Lista completa de Questões sobre Psicologia Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Refletindo sobre o trabalho do psicólogo no hospital, entende-se que a otimização do tempo, a racionalização da tarefa e número de pessoas atendidas se tornam critérios fundamentais para melhor organização do trabalho. Levando-se em conta essas necessidades, o trabalho grupal deve ser a escolha preferencial de modalidade de atendimento, pois
A inserção do psicólogo em serviços de oncologia é realidade nos dias atuais para serviços tanto públicos quanto privados. Julgue os próximos itens acerca da justificativa para essa inserção.
Técnicas psicológicas favorecem o treinamento de pacientes como participantes ativos, corresponsáveis por seus tratamentos e reabilitação do câncer.
Em relação ao trabalho nas equipes de saúde, julgue os itens a seguir.
As equipes multiprofissionais apresentam baixo desempenho sempre que questões institucionais se sobrepõem às dimensões técnicas.
Uma das grandes dificuldades em saúde é a clara definição e avaliação do que é normal e do que considerado patológico. Na prática da psicologia hospitalar, essa dificuldade é ampliada, pois há necessidade de se considerarem fatores adicionais para o diagnóstico. Dai os quadros que se apresentarem serem considerados sob quatro categorias: normais, patológicos, reativos e esperados. Dado esse contexto, é correto afirmar:
I. Agitação psicomotora, depressão, choro compulsivo que se seguem ao luto por perda de ente querido não são parâmetros para se identificar a insanidade mental.
II. Privação sensorial por si só não é potente o suficiente para desencadear desorientação temporo-espacial que, quando se apresenta, conduz a um diagnóstico de psicose.
III. Perda de apetite, distúrbios de sono, decorrentes de ansiedade, que antecedem uma cirurgia não são psicopatológicos.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmativa II.
Somente a afirmativa III.
Somente as afirmativas I e II.
Somente a afirmativa I.
Somente as afirmativas I e III.
O psicólogo no hospital:
Tem sua prática voltada para a avaliação e acompanhamento psicológico do paciente internado.
É um administrador da equipe de saúde.
É um conselheiro de pacientes e equipe de enfermagem.
Tem sua prática voltada para a organização do hospital.
Todas as alternativas estão corretas.
Sendo a saúde um campo transdisciplinar, a maioria das ações é realizada em equipe ou grupo. Uma das atividades do psicólogo é participar do desenvolvimento de equipes no contexto hospitalar. Muitos teóricos estudaram o desenvolvimento dos grupos. Porém, tornou-se clássica a concepção de que todos os grupos apresentam três zonas de necessidades interpessoais: inclusão, controle e afeição. O autor dessa teoria é:
Lewin.
Schutz
Lundgren.
Bennis
Alderfer.
Julgue os itens seguintes, relativos a estresse, seus efeitos e tratamento entre profissionais de saúde.
O fato de que parte da demanda diária no trabalho hospitalar não pode ser evitada ou controlada é um dos responsáveis pelo alto nível de estresse entre profissionais de saúde.
Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.
Ao atender portadores de condições crônicas progressivas e irreversíveis ou pessoas em cuidados paliativos, é adequado que o psicólogo use suas próprias convicções religiosas para orientar os pacientes, com o objetivo de construir e enriquecer o repertório de enfrentamento de cada paciente.
Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.
Ao fazer assistência psicológica em ambientes médico-hospitalares, o psicólogo deve evitar oferecer ao paciente os detalhes dos objetivos e dos procedimentos a serem realizados, a fim de reduzir a ansiedade e as expectativas não realísticas sobre o alcance do tratamento.
Julgue os itens de 88 a 93, considerando os aspectos éticos do trabalho do psicólogo lotado em uma instituição hospitalar do sistema público de saúde.
Ao receber pacientes homossexuais, o psicólogo deve oferecer a eles a oportunidade de tratar sua orientação sexual, com o objetivo de recuperar a heterossexualidade, em algum momento antes, durante ou após o tratamento da queixa primária que motivou a busca de psicoterapia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...