Questões sobre Behaviorismo

Lista completa de Questões sobre Behaviorismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:


I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente);

II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos;

III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos);


Sobre os itens acima podemos afirmar:

    A) Todos os itens estão corretos.

    B) Apenas o item I está correto.

    C) Apenas o item II está correto.

    D) Apenas o item III está correto.

Leia o trecho abaixo:


“_____ definiu-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, considera a existência na _____ entre o animal e o homem. Para os _____, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios.”


Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

    A) Watson – Continuidade – Comportamentalistas.

    B) Skinner – Descontinuidade – Gestaltistas.

    C) Jung – Descontinuidade – Psicanalistas.

    D) Freud – Continuidade – Gestaltistas.

A respeito do Behaviorismo, é correto afirmar:
1. É uma corrente da Psicologia criada por Sigmund Freud. 2. O termo “behavior”, traduzido como “comportamento” para o português, permite identificar essa corrente teórica também como Comportamentalismo. 3. Para essa abordagem, o comportamento é o seu objeto de estudo. 4. Segundo o behaviorismo, o meio e os estímulos provocam respostas no organismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Um menino de 9 anos de idade, diagnosticado com transtorno opositivo desafiador (TOD), foi internado em hospital pediátrico de alta complexidade para estabilização do quadro de crise. Durante atendimento psicológico, a genitora do paciente relatou que o filho tem dificuldades na escola, agride os colegas e não segue as regras. Em casa, a criança realiza atividades de acordo com a própria vontade e, quando é contrariada pela mãe, desfere golpes e mordidas. A psicóloga observou que o paciente buscava jogar-se do leito, sem considerar risco de queda ou potencial acidente. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A genitora do paciente demonstrou irritação e agressividade perante o comportamento dele e relatou gritar com o filho quando ele “começa com essa birra”. Em face desse relato, uma intervenção psicológica adequada seria realizar o reforçamento ao comportamento da genitora.

Em busca de cientificidade a Psicanálise de Freud e o Behaviorismo de Skinner se enquadraram no mecanicismo da ciência positivista, pois precisaram adaptar o objeto de estudo da psicologia, o psiquismo humano, aos princípios da mecânica clássica de Newton (Frota, 2012). Sobre isso, assinale a alternativa falsa:

    A) Freud afirma no seu Projeto de uma psicologia científica, que sua intenção era representar os processos psíquicos como estados, quantitativamente determinados.

    B) Assume-se a perspectiva holística e organísmica do ser humano e adota-se uma visão uma visão fenomenológica e existencial para a compreensão do homem.

    C) É lícito afirmar que Freud parece respeitar e seguir os princípios apregoados pela ciência moderna, os quais, certamente, lhe garantiriam respeitabilidade e divulgação.

    D) Para Skinner, seu objeto de estudo era o comportamento, aquele que poderia ser observado e quantificado. A mente existia somente enquanto expressa pelo comportamento.

    E) Para os behavioristas, a objetividade é imprescindível e deve ser garantida pelo controle das condições que regem as relações sujeito-objeto.

    Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.


O Manifesto Behaviorista, importante artigo escrito por B. F. Skinner, é um marco histórico para o surgimento do behaviorismo.

    Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.


Na perspectiva Behaviorista, os reforçamentos positivos podem ser entendidos como ações/eventos que levam à estagnação da frequência de determinado comportamento.

Os contextos em que uma pessoa aprende envolvem sua família, comunidade, escola, companheiros e todas as demais pessoas com quem ela interage ou observa. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta em relação à Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura e o que ela propõe:

    A) A relação entre o estímulo e a resposta, entendidos sempre como elementos associados, define a unidade comportamental, a partir da qual se produzem os comportamentos complexos, considerando-se o meio social como o conjunto de estímulos mais importante à formação do indivíduo.

    B) A ação de aprender sempre envolve a relação com o outro, sendo que essa relação fundamenta a formação de vínculos de confiança sempre necessários ao desenvolvimento de novas habilidades e novos conceitos.

    C) A aprendizagem por observação envolve os processos de atenção, memorização, reprodução motora e motivação.

    D) A dialética formada pelo organismo e o ambiente, – meio social –, compõe a influência recíproca, não havendo determinação unidirecional de qualquer um deles sobre o outro, mas sim o foco na convergência entre as necessidades do organismo e os elementos da realidade que produzirão sua satisfação.

    E) Dentro de uma perspectiva materialista, o homem é um ser histórico, que se constrói a partir da linguagem e do pensamento, que são derivados das relações que as pessoas estabelecem entre si.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...