Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, considerando o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM IV) e a classificação internacional das doenças (CID 10).
Além da participação ativa da família de Ana Beatriz ao longo do tratamento, é necessário que, por meio de estratégias intersetoriais e interdisciplinares, se estabeleçam intervenções que considerem a atenção integral da criança.Em relação aos aspectos da Avaliação Neuropsicológica, segundo Cunha, considere as afirmações abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A escolaridade do paciente é um fator de influência sobre o desempenho nos instrumentos.
( ) Fatores emocionais não devem ser investigados.
( ) O Quociente Intelectual (QI) é um dos principais fatores investigados.
( ) A principal dimensão de análise é a cognição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo França, uma das barreiras para a comunicação eficaz é a filtragem. Qual é o fator determinante que cria essa barreira?
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Joana, servidora pública de trinta e nove anos de idade, perdeu subitamente seu cônjuge devido a um acidente de trânsito. Após o retorno às atividades de trabalho, encontrava-se impaciente e agressiva com os colegas, além de sentir, diariamente, fortes dores de cabeça, o que afetou sua produtividade no trabalho. Orientada por seu diretor, procurou auxílio de um psicólogo, que lhe explicou os estágios do luto e informou-lhe que ela se encontrava na fase da raiva. Nesse caso clínico, a abordagem terapêutica foi adequada, pois, de acordo com Kubler Ross, o fornecimento de informações a respeito da situação vivida transmite maior segurança no enfrentamento da perda.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Miguel, sessenta e oito anos de idade, divorciado, pai de três filhos, encontra-se prestes a adquirir aposentadoria compulsória, o que implicará diminuição da sua renda e a perda do status que o trabalho lhe confere. Há dois anos, encontra-se em processo terapêutico, iniciado após o casamento de sua ex-esposa. Relata que se sente derrotado e desonrado, sem ver sentido na vida, além de apresentar ideações suicidas. Ao perceber sintomas de depressão, o psicólogo o encaminhou para tratamento medicamentoso com psiquiatra e iniciou uma intervenção terapêutica denominada autópsia psicológica de Schneidman. Nesse caso clínico, a intervenção terapêutica foi bem empregada, uma vez que, por meio dela, utiliza-se a reconstrução narrativa e exalta-se o contexto sócio-histórico das pessoas com comportamentos depressivos e tendências suicidas, de modo a direcioná-las ao restabelecimento da saúde física e mental.
No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos. Práticas religiosas podem configurar estratégias de enfrentamento orientadas para o problema ou para a emoção, assim como podem influenciar positiva ou negativamente o tratamento de doenças crônicas.
Acerca da psicologia da saúde e de suas contribuições no processo saúde-doença, julgue os itens seguintes. A aplicação de metodologias de pesquisa em psicologia permite que sejam avaliados os indicadores e preditores das condições de saúde-doença e que sejam planejadas intervenções sistemáticas com objetivos específicos.
Com base nas contribuições psicanalíticas, julgue os próximos itens. Para o diagnóstico clínico, o analista deve priorizar as atualizações realizadas em transferência pelo paciente, entendendo esse processo como uma reedição de vivências e experiências do paciente atualizadas na relação com o analista.
Ainda com base no caso clínico apresentado e considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e as abordagens psicoterápicas, julgue os itens subsequentes.
A relação de dependência da paciente com outras pessoas ocorreu primeiramente em relação à mãe, tendo-se estendido, posteriormente, para suas relações de amizade. Isso se deu, de acordo com as contribuições da abordagem comportamental, por um processo de generalização.Ainda com base no caso clínico apresentado e considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e as abordagens psicoterápicas, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, a dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos e a preocupação significativa de ser abandonada caracterizam transtorno de personalidade dependente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...