Questões de Psicologia do ano 2016

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Freud destacou desde cedo um fenômeno que surgia no tratamento psicanalítico como sendo uma resistência ao trabalho de rememoração do material recalcado. Mas, posteriormente, passou a considerá-lo como força motriz para a direção da cura. Tal fenômeno consistia na repetição atualizada de protótipos infantis que interrompia o fluxo associativo do paciente, sendo chamado por Freud de:

  • A. projeção;
  • B. transferência;
  • C. idealização;
  • D. imaginação;
  • E. acting-out;

Segundo Philippe Ariès, o sentimento moderno de infância, que corresponde à ideia de que a criança é portadora de particularidades distintas do adulto, surgiu a partir do movimento de escolarização iniciado no século XVII. O aprendizado da criança passaria a não mais ocorrer através da convivência direta dos adultos, ao mesmo tempo em que a família foi chamada a se transformar num espaço de afeição em relação aos filhos. Os responsáveis por esse movimento foram fundamentalmente:

  • A. pequeno-burgueses;
  • B. médicos higienistas e puericulturistas;
  • C. nobres e aristocratas;
  • D. reformadores católicos e protestantes;
  • E. famílias camponesas e proletárias.

Freud inaugurou uma perspectiva sobre a sexualidade infantil irredutível à dimensão cronológica presente na maioria das teorias evolucionistas sobre a criança. Segundo o pai da psicanálise, o caráter infantil da sexualidade comparece na vida adulta. Em sua origem, a sexualidade infantil está submetida à atuação das pulsões parciais, ligada à diversidade das zonas erógenas, cuja disposição é descrita como:

  • A. perverso-polimorfa;
  • B. narcisismo;
  • C. fase oral;
  • D. fantasia primitiva;
  • E. relação de objeto.

A acumulação compulsiva é um transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva, caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade. O comportamento de acumulação compulsiva geralmente causa, para a pessoa que sofre da doença e para membros da família, prejuízo emocional, social, financeiro, físico e até mesmo legal.

A acumulação compulsiva é um transtorno pouco explorado pelas pesquisas científicas, e ainda não há critérios estabelecidos para um diagnóstico diferencial dessa patologia psíquica.

Do ponto de vista da psicanálise freudiana, porém, comportamentos acumuladores ou colecionistas costumam ser explicados como uma fixação na fase:

  • A. oral;
  • B. anal;
  • C. fálica;
  • D. de latência;
  • E. genital.

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que apresenta, entre suas contribuições teóricas mais conhecidas, a Hierarquia de Necessidades, graficamente representada por uma pirâmide com diversos níveis.

João, 40 anos, pai de três filhos em idade escolar, está cumprindo aviso prévio em uma metalúrgica. De acordo com essa teoria, João estaria no nível de busca de satisfação das necessidades:

  • A. fisiológicas;
  • B. sociais;
  • C. de segurança;
  • D. de estima;
  • E. de autorrealização.

Teresa pediu a interdição judicial de seu marido Carlos, por prodigalidade, alegando que ele passara a dissipar os bens do casal, fazendo gastos supérfluos que ultrapassavam suas possibilidades econômicas, organizando noitadas com os amigos, pagando jantares e distribuindo gordas gorjetas para os garçons. O conceito de prodigalidade é jurídico e não psiquiátrico, embora transtornos mentais possam ser responsáveis pelo comportamento pródigo.

O comportamento pródigo descrito no exemplo pode se manifestar como um dos sintomas de estados:

  • A. eufóricos, próprios dos episódios de mania do transtorno bipolar do humor;
  • B. ansiosos, próprios do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • C. delirantes e alucinatórios, próprios do Transtorno Equizoafetivo Misto;
  • D. impulsivos, próprios do Transtorno de Personalidade Narcisista;
  • E. confusionais, típicos do abuso de substâncias entorpecentes.

Antônio foi sentenciado pelo Juiz do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher a frequentar um grupo de reflexão, destinado a homens agressores. Durante a reunião, Antônio definiu-se como um homem calmo e religioso, mas admitiu bater às vezes na esposa, ressaltando que só o fazia porque ela o provocava por ciúmes.

No exemplo acima, é correto afirmar que o mecanismo de defesa utilizado é:

  • A. deslocamento;
  • B. projeção;
  • C. conversão;
  • D. transferência;
  • E. compensação.

Com relação ao fenômeno da violência cometida contra a infância, é possível distinguir a vitimização da vitimação. A vitimização pode ser definida como:

  • A. uma forma de violência estrutural, em que pelo alto risco a que a criança é submetida, possa sofrer, cotidiana e permanentemente, a violação de seus direitos mais elementares;
  • B. uma imposição da necessidade de subsistência e aumento da renda familiar, que introduz precocemente a criança no mundo do trabalho;
  • C. uma forma de aprisionar a vontade e o desejo da criança, de submetê-la ao poder do adulto, objetivando coagi-la a satisfazer seus interesses, expectativas ou paixões;
  • D. uma forma de criminalização da pobreza através da ideologia da repressão presente nas políticas assistencialistas que submetem os mais pobres à tutela estatal;
  • E. um fenômeno da fuga de crianças para as ruas, quando passam a se socializar com quem lhes dá segurança e proteção em troca da prática de ilícitos.

De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:

I . Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência.

II . A assimilação ocorre quando novas experiências são incorporadas de imediato aos esquemas existentes.

III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se desenvolvem de maneira singular.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

Quanto ao exposto e às intervenções em processos organizacionais e de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A imagem da psicologia do trabalho brasileira ainda é, muitas vezes, associada ao modelo clínico curativista, pois aos psicólogos, assim como aos médicos, solicita-se a elaboração de um diagnóstico a partir de sintomas específicos e espera-se a prescrição de soluções rápidas e, de certa forma, padronizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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