Questões sobre Psicanálise

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Com base na teoria Psicanalítica de Freud assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO


() A interpretação é o processo oposto ao da elaboração onírica.

() Os sonhos apresentam dois conteúdos. O manifesto, que aparece via relato do paciente, e o latente, que se atinge através da interpretação do analista.

() O ego é o sistema do qual se originam o id e o superego.

() Freud sublinha que, ao contrário das meninas, os garotos mantêm o mesmo objeto de desejo nas fases pré-edipiana e edipiana.

() Nossa natureza bissexual é apontada por Freud como de fundamental importância para a compreensão das manifestações sexuais adultas.


Assinale a sequência CORRETA:

    A) V V F V V

    B) V V V V V

    C) V F F V V

    D) F V F V V

    E) F V F F V

As observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego (Schultz & Schultz, 2002). Acerca de cada um julgue verdadeiro ou falso: I. O Id. O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição—acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que aqui (no id) encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas" (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). É a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. II. O Ego. O ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê toma-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Como a casca de uma árvore, ele protege o id mas extrai dele a energia, a fim de realizar isto. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. III. O Superego. Esta última parte da estrutura se desenvolve não a partir do id, mas a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observaçao e formação de ideais.

    A) I e II estão corretas

    B) I e III estão corretas

    C) I, II e III estão corretas

    D) Apenas I está correta

    E) Apenas III está correta

No início da vida de uma criança, o ego é:

    A) Diferente do id, totalmente completo.

    B) Uma organização perfeita, extremamente completa.

    C) Igual ao Id, totalmente completo.

    D) Uma desorganização rudimentar, ainda extremamente incompleto.

    E) Nenhuma das alternativas.

Diante dos fragmentos estamos diante de qual mecanismo de defesa, segundo Freud (Schultz & Schultz, 2002): I. ?Todos os homens/mulheres querem apenas uma coisa? (Eu penso muito a respeito de sexo); II. ?Você nunca pode confiar num negro, num carcamano, numa vespa, num ganso selvagem, num estudante, num padre, numa mulher? (Eu quero, às vezes, tirar vantagem injusta dos outros); III. ?Posso dizer que você está furioso comigo? (Eu estou furioso com você).

    A) Introjeção

    B) Negação

    C) Regressão

    D) Formação Reativa

    E) Projeção

As observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego (Schultz & Schultz, 2002). Acerca de cada um julgue verdadeiro ou falso: I. O Id. O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição—acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que aqui (no id) encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas" (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). É a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. II. O Ego. O ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê toma-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Como a casca de uma árvore, ele protege o id mas extrai dele a energia, a fim de realizar isto. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. III. O Superego. Esta última parte da estrutura se desenvolve não a partir do id, mas a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observaçao e formação de ideais.

    A) I e II estão corretas

    B) I e III estão corretas

    C) I, II e III estão corretas

    D) Apenas I está correta

    E) Apenas III está correta

De acordo com Freud, quais os três conceitos criados para explicar o funcionamento da mente humana.

    A) Complexo de Édipo, Complexo de Castração e Nirvana.

    B) Consciente, Prazer e Desprazer.

    C) Inconsciente, Corpo e Prazer.

    D) Id, Ego e Superego.

    E) Instinto de Vida, Instinto de Morte e Instinto de Conservação.

O desenvolvimento humano se dá em oito fases ou estágios psicossociais, que vão do nascimento até a morte. Essas fases ou estágios contribuem para a formação da personalidade e, em cada um, o indivíduo atravessa uma crise que influenciará sua capacidade de resolução de problemas no decorrer da vida. Assinale a alternativa que identifica o teórico que propôs essa concepção de desenvolvimento humano.

    A) Vygotsky.

    B) Jean Piaget.

    C) Abraham Maslow.

    D) Erick Erikson

    E) Sigmund Freud.

Analise as proposições acerca da Psicologia Social no Brasil (Bock, 2007):
I. O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: sociologismo vs biologismo? (Lane, 1984a, p. 13). Porque II. Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise de cada sociedade. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade – apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história. (Lane, 1984a, p. 13).

    A) As proposições I e II são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira

    B) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira

    C) Só a proposição I é verdadeira

    D) Só a proposição II é verdadeira

    E) A proposição I é verdadeira e II é falsa, logo a segunda não justifica a primeira.

Uma paciente de 73 anos de idade, estava internada em um hospital geral da respectiva cidade, e sua internação ocorreu para tratamento com radioterapia e quimioterápico de um câncer de mama que se alastrou para outras partes do corpo, em processo de metástase. Na última internação dela, essa paciente ficou cerca de cinco meses no hospital, buscando diversas formas de terapia para seu diagnóstico. Em todo esse período, esteve acompanhada pela filha de 40 anos de idade e pelas duas netas de 24 anos e 18 anos de idade. Infelizmente, em função do avançado processo de metástase, a paciente foi a óbito. 

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Para Freud, o luto vivenciado pela filha e pelas netas da paciente do caso descrito pode ser compreendido como um conjunto de perdas reais e simbólicas, processo esse considerado não patológico.

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