Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à interconsulta (consultation-liaison psychiatry), julgue os itens subsequentes.
As mudanças na estrutura física e nos procedimentos das unidades de terapia intensiva para evitar a ocorrência dos quadros de delirium estão entre algumas das conquistas, avanços e benefícios que a interconsulta acarretou à medicina.
As conferências nacionais e as normas legais enfatizam que a atenção à saúde das populações indígenas, embora integrada ao Sistema Único de Saúde SUS , exige uma operacionalização específica. A criação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs expressa uma diferenciação quanto ao seguinte princípio norteador do SUS:
estatização
relativização
federalização
descentralização
desmedicalização
Com relação à interconsulta (consultation-liaison psychiatry), julgue os itens subsequentes.
Com a interconsulta, o oncologista compreende mais precisamente o estado psíquico, cultural e social do paciente e, dessa forma, o paciente participa ativamente de seu próprio tratamento, porém, delegando ao médico e ao tratamento a responsabilidade por sua plena recuperação.
Em consonância com o paradigma da Reforma Psiquiátrica, Amarante e Torre defendem, quanto aos novos programas, projetos e serviços, a implantação de processos avaliativos caracterizados pela complexidade. Nesse sentido, rejeitam a adoção da seguinte metodologia:
etnográfica
qualitativa
institucional
epidemiológica
Acerca de temas de interesse à psico-oncologia, julgue os itens de 47 a 51.
A noção de que o corpo e a mente são partes de um organismo e que a saúde é fruto desse equilíbrio entre as partes do indivíduo, e desse com o meio ambiente, desenvolveu-se a partir de estudos da década de 1940, os quais apontaram que as mulheres deprimidas apresentavam maior incidência de câncer.
Conforme Costa-Rosa, alguns aspectos que caracterizam o paradigma denominado Modo Psicossocial são:
reconhecer o papel da família no processo de adoecimento; fragmentar os cuidados ao usuário por meio de setorializações
valorizar o sujeito do sofrimento como agente do tratamento; conceber a loucura como um fenômeno social
criticar a medicina como promotora de biopoder; verticalizar o sociograma na estratiticação programática do organograma
enfatizar a determinação orgânica dos problemas; incluir alcoolismo, drogadição e neuroses graves no modelo curativo da psicose
centrar as intervenções na medicação e na figura do doente; utilizar modelos pedagógicos e assistencialistas com as famílias dos usuários
Acerca de temas de interesse à psico-oncologia, julgue os itens de 47 a 51.
Entre os fatores que influenciam a aceitação e adaptabilidade da mulher com câncer de mama incluem os psicológicos e psicossociais que cada mulher traz para a situação de tratamento, os relacionados ao próprio diagnóstico do câncer, como o estágio da doença, tratamentos disponíveis, respostas e evolução clínica e o contexto cultural no qual as opções de tratamento são oferecidas.
De acordo com Sarraceno, um exercício pleno de cidadania e também de plena contratualidade no cenário das relações familiares, da rede social e do trabalho com valor é o que define o seguinte processo:
prevenção primária
desabilidade essencial
reabilitação psicossocial
invenção da cordialidade
desinstitucionalização da violência
Acerca de temas de interesse à psico-oncologia, julgue os itens de 47 a 51.
O objetivo do tratamento do câncer é não só obter a cura, mas também minimizar a incidência de complicações relacionadas com os tratamentos, potencializando uma qualidade de vida tão longa quanto possível.
Nos Estados Unidos da América, a política de desospitalização associada à criação de serviços psiquiátricos alternativos ao asilo criou o fenômeno da porta giratória (revolving door). Esse fenômeno se caracteriza pela:
emergência de deambulantes recém-desospitalizados em busca de seus referenciais identitários
redução do tempo das internações psiquiátricas associada a um significativo aumento em sua frequência
transferência de técnicos de saúde do asilo para os novos serviços, aliada a constantes pedidos de retransferência
desinstitucionalização da velhice asilada coincidindo com uma crescente demanda de ambulatorização do corpo ainda produtivo
formação de grupos reivindicadores de melhores condições de trabalho com envolvimento de ex-pacientes, familiares e técnicos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...