Questões sobre Intervenção Psicossocial

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Cabe à psicologia apreender como se dá a internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, que ocorre em duas etapas. São elas:

    A) Socialização grupal e socialização institucional.

    B) Socialização primária e socialização secundária.

    C) Socialização concreta e socialização abstrata.

    D) Socialização identitária e socialização grupal.

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o (CRAS) tem papel fundamental na

    A) busca da construção de um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e o (CREAS) na referência de medidas apenas socioeducativas.

    B) referência para o atendimento apenas em famílias em situação de risco e direitos violados e o (CREAS) na referência da proteção social especial.

    C) apenas na proteção social especial e o (CREAS) na referência para o atendimento apenas com crianças, adolescentes e idosos.

    D) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.

    E) O (CRAS) tem papel fundamental de ofertar serviços de violência física, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de atividades socioeducativas e o (CREAS) na referência para atendimentos apenas aos usuários com transtorno mental.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O estresse pode ser físico, emocional ou misto. O estresse físico é associado a eventos como cirurgias, traumatismos, hemorragias e lesões em geral. O estresse emocional resulta de acontecimentos que afetam o indivíduo psíquica ou emocionalmente, sem que haja relação primária com lesões orgânicas. O estresse misto se estabelece quando uma lesão física é acompanhada de comprometimento psíquico (emocional) ou vice-versa.

II. Desenvolver uma concepção de Psicologia voltada a um compromisso social não é uma das finalidades da psicologia escolar, pois, no ambiente educacional, o psicólogo deve voltar-se para os aspectos comportamentais dos educandos, promovendo a disciplina e estimulando a adoção de padrões baseados na ordem e na obediência.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Para a Política Nacional de Assistência Social, são considerados serviços de proteção especial de alta complexidade:
1. Família Substituta. 2. Casa Lar. 3. Abordagem de rua. 4. Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) É correta apenas a afirmativa 3.

    B) É correta apenas a afirmativa 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão.
São princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:
I. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos. II. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Socialbuscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos. III. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. IV. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores. V. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que “há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos.” (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:

    A) Sem abandonar as conquistas anteriores, querse então devolver a Psicologia Social seu caráter realmente social além de sua dimensão históricocrítica e política na constituição das pessoas e das sociedades humanas.

    B) Sob a influência de outras ciências do comportamento como a antropologia e a fisiologia, conceitos e descobertas puderam ajudar a completar a história sobre o indivíduo na sociedade.

    C) Na América Latina, trabalhos desenvolvidos por Martin-Baró buscou mostrar como os diferentes conceitos não poderiam ser realinhados a serviço da solidariedade entre pessoas e da dignidade coletiva.

    D) A Psicologia Crítica é uma escola da Psicologia Social que busca fortalecer as alianças instituídas na modernidade, consolidando assim o potencial transformador da ciência.

    E) A Psicologia Comunitária e Política preocupa-se com os estudos de fatores psicossociais voltados à compreensão da sociabilidade e governança nos espaços públicos, com ênfase no fortalecimento da cidadania.

A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que "há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos." (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:

    A) Sem abandonar as conquistas anteriores, querse então devolver a Psicologia Social seu caráter realmente social além de sua dimensão históricocrítica e política na constituição das pessoas e das sociedades humanas.

    B) Sob a influência de outras ciências do comportamento como a antropologia e a fisiologia, conceitos e descobertas puderam ajudar a completar a história sobre o indivíduo na sociedade.

    C) Na América Latina, trabalhos desenvolvidos por Martin-Baró buscou mostrar como os diferentes conceitos não poderiam ser realinhados a serviço da solidariedade entre pessoas e da dignidade coletiva.

    D) A Psicologia Crítica é uma escola da Psicologia Social que busca fortalecer as alianças instituídas na modernidade, consolidando assim o potencial transformador da ciência.

    E) A Psicologia Comunitária e Política preocupa-se com os estudos de fatores psicossociais voltados à compreensão da sociabilidade e governança nos espaços públicos, com ênfase no fortalecimento da cidadania.

Para Ferreira (2014), as necessidades da comunidade se configuram pela necessidade de cada indivíduo, pelas suas igualdades e suas diferenças perante a comunidade. A respeito do trabalho do Psicólogo na comunidade, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- O diagnóstico de necessidades é uma estratégia para atingir resultados, visando auxiliar a satisfação da comunidade, do grupo, melhorando a qualidade de vida do indivíduo, e outras melhorias para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de todos. II- O trabalho a ser desenvolvido é o de amenizar, minimizar as diferenças, visando à mudança da realidade em cada indivíduo vivente na comunidade. III- São trabalhos que precisam que o profissional deixe seu espaço tradicional e incorpore os trabalhos de campo e as dinâmicas em que os indivíduos vivem ou atuam; além de também serem práticas dirigidas a grupos e relações coletivas e grupais.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) I e III, apenas.

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