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Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família.
Tendo como referência esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
O tio deve ser excluído do processo terapêutico porque parece socialmente ajustado, é produtivo e não apresenta dificuldades evidentes.
Julgue os itens a seguir, acerca da formulação de casos e comportamento ético.
Em terapia grupal, ao longo do processo de formulação de um caso, o psicólogo deve fazer sessões individuais e trazer as informações colhidas nessas sessões para interpretação pelo grupo, assumindo que já exista um pré-consentimento do paciente, visto que o formato principal do processo é grupal.
Uma estudante, de 12 anos de idade, chegou ao serviço de psicologia, acompanhada pela mãe, referindo dificuldades de aprendizagem. A menina relatou, e a mãe confirmou, que erra muito ao pontuar frases e acentuar palavras, ao somar e subtrair e que não memoriza dados de história e geografia. Além disso, a menina relatou dificuldade para permanecer sentada durante uma aula inteira e a mãe queixou-se de que a filha não fazia as refeições sem se levantar da mesa pelo menos três vezes, que quebrava e perdia muitos objetos e que era desobediente. A psicóloga levantou a hipótese de que a menina pudesse ser portadora de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação hipotética apresentada, os comportamentos descritos são incompatíveis com TDAH do tipo combinado.
Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família.
Tendo como referência esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A avó deve ser excluída do processo terapêutico por ser idosa e paralítica, sem condições de auxiliar nas necessidades e na tomada de decisões da família.
Julgue os itens a seguir, acerca da formulação de casos e comportamento ético.
As experiências traumáticas devem ser mencionadas na formulação do caso somente depois que o paciente se mostrar confortável com o terapeuta, não constituindo, portanto, um tópico de avaliação.
Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos
adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem.
apresentam excessiva diminuição de tamanho, referindo-se a sentimentos de menos valia, inibição intelectual, social e bloqueio.
apresentam figuras pequenas em uma folha com mais outras figuras.
permanecem à esquerda da folha, em tamanho médio
os gráficos permanecem à direita da folha, em tamanho próximo ao médio.
Uma estudante, de 12 anos de idade, chegou ao serviço de psicologia, acompanhada pela mãe, referindo dificuldades de aprendizagem. A menina relatou, e a mãe confirmou, que erra muito ao pontuar frases e acentuar palavras, ao somar e subtrair e que não memoriza dados de história e geografia. Além disso, a menina relatou dificuldade para permanecer sentada durante uma aula inteira e a mãe queixou-se de que a filha não fazia as refeições sem se levantar da mesa pelo menos três vezes, que quebrava e perdia muitos objetos e que era desobediente. A psicóloga levantou a hipótese de que a menina pudesse ser portadora de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O tipo de TDAH mais comum entre meninas é o tipo desatento.
Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família.
Tendo como referência esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Se, eventualmente, algum membro dessa família deixar de cumprir uma tarefa proposta no contexto terapêutico, o psicólogo não terá a seqüência planejada, mas obterá outras informações relevantes sobre essa família e seu funcionamento.
Julgue os itens a seguir, acerca da formulação de casos e comportamento ético.
Na abordagem cognitiva, a avaliação é um passo inicial que inclui as histórias familiar e social e requer a coleta de dados junto aos familiares, independentemente da autorização do paciente.
A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes
para avaliar a dominância de membros inferiores, nas quais observa-se a preferência do indivíduo para chutar e pisar com um ou outro pé.
que pretende por em evidência a organização perceptivo motriz através da cópia de figuras fáceis.
motóricos destinados a avaliar a habilidade manual, que incluem provas de pontilhado.
de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.
que visam avaliar a estruturação temporal através de provas de reprodução de estruturas rítmicas, tendo sido utilizadas por Stambak em uma investigação sobre dislexias.
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