Lista completa de Questões sobre Ética em Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O artigo 20 do Código de Ética do psicólogo afirma que, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente, o psicólogo:
Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua.
Informará apenas o seu nome completo e o CRP.
Não fará previsão taxativa de resultados quando não possuir dados comprobatórios.
Não pode fazer auto-promoção apenas em detrimento de outros profissionais da categoria.
São princípios fundamentais do Código de ética dos psicólogos, EXCETO:
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Transformação da Sociedade visando o construir um mundo sem classes sociais.
Promoção da saúde e da qualidade de vida.
Responsabilidade Social.
Dignidade da profissão.
Marque a alternativa CORRETA.
A maior penalidade prevista no Código de Ética Profissional do Psicólogo é:
Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.
Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.
Censura pública.
Advertência.
Analise o texto abaixo, sobre princípios fundamentais da ética profissional do psicólogo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
forma ; instituições ; punição ; iniciativas
condição ; organizações ; eliminação ; possibilidades
qualidade ; organizações ; expressão ; possibilidades
qualidade ; coletividades ; eliminação ; formas
condição ; coletividades ; identificação ; formas
Com relação à ética profissional do psicólogo, fornecer a quem de direito na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, está no âmbito dos (das):
Proibições legais.
Princípios gerais.
Orientações gerais.
Deveres fundamentais.
Contribuições técnicas.
NÃO completa o Art. 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, em vigor: o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente...
não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda.
não fará previsão taxativa de resultados.
não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.
não fará autopromoção em detrimento de outros profissionais.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo em vigor, na sua apresentação afirma que este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se, EXCETO:
lorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas que demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
Lembrar que o agir ético é o pensar bem e honestamente como uma ressonância de um mundo individual e pessoal, mas exige ao mesmo tempo que a consciência, que é uma síntese ativa e em perpétua realização, se manifeste de modo explícito através de ações claras e visíveis.
Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.
De acordo com o Art. 16º do Código de Ética Profissional do Psicólogo em vigor, o psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias... Marque a alternativa INCORRETA.
rantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes.
avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas.
garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
considerará as relações de poder nos contextos em que atua, independente dos impactos dessas relações sobre suas atividades profissionais de pesquisas e estudos.
garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste Código.
Em relação à ética do psicólogo organizacional, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve registrar, nos documentos que fundamentam as atividades desenvolvidas em equipe multiprofissional, exclusivamente as informações necessárias ao cumprimento dos objetivos do trabalho.
Tendo como base o Código de Ética Profissional do Psicólogo e seus princípios fundamentais, estão previstos elementos que são de aplicação no tocante à atuação com o idoso. São eles:
avaliação de situações de risco, promoção da saúde coletiva e engajamento para a erradicação da pobreza.
atuação em serviços psicossociais e médicos de cunho assistencialista e contribuição para a erradicação da violência sexual.
promoção de debates para o fim do trabalho escravo e redução da taxa de mortalidade infanto-juvenil.
promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
promoção da saúde física e mental de indivíduos e formação de grupos de pesquisa que visem à erradicação do analfabetismo de idosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...