuidadores, para manter adequada distância dos assuntos estressantes já excessivos na própria rotina.
Encorajar a reavaliação constante da situação vivenciada, como um todo, e o replanejamento da rotina sempre que parecer necessário.
Fortalecer os recursos pessoais do cuidador para manejo do estresse decorrente da situação, de modo que a substituição ou rodízio de cuidadores não ocorra ou que seja a menor possível.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A violência contra idosos é uma realidade que vem crescendo em nossa sociedade e ocorre de diferentes formas e por diferentes motivos. Assinale a opção correta acerca desse assunto.
A violência contra idosos no seio da própria família, praticada por filhos ou parentes próximos, inclui cárcere privado, abandono material e ameaças.
Nas instituições de longa permanência, os idosos têm a segurança de um tratamento adequado e digno, mas nem todos têm recursos para custear sua estadia por anos seguidos.
Familiares estressados pela demanda do próprio idoso podem impor formas de castigo como limitar o acesso a alimentos preferidos, configurando uma forma de controle adequado do comportamento.
O comportamento agressivo do idoso, portador de demência, deve ser aceito com naturalidade por parte dos filhos ou cônjuges, para que o idoso se sinta incondicionalmente aceito.
As formas de agressão contra o idoso podem ser física, psicológica, ou financeira, se praticadas por um familiar, por um profissional de saúde ou por um cuidador, respectivamente.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Padrão generalizado de inflexibilidade, observância das normas e detalhes; sentimentos de dúvida e cautela; aderência a convenções sociais; insistência para que os indivíduos próximos se submetam aos seus conceitos de valor; falta de generosidade e de sentimentos de compaixão; intolerância com o outro e acumulação. De acordo com essa descrição, assinale a opção correta.
A descrição sintomática acima atende aos critérios diagnósticos de um quadro de personalidade esquizoide, principalmente, no que se refere à falta de interesse em outras pessoas ou, em especial, relacionamentos sociais. Devido à intolerância com o outro, os indivíduos que sofrem deste transtorno comumente apresentam isolamento social e afeto modulado.
O relato acima revela características de um transtorno de personalidade paranoide. Dificuldade no relacionamento com o outro; ausência de sentimentos de compaixão e, principalmente, falta de generosidade são critérios diagnósticos que atendem ao transtorno referido. É possível que, nesses casos, haja algum transtorno de humor associado.
O relato aponta para uma falha em adaptar-se às normas sociais, o que pode indicar uma personalidade perversa. Contudo, sintomas como dúvida e cautela excessiva apontam para um quadro neurótico em que a ansiedade comparece como aspecto central. Nesse sentido, é possível afirmar que a descrição acima refere-se ao transtorno de personalidade borderline.
A descrição acima aponta para um transtorno de personalidade antissocial, haja vista os sintomas de falta de generosidade e intolerância com o semelhante.
A descrição lista um conjunto de sintomas característicos do transtorno da personalidade anancástica. Nestes casos, a intolerância com o outro e a necessidade de controle podem ocasionar significativas dificuldades nos relacionamentos interpessoais. É frequente a insistência para que o semelhante faça as coisas ao seu modo, assim como se submeta aos seus conceitos de valor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...