Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O estresse pode ser físico, emocional ou misto. O estresse físico é associado a eventos como cirurgias, traumatismos, hemorragias e lesões em geral. O estresse emocional resulta de acontecimentos que afetam o indivíduo psíquica ou emocionalmente, sem que haja relação primária com lesões orgânicas. O estresse misto se estabelece quando uma lesão física é acompanhada de comprometimento psíquico (emocional) ou vice-versa.

II. Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada a um compromisso social não é uma das finalidades da psicologia escolar, pois, no ambiente educacional, o psicólogo deve voltar-se para os aspectos comportamentais dos educandos, promovendo a disciplina e estimulando a adoção de padrões baseados na ordem e na obediência.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A violência física refere-se a qualquer comportamento do companheiro que visa a fazer o outro sentir-se inútil ou com medo, afirma Melanie Klein. Para essa psicanalista, esse tipo de violência é o resultado de uma interação familiar pouco construtiva, permeada por desejos e necessidades básicas não supridas e pode ser evitada a partir da investigação das relações maternas do indivíduo violento.

II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, caracteriza-se uma intimidação sistemática (bullying) quando há apenas a violência psicológica dissociada da violência física contra uma criança no ambiente escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na psicopatologia psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo.

II. Auxiliar a seleção de estratégias de manejo de turma, contribuir para o planejamento das estratégias de ensino, auxiliar na percepção da equipe pedagógica sobre a realidade dos alunos e adotar novos pontos de vista sobre o desenvolvimento infantil no ambiente educacional são atividades vedadas ao psicólogo na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente. Ou seja, de acordo com esse teórico, as relações afetivas e familiares são decisivas para determinar a visão de mundo que a criança terá e como ele irá interpretar os conceitos científicos mais básicos com os quais terá contato no ambiente escolar.

II. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe/filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Avaliação Psicológica de crianças e de adolescentes em suposta situação de violência sexual mostra-se bastante ampla e complexa, além de requerer vários conhecimentos acerca deste tema. É imprescindível a análise de possível sugestionabilidade no relato da vítima e de situações de alienação parental que podem envolver falsas acusações.

II. A finalidade de um laudo psicológico é identificar as características de um indivíduo ou grupo para entender seu processo de desenvolvimento, bem como esclarecer ou explicitar aquilo que não é de conhecimento ou que não se tem juízo razoável, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, à solicitação ou à petição.

III. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não experienciam com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. Ou seja, para os estudiosos dessa escola de pensamento, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A redução de danos é uma estratégia de tratamento da dependência química que pode ser definida como um olhar pragmático para a redução dos prejuízos associados ao consumo de substâncias. Seu espectro de ação vai desde a abordagem do dependente que não deseja reduzir seu consumo, passando pelas estratégias para lidar com a redução do consumo, até chegar às formas de lidar com a abstinência.

II. O tamanho ideal para um típico grupo orientado para a interação interpessoal é de 7 ou 8 membros, e certamente, não mais do que 10. Um número muito pequeno de membros não oferecerá a massa crítica necessária de interações interpessoais. Já em um grupo com mais de 10 membros, haverá uma interação ampla e produtiva, mas alguns membros serão deixados de fora: não haverá tempo suficiente para examinar e compreender todas as interações de cada um dos membros.

III. Por intermédio da avaliação, os psicólogos buscam informações que os impeçam de responder questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas e suas implicações. Em geral, essas avaliações são realizadas individualmente e exigem do profissional o uso de alguma ferramenta ou instrumento de apoio, como um questionário.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Melanie Klein, compreender e ofuscar a construção da subjetividade (construção do Eu), em cada ambiente educacional, é uma das finalidades da psicologia escolar. Ainda de acordo com essa renomada psicanalista, no ambiente educacional, a psicologia deve atuar em favor do desenvolvimento dos educandos, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado de técnicas e métodos pouco aplicáveis aos desafios da realidade dos alunos.

II. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.

III. No recrutamento e seleção, o psicólogo deve atuar de forma a atrair e selecionar os melhores candidatos que estejam adequados ao perfil da empresa e da vaga ofertada. Atualmente, além de buscar profissionais que possuam as experiências necessárias que correspondam à entrega, outro conceito vem sendo adotado: o de competências. No recrutamento e seleção por competências, cria-se o perfil das competências exigidas para cada cargo dentro da empresa, e busca-se encontrar o candidato que mais se adéque às exigências do cargo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As entrevistas de investigação destinam-se ao conhecimento objetivo de determinados parâmetros. Os dados são submetidos a um processamento da informação que não tem repercussão direta sobre o entrevistado. O seu principal objetivo é a recolha de informação geral. O contato entre o entrevistado e o entrevistador costuma ser fugaz e impessoal.

II. As características comportamentais do transtorno do espectro autista tornam-se inicialmente evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida. Algumas crianças com transtorno do espectro autista apresentam platôs ou regressão no desenvolvimento, com uma deterioração gradual ou relativamente rápida em comportamentos sociais ou uso da linguagem, frequentemente durante os dois primeiros anos de vida. Tais perdas são raras em outros transtornos, podendo ser um sinal de alerta útil para o transtorno do espectro autista.

III. Se a família não estiver funcionando adequadamente, as interações infantis, exceto as relações dos pais com o bebê e com a sociedade, serão prejudicadas, afirma Donald Woods Winnicott. Esse estudioso concluiu que as relações familiares e as demais relações sociais não estão relacionadas à construção do comportamento de um indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Melanie Klein, a construção do comportamento é o resultado das interações familiares e de necessidades básicas conflitantes. De acordo com essa estudiosa, o trabalho, o ambiente escolar e os grupos sociais possuem pouca, ou talvez nenhuma, influência no desenvolvimento do comportamento da maioria dos indivíduos e, portanto, nunca devem ser objeto de investigação psicológica.

II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, ele conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.

III. Após a realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deverá emitir um documento, de acordo com a legislação vigente, que expresse de maneira estruturada e formal os resultados da avaliação realizada. Esse documento é a materialização do trabalho realizado pelo profissional e expressa, concretamente, sua análise clínica e julgamento emitido sobre o caso, bem como também reflete a competência do avaliador para a realização da avaliação e para a elaboração do documento.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala

Por V. SOUZA e P. ANDRADA (adaptado).


“O pensamento é uma nuvem, da qual a fala se desprende em gotas” (Vygotsky, 1925). Por meio desta afirmação poética, Vygotsky traz à tona a relação que pretendemos abordar aqui: a fala como expressão do psiquismo. 

O autor salienta que não há como estudar o pensamento e a fala a não ser pelo método dialético, que confere um caráter histórico às questões ligadas ao comportamento humano. Ele afirma que a questão do pensamento e da fala supera os limites das ciências naturais e se transforma em um fato histórico-social (Vygotsky, 1934). Segundo ele, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio. O que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo (Vygotsky, 1931). 

Considera, o autor, que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento. A fala interna se desenvolve mediante as trocas estruturais e funcionais derivadas da fala social (Vygotsky 1934). Por volta dos dois anos de idade, as curvas do desenvolvimento da fala e do pensamento se encontram, em um processo exclusivamente humano. O autor aponta que neste momento em que ocorre o estabelecimento de um nexo entre estas duas funções (fala e pensamento) há um grande salto no desenvolvimento do sujeito. 

A partir deste salto advindo do desenvolvimento da fala, a criança pode explorar a relação entre signo e significado. A palavra, que era inicialmente para a criança uma propriedade externa do objeto, passa a ter um significado simbólico, que o autor denomina de função simbólica da fala. Essa conquista abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade.

A palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido como um predicado do pensamento. À medida que a fala fica mais complexa, o pensamento também se torna mais desenvolvido. Cada estágio do desenvolvimento do significado das palavras representa também um novo estágio de desenvolvimento na relação entre pensamento e fala (Vygotsky, 1934). 

Por estes processos descritos por Vygotsky é que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade. Daí a compreensão de que o sujeito é produto e produtor de sua história, constituição possível, justamente, por seu caráter histórico-social. 

(Estudos de Psicologia. Campinas. 30(3). 355-365. julho - setembro 2013. Fonte: https://bit.ly/2J3VWiH). 

Leia o texto 'Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Segundo Vygotsky, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.

II. O texto leva o leitor a concluir que Vygotsky considera que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento.

III. Para Vygotsky, a palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido literal como um predicado do pensamento, ao mesmo tempo em que impede o intercâmbio de ideias e sentimentos entre os indivíduos, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...