Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no caso acima apresentado, julgue os itens a seguir, considerando o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM IV) e a classificação internacional das doenças (CID 10).
Os sintomas apresentados por Manuela indicam transtorno depressivo maior.Com base no caso acima apresentado, julgue os itens a seguir, considerando o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM IV) e a classificação internacional das doenças (CID 10).
A capacidade diminuída da concentração de Manuela é um sintoma característico tanto do transtorno depressivo maior quanto do transtorno de ansiedade generalizada.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
Comportamento e atitudes arrogantes são sintomas característicos do quadro de transtorno de personalidade narcisista.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
A desconfiança, a hostilidade e a crença desadaptativa apresentadas por Astolfo são características comuns do transtorno de personalidade anancástica.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
O quadro apresentado por Astolfo caracteriza-se por um padrão persistente de vivência ou comportamento que se desvia significativamente das expectativas culturais nas quais esse indivíduo se encontra e que pode provocar prejuízos em seu funcionamento social, além de sofrimento emocional.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
Diferentemente dos indivíduos que possuem quadro de transtorno de personalidade esquizoide, Astolfo se isola com o intuito de proteger-se de ameaças imaginadas.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
Suponha que, após algum tempo, Astolfo passe a apresentar delírios, alucinações e disfunção ocupacional por um período de seis meses. Nesse caso, o seu diagnóstico seria de transtorno de personalidade paranoide (pré-mórbido).Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
A partir do quadro descrito, pode-se inferir que Astolfo não está psicótico, pois, apesar de experimentar sintomas transitórios semelhantes aos dos psicóticos e de manifestar crenças infundadas, seu comportamento não revela rompimento com a realidade.Astolfo, com trinta e quatro anos de idade, acreditava, sem motivo aparente, que seus vizinhos o importunavam ao permitirem que o cachorro deles latisse e rosnasse constantemente. Sem entender por que não deixavam o animal preso, Astolfo parou de falar com os vizinhos e passou a se comportar de maneira hostil, olhando-os com desprezo e tratando-os de forma rude. Os vizinhos sempre o acharam tenso e nervoso. Muitas vezes, Astolfo gritava com seus filhos, que chegaram a mudar de escola três vezes por ano, seja porque ele não estava satisfeito com o método educacional que recebiam ou porque se envolvia em confusão com outros pais. Astolfo trabalhava em casa o dia todo, tinha poucos contatos sociais, e era muito exigente, crítico e sarcástico.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, o DSM-IV e a CID-10, julgue os próximos itens.
O quadro apresentado por Astolfo pode ter sido causado pelo uso de medicamentos para emagrecer.Ainda em referência a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens seguintes, a respeito das teorias e técnicas psicoterápicas.
De acordo com a teoria comportamental, é possível chegar à causa mantenedora do comportamento de Ana Beatriz, avaliando-se a situação em que ele ocorre e seus efeitos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...