Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da psicologia da saúde e de suas contribuições no processo saúde-doença, julgue os itens seguintes. O processo saúde-doença se configura como condição disposta em um continuum de desenvolvimento do indivíduo, embora os conceitos de saúde e doença sejam compreendidos como qualitativamente diferentes pela psicologia da saúde.
Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A falta de identificação com o trabalho e a de reconhecimento pelos colegas podem fomentar a competição e provocar conflitos entre os profissionais que integram equipes de saúde.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
Quando um cônjuge adoece cronicamente e torna-se dependente dos cuidados do outro, é comum que o casal desenvolva maior união e perceba a relação conjugal como mais plena e satisfatória.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
O impacto de uma doença crônica na vida do doente é maior quando a doença é mais grave do que quando implica limitações, demanda de tempo para tratamento e mudanças múltiplas na rotina diária.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
Quando uma criança é hospitalizada, sua experiência pode ser mais positiva ao tratamento e a seu processo desenvolvimental se ela puder expressar suas emoções e medos, manipular brinquedos imitativos ou objetos utilizados nos diferentes procedimentos, desde que esteja sob supervisão psicológica.
Julgue os itens subsecutivos acerca da assistência psicológica e do processo de adoecimento.
A intervenção psicológica em paciente cardíaco enfartado e em sua família, durante a hospitalização e nos meses seguintes, favorece o controle da ansiedade e da depressão, que costumam se tornar permanentes no histórico clínico desses doentes e familiares.
Julgue os próximos itens, acerca de psicologia da saúde e comportamentos de saúde.
Um paciente diagnosticado como portador de HIV que começa a ingerir bebidas alcoólicas em excesso e manter relações sexuais mais frequentemente e sem proteção demonstra um estilo de enfrentamento proativo, centrado no problema.
José e Maria são casados há 12 anos. José é alcoolista e seu consumo de álcool aumentou e diminuiu ao longo dos anos de casado, sem nunca ocorrer um período de abstinência maior que dois meses, quando ele ingressava em um programa de Alcoólicos Anônimos. Maria, desgastada com o sofrimento decorrente da situação já pediu a separação, mas José não aceitou e propôs a realização de psicoterapia de casal, prometendo, também, deixar de beber. Maria aceitou o pedido, alertando que seria a última tentativa. Os dois, então, iniciaram a psicoterapia comportamental de casais.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 61.
O casal deve ser esclarecido de que fatores genéticos aumentam a vulnerabilidade individual à dependência química e que, por essa razão, as substâncias psicoativas afetam de modo diferenciado o cérebro e o comportamento dos indivíduos.
No contexto da saúde mental, uma estratégia assumida pelo Ministério da Saúde desde 1994, internacionalmente reconhecida como alternativa pragmática e eficaz no campo da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, vem sendo utilizada também no campo do tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, busca resgatar o usuário em seu papel autorregulador, sem a exigência imediata e automática da abstinência, e incentivando-o à mobilização social.Essa estratégia vem permitindo que as práticas de saúde acolham, sem julgamento, as demandas de cada situação, de cada usuário, ofertando o que é possível e o que é necessário, sempre estimulando a sua participação e seu engajamento, reconhecendo cada usuário em suas singularidades, traçando estratégias voltadas para a defesa da vida, e aumentando o grau de liberdade e de corresponsabilidade daquele que está se tratando. Tal estratégia trata-se do (a):
Redução de danos.
Internação compulsória.
Psicodiagnóstico.
Serviços residenciais terapêuticos.
O Triângulo Letal de Schneiderman é composto por fatores predisponentes para o suicídio, entre os quais se verificam:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...