Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Lista completa de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Este profissional estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções.


Conforme o código de ética profissional do psicólogo são deveres fundamentais dos psicólogos, EXCETO:

    A) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;

    B) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

    C) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    D) Comunicar ao coren e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

    E) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº010/05), para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá:

    A) Buscar obter autorização dos dois responsáveis legais, quando houver, observadas as determinações da legislação vigente.

    B) No caso da não localização dos responsáveis legais, o atendimento não deverá ser realizado e dever -se-á comunicar autoridades competentes.

    C) O psicólogo se responsabilizará pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.

    D) Na impossibilidade de contato com um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado, bem como os encaminhamentos para sua proteção.

Com base na Resolução n.° 1/1999, do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item.


Os psicólogos não podem colaborar em eventos e serviços que proponham o tratamento e a cura homossexual.

Com base na Resolução n.° 1/1999, do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item.


É papel do psicólogo contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexa?o sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminac?o?es e estigmatizac?o?es contra aqueles que apresentem comportamentos ou praticas hom ? oero?ticas.

No que concerne à Lei n. o 5.766/1971, julgue o item.


O único registro emitido pelo Conselho Regional de Psicologia é o da categoria psicólogo.

No que concerne à Lei n.° 5.766/1971, julgue o item.


São consideradas como infrações disciplinares: a transgressão do preceito do Código de Ética Profissional; o exercício da profissão quando impedido de fazê-lo; e a não realização do pagamento pontual aos Conselhos a que se esteja obrigado.

No que concerne à Lei n.° 5.766/1971, julgue o item.


As penas aplicáveis por infrações disciplinares a psicólogos podem variar entre advertências, multas, censura, suspensão do exercício profissional por até noventa dias ou cassação do exercício profissional.

De acordo com a Lei n.° 4.119/1962, julgue o item.


Ao aluno que concluir o curso de licenciado conferir-se-á o diploma de psicólogo.

De acordo com a Lei n.° 4.119/1962, julgue o item.


Para o exercício profissional, o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura é opcional ao psicólogo.

De acordo com a Lei n.° 4.119/1962, julgue o item.


São funções do psicólogo o diagnóstico psicológico, a orientação psicopedagógica e a orientação e a seleção profissional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...