Questões sobre Psicopatologia

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Em consonância com alterações da imagem corporal ou do esquema corporal em alguns transtornos mentais, relacione a segunda coluna com a primeira.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. II, I, III, IV.
  • B. II, III, IV, I.
  • C. I, II, III, IV.
  • D. IV, III, II, I.

No ano de 2014, o país assistiu estarrecido às revelações sobre a trama que resultou na morte do menino Bernardo Boldrini. “A promotora de justiça Dinamárcia Maciel relembrou o momento em que Bernardo foi até o Ministério Público pedir para que tirassem sua guarda do pai. (...) Em audiência em 31 de janeiro, no entanto, o pai Leandro entrou em consenso com a Justiça e prometeu dar a Bernardo a chave de casa, um cachorro e outros pedidos, além da promessa de melhorar o ambiente familiar. “Ele disse que ia tentar se reconciliar com o filho. Mas contra psicopatas não há rede de prevenção imune”, salientou Dinamárcia.” (Fonte: g1.globo.com)

São características do transtorno de personalidade antissocial:

  • A. a teatralidade nas emoções e a hipersensibilidade às críticas;
  • B. a falta de empatia e a superficialidade emocional;
  • C. a tendência ao isolamento e a afetividade limitada;
  • D. os sentimentos crônicos de vazio e a impulsividade;
  • E. as desconfianças infundadas e a falta de remorso.

No que se refere ao processo do luto, julgue os itens que se seguem. A vivência do luto em decorrência de morte traumática pode desencadear transtornos comórbidos com o transtorno do luto complexo persistente, como, por exemplo, o transtorno depressivo maior e o transtorno por uso de substâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um dos problemas de saúde mental mais associados à vitimização por violência. Ele atinge crianças, adolescentes e adultos após experiência pessoal, testemunho ou conhecimento de eventos que põem em risco a vida ou a integridade física, própria ou de outros. Apesar da alta prevalência do TEPT na população geral, nem todas as pessoas que experienciam um mesmo evento traumático desenvolvem o transtorno.

Estudos sobre os fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento do TEPT revelam que:

  • A. intervenções psicoterápicas após o evento estressor concorrem para a prevenção do desenvolvimento do TEPT;
  • B. estratégias cognitivas e comportamentais de evitação das lembranças constituem fatores de proteção;
  • C. a resiliência e o precário apoio social após o trauma são fatores de risco no desenvolvimento dos sintomas desadaptativos;
  • D. a exposição a situações traumáticas prévias diminui o impacto do trauma e é um fator de proteção para o TEPT;
  • E. existe um risco maior de desenvolvimento do TEPT na população vítima de desastres naturais na comparação com a violência urbana.

No que se refere ao processo do luto, julgue os itens que se seguem. O luto configura-se como um estressor psicossocial grave que pode precipitar um episódio depressivo maior, contribuindo para maior risco de sofrimento, prejuízos na vida social, laboral, além de ideação suicida e sentimentos de desvalia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.

A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.

A ideação suicida apresentada por essa paciente, não associada a um estado de delirium, pode indicar o início do desenvolvimento de um transtorno de comportamento suicida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.

A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.

A paciente em questão apresenta um quadro de transtorno de luto complexo persistente, visto que o tempo transcorrido do falecimento do esposo, as reações e os pesares persistentes ultrapassaram o período de seis meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi o termo proposto por Richard Gardner, na década de 80, para descrever os casos em que a criança ou o adolescente são programados a repudiar o genitor alvo da alienação por sentimento de mágoa, ressentimento ou vingança do genitor dito alienador. Sobre a SAP, é correto afirmar que:

  • A. o alienador coloca-se como emocionalmente forte, fazendo com que a prole se alinhe em seu favor e contra o outro genitor;
  • B. nas situações de falsa denúncia de abuso sexual, o alienador tende a ficar desapontado ao saber que a criança não foi violentada;
  • C. a campanha denegritória contra o genitor alvo da alienação inicia-se depois da separação, não sendo configurada como tal durante a união conjugal;
  • D. os conflitos de lealdade exclusiva podem ocorrer em todas as idades, mas os filhos de 9 a 13 anos de idade são mais flexíveis em seus julgamentos morais;
  • E. dentre os padrões de comportamento do alienador, há o de viajar sem os filhos e deixá-los com outras pessoas que não o outro genitor, mesmo que isso seja justificado.

Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.

A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.

Caracterizam um quadro de transtorno disruptivo da desregulação do humor os seguintes sintomas apresentados pela paciente: humor deprimido, perda de interesse ou de prazer em atividades, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o Manual Prevenção do Suicídio (2006), dirigido a profissionais das equipes de saúde mental, lançado pelo Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/Área Técnica de Saúde Mental), os estudos têm demonstrado que indivíduos que padecem de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar possuem maior risco para suicídio. As equipes dos Centros de Atenção Psicossociais − CAPS são responsáveis pelo cuidado de pessoas que, em grande proporção, padecem de alguns desses transtornos. Por estarem em contato próximo e duradouro com os pacientes em risco de suicídio, seus familiares e sua comunidade estão em posição privilegiada para avaliação e criação de estratégias de reforço da “rede de proteção

  • A. mental”.
  • B. social”.
  • C. física”.
  • D. cognitiva”.
  • E. educacional”.
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