Questões sobre Psicologia da Saúde

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Lúcia tem 12 anos de idade, é de nível socioeconômico médio e reside com os pais e dois irmãos de 9 e de 10 anos. Diagnosticou-se que Lúcia tem um tipo de câncer que está sendo tratado inicialmente com quimioterapia e que, se necessário, será tratado com cirurgia. A criança está apresentando náusea, recusa alimentar e ansiedade antecipatória às sessões de quimioterapia. Desde que houve o diagnóstico, o pai tem referido dores no estômago e a mãe tem tido excessiva queda de cabelos e muita dor de cabeça. Os pais estão temerosos sobre o resultado do tratamento, ansiosos, insones, inapetentes, irritados e pouco disponíveis para realizar atividades rotineiras com os outros filhos. O caçula da família começou também a recusar refeições, fazer demandas para dormir no quarto dos pais e seu rendimento escolar caiu muito no último bimestre. A avó materna, uma senhora aposentada, saudável e bem disposta, ofereceu-se para passar uma temporada na casa da família e ajudar com as demandas da rotina doméstica, do tratamento e das outras crianças. Os pais de Lúcia recusaram a ajuda porque não queriam expor a mãe e sogra ao estresse gerado pela experiência do câncer na família.

Acerca do caso hipotético relatado, julgue os itens que se seguem.

A náusea associada a alimentos após o início da quimioterapia é o resultado de um condicionamento clássico em que a droga citotóxica é o estímulo incondicionado, e o sabor e o odor dos alimentos são estímulos condicionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Lúcia tem 12 anos de idade, é de nível socioeconômico médio e reside com os pais e dois irmãos de 9 e de 10 anos. Diagnosticou-se que Lúcia tem um tipo de câncer que está sendo tratado inicialmente com quimioterapia e que, se necessário, será tratado com cirurgia. A criança está apresentando náusea, recusa alimentar e ansiedade antecipatória às sessões de quimioterapia. Desde que houve o diagnóstico, o pai tem referido dores no estômago e a mãe tem tido excessiva queda de cabelos e muita dor de cabeça. Os pais estão temerosos sobre o resultado do tratamento, ansiosos, insones, inapetentes, irritados e pouco disponíveis para realizar atividades rotineiras com os outros filhos. O caçula da família começou também a recusar refeições, fazer demandas para dormir no quarto dos pais e seu rendimento escolar caiu muito no último bimestre. A avó materna, uma senhora aposentada, saudável e bem disposta, ofereceu-se para passar uma temporada na casa da família e ajudar com as demandas da rotina doméstica, do tratamento e das outras crianças. Os pais de Lúcia recusaram a ajuda porque não queriam expor a mãe e sogra ao estresse gerado pela experiência do câncer na família.

Acerca do caso hipotético relatado, julgue os itens que se seguem.

O câncer é uma doença crônica e fatal, por isso o psicólogo que assumir os cuidados dessa família terá como objetivo principal prepará-la para a perda da criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a conceitos e práticas da psicologia da saúde.

A qualidade de vida da pessoa acometida por doença crônica é mais comprometida que a de alguém que sofre de doença aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos a conceitos e práticas da psicologia da saúde.

O termo medicina comportamental descreve com mais propriedade as técnicas e procedimentos psicológicos utilizados pelo psicólogo ao intervir no processo saúde-doença do que o termo psicologia da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os Estágios de prontidão para mudança de Prochaska e Di Clemente em relação ao uso abusivo do álcool, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Período de Pré-contemplação é aquele que a pessoa não enxerga motivos para mudar seu padrão de consumo de álcool. O psicólogo não poderá ajudá-lo uma vez que ele não se vê com necessidade para isso, devendo encaminhá-lo para outros profissionais da Equipe da Saúde da Família.

II. Contemplação: posição marcada pela ambivalência, ou seja, a pessoa ainda não está convencida da necessidade de se tratar. Embora o psicólogo não possa atuar muito, deverá agendar um retorno próximo e solicitar auxílio da família.

III. Determinação: o indivíduo já percebeu que necessita mudar o padrão de uso do álcool, mas tem dificuldade de tomar alguma medida prática nesse sentido. Nesse caso, o psicólogo deverá fornecer opções de estratégia para o paciente e ajudar na execução.

IV. Manutenção: o paciente já modificou seu hábito de beber, porém a recaída é uma ameaça. Nessa fase, o psicólogo poderá enfatizar os ganhos com a mudança e utilizar estratégias de prevenção de recaída.

V. Recaída: por algum motivo, o paciente voltou a beber. Aqui o psicólogo deverá esclarecer que a recaída faz parte do processo de cura e que, em geral, o paciente volta a percorrer as etapas de melhora de maneira mais rápida e menos sofrida.

  • A. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • B. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • C. Somente as afirmativas II, III e V estão corretas
  • D. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Você é o psicólogo mais novo contratado para atuar no NASF, no município de Londrina. Dentre às Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde irá atuar, uma delas chama atenção pelo relato dos agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF): “A maioria” da população masculina acima de 15 anos da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde faz uso abusivo de álcool, além do envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas, uso e abuso de drogas ilícitas. Pensando em Projeto de Saúde para esse território (PST), na área da saúde mental, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha a sequência correta para que este projeto tenha êxito:

I. Definir objetivos da equipe de saúde e estabelecer ações efetivas para alcançá-los.

II. Compreender o processo histórico e social singular do território.

III. Identificar atores sociais importantes para o projeto.

IV. Identificar área e/ou população vulnerável ou em risco.

V. Justificar a priorização da área e/ou população.

  • A. I – II – III – IV – V
  • B. II – I – IV – V – III
  • C. IV – III – V – II – I
  • D. IV – V – II – III – I
  • E. V – II – III – I – IV

“Uma história clínica mais completa, sem filtros, tem uma função terapêutica em si mesma, na medida em que situa os sintomas na vida do Sujeito e dá a ele a possibilidade de falar, o que implica algum grau de análise sobre a própria situação. Além disso, esta anamnese permite que os profissionais reconheçam as singularidades do Sujeito e os limites das classificações diagnósticas”.

Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a denominação da anamnese acima descrita e a ação atribuída ao NASF.

  • A. Anamnese psi direcionada – Projeto Terapêutico Singular e Equipe matricial.
  • B. Anamnese ampliada – Clínica ampliada e Projeto Terapêutico Singular.
  • C. Anamnese clínica intervencionista – Equipe de referência e clínica ampliada.
  • D. Anamnese ampliada – Equipe de referência e Projeto Terapêutico Singular.
  • E. Anamnese psi direcionada – Clínica ampliada e Projeto Terapêutico Singular.

“Matriciar é realizar intervenções coletivas, discussões conjuntas, atendimentos compartilhados, articulações intersetoriais. Essa é a base, o alicerce da nossa prática” (Henriette Mourão- Psicóloga).

Seguindo o pressuposto dessa afirmação sobre matriciamento, assinale a alternativa correta sobre o papel do psicólogo do NASF na Assistência materno-infantil:

I. Realizar, conjuntamente com as equipes de Saúde da Família (equipes de SF), a articulação com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços da rede de saúde mental, além de outras entidades e instituições como conselhos tutelares, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conselhos de direitos etc., para um trabalho integrado nos casos necessários.

II. Auxiliar os profissionais das equipes quanto à compreensão dos aspectos psicológicos (emoções, afetos, relações) relacionados a períodos de crise no ciclo de vida como adolescência, gestação, nascimento, menopausa, adoecimento, envelhecimento, morte e outros.

III. Capacitar as equipes de SF a identificar sinais, sintomas e comportamentos que apontam para possíveis problemas emocionais de interação e comunicação na gestação, na relação mãe/bebê e entre os cuidadores e a criança até cinco anos, além de auxiliar a intervenção em saúde mental por meio de discussão de casos, orientações, consulta conjunta, entre outros.

IV. Apoiar as equipes de SF na identificação e na construção de intervenções preventivas para situações no território que possam favorecer o desenvolvimento de adoecimento psíquico, tais como: violência doméstica e/ou urbana, desastres naturais, imigração.

V. Diagnosticar, tratar/controlar as intercorrências clínicas na gestação e/ou doenças crônicas, além de definir os indicadores prioritários para avaliar as ações de atenção à saúde da mulher na gestação, assim como pactuar as metas com as equipes de SF.

  • A. Todas as afirmativas estão corretas.
  • B. Somente a afirmativa V está incorreta.
  • C. Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • D. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • E. Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

São ações de responsabilidade de todos os profissionais que compõem os NASF, EXCETO:

  • A. Identificar, em conjunto com as Equipes Saúde da Família e a comunidade, as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas cobertas.
  • B. Desenvolver coletivamente, com vistas à intersetorialidade, ações que se integrem a outras políticas sociais, como: educação, esporte, cultura, trabalho, lazer, entre outras.
  • C. Acolher os usuários e humanizar a atenção, visto que esta é uma atribuição exclusiva das Equipes Saúde da Família que são a porta de entrada do usuário no sistema, portanto, responsáveis pelo acolhimento do usuário.
  • D. Promover a gestão integrada e a participação dos usuários nas decisões, por meio de organização participativa com os Conselhos Locais e/ou Municipais de Saúde.
  • E. Identificar, em conjunto com as ESF e a comunidade, o público prioritário em cada uma das ações.

Segundo o dicionário de língua portuguesa Michaelis, 2013, Sinergia pode ser entendido como a simultaneidade de forças que cooperam entre si. Nesse sentido, no tocante ao processo de trabalho do NASF e da Equipe Saúde da Família, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Na relação entre gestor, equipe de saúde da família e equipe do NASF, deve imperar a flexibilidade, tanto para os critérios como para as próprias atividades do apoiador, ou seja, tudo isso deve ser considerado de forma dinâmica e sempre sujeita a reavaliação e reprogramação.
  • B. Um aspecto-chave no processo de trabalho do NASF, por se tratar de equipe multiprofissional é o de ser responsável por elaborar plano terapêutico aos usuários independente se ordenados pela equipe saúde da família.
  • C. A rigor, as equipes do NASF terão dois tipos de responsabilidades: sobre a população e sobre a equipe de saúde da família.
  • D. O desempenho do NASF deverá ser avaliado não só por indicadores de resultado para a população, mas também por indicadores de resultado da sua ação na equipe.
  • E. O NASF deve realizar ações multiprofissionais e transdisciplinares, desenvolvendo a responsabilidade compartilhada.
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