Questões de Psicologia do ano 2021

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº010/05), para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá:

    A) Buscar obter autorização dos dois responsáveis legais, quando houver, observadas as determinações da legislação vigente.

    B) No caso da não localização dos responsáveis legais, o atendimento não deverá ser realizado e dever -se-á comunicar autoridades competentes.

    C) O psicólogo se responsabilizará pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.

    D) Na impossibilidade de contato com um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado, bem como os encaminhamentos para sua proteção.

Cabe à psicologia apreender como se dá a internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, que ocorre em duas etapas. São elas:

    A) Socialização grupal e socialização institucional.

    B) Socialização primária e socialização secundária.

    C) Socialização concreta e socialização abstrata.

    D) Socialização identitária e socialização grupal.

O Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou coletivo, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais podem ser propostas soluções. A respeito dos objetivos do Psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA:

I - O processo do psicodiagnóstico tem um objetivo específico, relacionado aos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.
II - Um psicodiagnóstico pode ter o objetivo de prevenção; visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
III - Um objetivo possível é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Este pode trazer contribuição importante, pois pode avaliar condições que possam ter influência no curso do transtorno.
IV - O objetivo da perícia forense é resolver questões relacionadas a investigação criminal, avaliação de características da personalidade, avaliação de comprometimentos psicopatológicos relacionados a infrações da lei.

    A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

    D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

A respeito do diagnóstico psicopatológico, considere as afirmativas e julgue se verdadeiro (V) ou falso (F).

I- Envolve uma relação dialética permanente entre o individual (aquele paciente específico), e o universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence).
II- Os diagnósticos são ideias (constructos), fundamentais para o trabalho científico, para o conhecimento do mundo, mas não objetos reais e concretos.
III- O diagnóstico em psicopatologia acaba por rotular pessoas diferentes, permitindo e legitimando o poder médico, o controle social sobre o indivíduo.
IV- O diagnóstico em psicopatologia é o elemento principal e mais importante da prática psiquiátrica, se sobrepondo as singularidades de cada indivíduo.

assinale a alternativa CORRETA:

    A) I-V, II-F, III-V, IV-F

    B) I- F, II-,V, III-F, IV-V

    C) I-F, II-F, III-V, IV-V

    D) I-V, II-V, III-F, IV-F

No processo da reforma psiquiátrica, a desospitalização, o movimento de crítica e reforma na psiquiatria, configuraram nova realidade na qual um número cada vez maior de pessoas passou ser assistida em serviços extra-hospitalares. As famílias passaram a ser estimuladas e pressionadas a assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus membros doentes, o que gerou a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos mais complexos e eficazes para enfrentar as necessidades da presença dos pacientes psiquiátricos no espaço social. Considerando as abordagens terapêuticas direcionadas ao trabalho com famílias, relacione as colunas abaixo:

I- Em linhas gerais essas intervenções privilegiam a resolução de conflitos interpessoais a partir da elucidação das motivações inconscientes dos membros da família.
II- Metodologia de cuidado na qual todos os integrantes de um determinado grupo familiar podem explorar suas dificuldades em um ambiente acolhedor e protegido. A ação terapêutica é centrada no grupo e cada membro é um agente terapêutico potencial para os demais. Os terapeutas passam a compartilhar com todo o grupo a responsabilidade pela superação dos conflitos.
III- Valoriza-se, nesta abordagem, a narrativa da história de vida dos sujeitos, em sua pluralidade e em sua potencialidade, para gerar múltiplas narrativas e contextos de interpretação, sem privilegiar a ilusão de uma narrativa principal. O trabalho terapêutico de elaboração das histórias passa a ser visto como um espaço para a construção de novos sentidos para a desconstrução de outros.

(_)Psicodrama (_)Terapias Familiares sistêmicas (_)Terapias Familiares de Abordagem Psicanalítica

Assinale a alternativa com a ordem CORRETA, de cima para baixo:

    A) I, III, II

    B) II, III, I

    C) III, II, I

    D) III, I, II

“Assim, por duplo da doença mental é entendido tudo aquilo que se constrói em termos institucionais em torno do internado: é a face institucional da doença mental, que é construída a partir da negação da subjetividade do louco, da negação das identidades, a partir da objetivação extrema da pessoa enquanto objeto de saber. (...)” (AMARANTE, Paulo D. C. O Homem e a Serpente. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz, 1996. P.85) Sobre o tema, assinale a alternativa ERRADA:

    A) O primeiro e mais fundamental ato terapêutico envolve o enfrentamento do duplo do sujeito, revelando e sistematizando sinais e sintomas, possibilitando sua avaliação diagnóstica.

    B) O duplo da doença mental se sobrepõe à doença, que surge como consequência do processo de institucionalização, que homogeneíza, objetiva e serializa a todos que nela se inserem.

    C) O processo de desconstrução do conceito de doença mental aponta para a busca e identificação da estruturação do duplo da face institucional da doença, que encobre o sujeito.

    D) O duplo da doença mental, na instituição, é constituído por um conjunto de formas de lidar, olhar, sentir o internado, a partir daquilo que se supõe ser o louco e sua loucura.

A neurose admite a realidade, ainda que a contragosto; a psicose a rejeita. A realidade de que se trata aqui é a realidade humana, simbólica, ordenada pelo significante. De acordo com Freud, a realidade aceita pela neurose e rejeitada pela psicose é a realidade da:

    A) Linguagem

    B) Consciência

    C) Sublimação

    D) Castração

Há cerca de 140 anos a Psicologia teve seu objeto de estudo definido e seus fundamentos estabelecidos, tornando-se disciplina independente em relação à filosofia. Ao final do século XIX,l o método científico foi adotado como recurso para tentar resolver problemas da Psicologia e, em 1879, na Alemanha, foi implantado o primeiro laboratório de Psicologia do mundo, criado por:

    A) Wilhelm Wundt

    B) Oswald Kulpe

    C) B. F. Skinner

    D) Kurt Lewin

A ideia de que o paciente sofreria de uma espécie de ignorância que, se removida, promoveria sua recuperação, é discutida por Freud (1910) em seu texto Psicanálise Silvestre. Sobre essa ideia é CORRETO afirmar:

    A) O paciente sofre uma espécie de ignorância e, a remoção desta, a partir da oferta de informação, é a estratégia terapêutica da Psicanálise.

    B) Informar o paciente sobre seu inconsciente ocasiona, em regra, numa intensificação de seu conflito e numa exacerbação de seus distúrbios.

    C) O fator patológico está centrado nessa ignorância, fundamentado em experiências vivenciadas, que o produziram e o mantém.

    D) A comunicação ao paciente sobre aquilo que ele é ignorante, devido a repressão, constitui, para o analista, um meio para ativação de insights.

Para Freud (1930), a civilização é construída sobre:

    A) O conceito de empatia.

    B) A necessidade de satisfação.

    C) Uma renúncia ao instinto.

    D) Um investimento narcísico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...