Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sigla ECRO significa Esquema Conceitual Referencial Operativo, proposta pela epistemologia convergente como unidade operacional, que possibilita o psicopedagogo construir seu fazer
A) psicopedagógico a partir de uma assimilação sem a interação das propostas pessoais e profissionais.
B) psicopedagogo a partir de aspectos profissionais.
C) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, ela deixando que a ação interativa seja assimilada somente cognitivamente.
D) psicopedagogo a partir de um voltar-se para si mesmo na interação mutua dos aspectos pessoais e profissionais.
E) psicopedagógico a partir de um voltar-se para si mesmo, interagindo tecnicamente.
O teórico que postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento chama-se:
A teoria histórico cultural parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, as crianças se desenvolvem intensamente. Essa teoria foi criada por:
Este teórico, a partir de sua experiência com crianças pequenas, constatou que boa parte dos problemas emocionais pareciam encontrar sua origem nas etapas precoces do desenvolvimento. Sua teoria trabalha com a importância do meio ambiente no desenvolvimento mental primitivo, o conceito de sustentação ou holding e fenômenos e objetos transicionais. Trata-se de:
O maior mérito da teoria de Melanie Klein foi descrever um novo modelo da mente e de seu funcionamento. A pioneira de toda corrente psicanalítica contemporânea, que enfatiza a existência de relações de objeto precoces como fundadores do desenvolvimento psíquico e da personalidade. Que tem como princípio:
A) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Self e psicose simbiótica.
B) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Projetiva e introjetiva.
C) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Depressiva e projetiva.
D) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Esquizoparanóide e introjetiva.
E) A vida psíquica se organiza tanto em sua evolução como em seu funcionamento, em volta de duas posições fundamentais: Esquizoparanóide e depressiva.
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o (CRAS) tem papel fundamental na
A) busca da construção de um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e o (CREAS) na referência de medidas apenas socioeducativas.
B) referência para o atendimento apenas em famílias em situação de risco e direitos violados e o (CREAS) na referência da proteção social especial.
C) apenas na proteção social especial e o (CREAS) na referência para o atendimento apenas com crianças, adolescentes e idosos.
D) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.
E) O (CRAS) tem papel fundamental de ofertar serviços de violência física, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de atividades socioeducativas e o (CREAS) na referência para atendimentos apenas aos usuários com transtorno mental.
A técnica de Aconselhamento, segundo a abordagem proposta por Carl Rogers, afirma, como um dos princípios básicos com respeito à atuação do orientador, que este
A) compreende as vivências reveladas pelo orientando e expressa sua opinião e aconselha o melhor para o orientando.
B) aceita o orientando, mas dirige a entrevista e dirige as ações ou a conversa.
C) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.
D) estabelece metas e responsabilidades das decisões pertencentes ao orientando, a fim de estabelecer imediato rapport.
E) pretende dirigir as ações ou a conversa, a fim de que possa modificar a conduta do orientando.
A característica essencial no Transtorno Paranoide da Personalidade é uma tendência persistente para interpretar as ações das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que explicita os critérios que identifiquem tal transtorno.
A) Perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; inflexibilidade, rigidez e teimosia; Pouco interesse em relações sexuais.
B) Autovalorização excessiva; indiferença aos sentimentos alheios; poucos interesses sexuais; indiferença a elogios e críticas; raramente vivenciam emoções fortes como raiva e alegria.
C) Busca constante de afirmação, aprovação ou elogios; autodramatização; teatralidade; Intolerância severa; discurso impressionista.
D) Sentimento de dúvida e cautela exagerada; falta de generosidade e de sentimento de compaixão; dificuldade em descartar-se de objetos usados.
E) Sensibilidade exagerada a contratempo e rejeições, desconfiança e tendência a interpretar erroneamente as experiências amistosas ou neutras; autovalorização excessiva, suspeitas injustificáveis em relação à fidelidade.
A Lei nº 10. 216, de 06 de abril de 2001, trata fundamentalmente:
A) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
B) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, mas estimula o tratamento em regime hospitalar e pessoas com necessidades especiais.
C) Dos direitos e da proteção das pessoas idosas e com transtornos mentais, além de estimular o tratamento em regime não comunitário.
D) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.
E) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais em regime de internações, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.