Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com os sintomas iniciais do transtorno delirante demos destacar.
Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Preocupação com a lealdade ou confiança de amigos.

    B) Interpretar ameaças em comentários ou eventos benignos.

    C) Inchaço nas pernas e nos pés.

    D) Guardar rancor por muito tempo.

    E) Responder prontamente a deslizes percebidos.

O transtorno delirante, quando ocorre pela primeira vez, normalmente afeta as pessoas adultas ou de idade avançada. Ele é menos comum que a esquizofrenia. A diferença entre o transtorno delirante e a esquizofrenia é a presença de delírios sem nenhum dos outros sintomas de psicose (por exemplo, alucinações, fala desorganizada ou comportamento desorganizado).
São considerados tipos do transtorno delirante:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Erotomania. II. Grandiosidade. III. Ciúme. IV. Perseguição V. Somatização.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

O âmbito educacional concentra discussões em torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do direito à educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na sala comum da escola regular. Esse direito foi possível mediante a formulação de legislações e de políticas públicas educacionais. A atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas importância, devido:

I. O psicólogo escolar, profissional atuante em ambientes educacionais, também teve de redirecionar as suas práticas para as demandas que emergiram desse contexto.
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, assim, a relevância dos professores como público-alvo de atuação do psicólogo escolar.
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira metade do século XX foi marcada por um modelo clínico de intervenções direcionadas aos problemas de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos como principal instrumento.
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a colaborar com a adequação nas práticas realizadas pelos professores com vista a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos professores diante da Educação Inclusiva mostra-se relevante para a comunidade escolar, sendo professores e alunos os principais beneficiados.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Sobre a psicoterapia analise os itens:



I. A palavra psicoterapia tem origem nas palavras gregas Psykê (mente) e Therapeuein (curar).


II. Desde o final do século XIX, vem sendo utilizada como uma forma de tratamento (‘cura pela fala’)


III. Suas origens remetem ao hipnotismo, especialmente a Josef Breuer, um médico e fisiologista austríaco, que começou a utilizar o mesmo, como forma de tratamento de pacientes histéricas por meio da catarse.


IV. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado.


V. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica e seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva e comportamental.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

O estudo da personalidade constitui um domínio particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. Desde os primórdios, a noção de personalidade tem sofrido significativas mudanças, o que desde já nos deixa a refletir acerca do quão complexo é esta temática bem como de todas as componentes intimamente relacionadas. Face a uma panóplia de definições, segundo Baptista (2008), da forma mais sintética possível, destacam alguns pontos:
I. A personalidade não corresponde a uma justaposição de peças, mas sim representa uma organização; II. A personalidade se encontra num local específico. Ela é ativa e representa um processo dinâmico no interior do indivíduo; III. A personalidade corresponde a um conceito psicológico cujas bases são fisiológicas; IV. A personalidade é uma força interna que determina como o indivíduo se comportará; V. A personalidade é constituída por padrões de respostas recorrentes e consistentes; VI. A personalidade se reflete apenas numa direção, mas sim em várias, à semelhança dos sentimentos, pensamentos e comportamentos.

    A) I, II e III estão corretas

    B) I, III, IV e V estão corretas

    C) I, II, III e IV estão corretas

    D) I, II, III e V estão corretas

    E) I, II, III, IV, V e VI estão corretas

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:

    A) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    B) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido

    C) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica

    D) A e B estão corretas

    E) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).

As coisas continuaram tranqüilas para todos.? Esta é uma afirmação maravilhosamente esclarecedora. Ela se tornou uma pessoa muito satisfatória para aqueles a quem tentava agrada*. Este conceito falso de si mesma que eles construíram sem perceber é exatamente o que querem. É pouco provável que o comportamento de seus pais tenha sido proposital, mas, de qualquer forma, eles impediram o desenvolvimento de um self real ou congruente. Então, por causa da falta de confiança advinda de sua experiência com seus pais, ela permite a si mesma ser moldada por uma outra pessoa. ? Deixei-me para trás e tentei ser a pessoa que meu namorado queria.? Mais uma vez, negou à sua consciência (não conscientemente) o experienciar de seu próprio organismo e está apenas tentando ser o self desejado por seu namorado. É o mesmo processo mais uma vez. O fato de chegar a pedir ao namorado que descubra o que está sentindo e aceitar sua resposta indica em que medida sacrificou sua experiência organísmica (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante de qual processo psicoterápico

    A) Behaviorismo

    B) Cognitivo- Comportamental

    C) Psicanálise

    D) Abordagem Centrada na Pessoa

    E) Gestalt-Terapia

Segundo Adler, Hábitos e traços de comportamento aparentemente isolados adquirem um significado dentro do contexto pleno da vida e dos objetivos do indivíduo e, assim, os problemas psicológicos e emocionais não podem ser tratados como questões isoladas. Uma vez que um dado sintoma ou traço não é senão uma expressão dos hábitos desse sujeito (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante:

    A) Estilo de vida

    B) Esquema da apercepção

    C) Self

    D) Interesse social

    E) Cooperação

Diante dos fragmentos estamos diante de qual mecanismo de defesa, segundo Freud (Schultz & Schultz, 2002):
I. ?Todos os homens/mulheres querem apenas uma coisa? (Eu penso muito a respeito de sexo); II. ?Você nunca pode confiar num negro, num carcamano, numa vespa, num ganso selvagem, num estudante, num padre, numa mulher? (Eu quero, às vezes, tirar vantagem injusta dos outros); III. ?Posso dizer que você está furioso comigo? (Eu estou furioso com você).

    A) Introjeção

    B) Negação

    C) Regressão

    D) Formação Reativa

    E) Projeção

As observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego (Schultz & Schultz, 2002). Acerca de cada um julgue verdadeiro ou falso:
I. O Id. O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição—acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que aqui (no id) encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas" (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). É a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. II. O Ego. O ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê toma-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Como a casca de uma árvore, ele protege o id mas extrai dele a energia, a fim de realizar isto. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. III. O Superego. Esta última parte da estrutura se desenvolve não a partir do id, mas a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observaçao e formação de ideais.

    A) I e II estão corretas

    B) I e III estão corretas

    C) I, II e III estão corretas

    D) Apenas I está correta

    E) Apenas III está correta

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...