Questões sobre Psicologia da Saúde

Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente de 50 anos de idade chegou desacompanhado ao serviço de emergência com febre alta, cefaleia aguda, náuseas, diarreia, vermelhidão nos olhos e mal-estar geral há oito dias. Foi imediatamente internado na enfermaria de clínica médica e diagnosticado, por exame sorológico, com leptospirose. Com o agravamento do quadro, foi admitido na unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento das funções vitais, estando sedado. O Serviço Social contatou familiares, mais especificamente, uma filha de 28 anos de idade, que foi ao hospital e contou que o paciente tem três outros filhos mais novos, e que apenas um deles, o mais novo, de 22 anos de idade, tem contato frequente com o pai. A filha contou que tem horror ao pai e que considera que a doença atual é merecida, uma vez que o paciente é travesti e trabalha em shows performáticos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É papel da Psicologia no contexto da UTI identificar o membro do grupo familiar que tem recursos internos mais preservados para aliança com a equipe durante o percurso da internação.

Um paciente de 30 anos de idade sofreu acidente automobilístico com colisão frontal, produzindo fraturas complexas. Após intervenção cirúrgica de emergência, deu entrada na unidade de terapia intensiva (UTI). O paciente tem histórico de boa saúde, boa forma física, suporte social operacional e emocional satisfatório. Apesar do bom prognóstico, o paciente afirma que a UTI é um lugar para aguardar a morte, que nada na vida dele vai bem, que não vem recebendo cuidados bons o suficiente, que as pessoas o tempo inteiro mentem para ele. As falas do paciente têm um tom provocador, arrogante, desafiador e depreciativo. A equipe assistencial, exausta em termos de argumentação educada e racional, tende a contra-atacar.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A situação exige avaliação e intervenção da Psicologia com o objetivo de manejar as relações e, por consequência, a estadia.

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


É função da psicologia conter familiares que manifestem insatisfações com a prestação de cuidados paliativos, uma vez que tais tipos de manifestações se constituem preditores do desenvolvimento de morbidade psicológica.

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


Tendo em vista a responsabilidade dos familiares do paciente em cuidados paliativos, é importante que os profissionais sigam o posicionamento da família quanto à decisão de comunicar ou não o diagnóstico ao paciente.

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


É relevante ter clareza de que, ao se optar por implementar uma abordagem de cuidados centrada na família – particularmente em contextos de fim de vida –, se aumenta o risco de desenvolvimento de respostas desajustadas pré e pós-morte do doente.

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


O atendimento do psicólogo em cuidados paliativos precisa ser objetivo e, por isso, evita-se levantar os antecedentes psiquiátricos do paciente e (ou) dos respectivos familiares.

No que se refere à estratégia saúde da família (ESF), à atenção básica e à atuação do psicólogo nesses programas, assinale a opção correta.

    A) A ESF objetiva promover a qualidade de vida da população e intervir em fatores que possam colocar a saúde em risco.

    B) A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com sua visão integral e equânime, deve ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

    C) A ESF é composta por equipe multiprofissional obrigatória e minimamente composta por um médico especialista em saúde da família, dois enfermeiros ou técnicos de enfermagem e três agentes comunitários.

    D) O trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é fundamentada em uma lógica assistencial integral positivista biológica para o atendimento das necessidades da população.

    E) O trabalho do psicólogo dentro da atenção básica ocorre nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), em uma perspectiva multidisciplinar e de flexibilização de constructos biomédicos tradicionais.

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


A intensidade das atuações em cuidados paliativos é inversamente proporcional à reversibilidade do quadro clínico.

Historicamente no Brasil, o cuidado hospitalar seguiu o modelo biomédico-hegemônico, centrado em procedimentos tecnológicos que produziam uma atenção fragmentada e desarticulada e que se organizava em função da demanda espontânea. Tal modelo provocou, ao longo de décadas, o empobrecimento da dimensão cuidadora, gerando insatisfação dos usuários, ineficiência e ineficácia dos serviços e baixo impacto na assistência (BRASIL, 2013). Sobre a atuação do profissional de psicologia nesse contexto, é incorreto afirmar:

    A) É necessário que a(o) psicóloga(o) conheça a legislação referente à área em que irá atuar, para garantir uma participação baseada nos princípios legais, éticos e políticos de sua profissão.

    B) A atenção deve ser feita por equipe multiprofissional e o hospital deve concentrar sua assistência nas atividades altamente especializadas, buscando o processo de desospitalização e a formação de redes e associações de cuidados, garantindo a continuidade destes em outros pontos de atenção das RAS.

    C) A Atenção Hospitalar deverá ser baseada nos pressupostos da clínica ampliada e na gestão da clínica

    D) A Clínica Ampliada é um modelo de atenção à saúde baseado no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais.

    E) A gestão da clínica ampliada põe ênfase nos sujeitos envolvidos, nas relações estabelecidas, no cuidado seletivo à saúde e nos consequentes processos de aprendizagem, concebidos no trinômio atenção à saúdegestão-educação.

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


É papel do psicólogo conhecer e intervir em preditores de distress mórbido, depressão, ansiedade, somatização e luto antecipatório complicado nos familiares de doentes oncológicos terminais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...