Lista completa de Questões sobre Psicopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um servidor que sofria de ansiedade devido a demandas trabalhistas procurou atendimento psicoterápico a fim de tratar essa condição. Ele informou que fazia uso de álcool e cigarro para obter relaxamento e lidar melhor com as atividades do cotidiano. Relatou, ainda, que não tinha conhecimento técnico para realizar tarefas solicitadas a ele em seu trabalho e informou que sofria assédio por parte de sua chefia. A avaliação inicial desse servidor revelou a dependência de álcool e recaídas anteriores.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Acerca de pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.
A prevalência de transtornos psicológicos, tais como ansiedade e sintomas depressivos, em pacientes acometidos por cardiopatias não é significativa em amostra clínica.
O _____________________ caracteriza-se por uma variedade de alterações em áreas emocionais, comportamentais e cognitivas do ser humano. Os sinais podem ser humor deprimido, perda ou diminuição de prazer e interesse, energia reduzida, ideias de culpa e de inutilidade, distratibilidade, pensamentos de morte, de suicídio e de menosprezo, desesperança, alterações de sono, de apetite e de psicomotricidade (MAIA, 2012).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.
A prevenção dos processos depressivos é intervenção crucial, uma vez que pacientes menos deprimidos têm maiores chances de aderirem ao uso da medicação prescrita e se engajarem em comportamentos mais saudáveis.
Determinado paciente apresenta um padrão persistente e inflexível que abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. Ele relata dificuldades de adaptação social que lhe causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo. Diz que guarda rancores persistentemente, desconfia das pessoas e não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo. Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações não são da conta de ninguém. Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.
Considerando-se que esse paciente não apresenta outros sintomas além dos mencionados, é correto afirmar que, nesse caso, o diagnóstico mais provável é de transtorno da personalidade
Um paciente relata medo e ansiedade constantes há mais de um mês em situações corriqueiras da vida. Apresentando semblante bastante triste, relata que tem uma visão constante de estar sendo avaliado negativamente pelas pessoas ao seu redor, que se sente embaraçado e que tem medo de ser humilhado, ou rejeitado, ou ofender os outros. Ele apresenta ataques inesperados de medo e ansiedade recorrentes quando se encontra em festas ou quando apresenta trabalhos na faculdade.
Nesse caso, o paciente apresenta sintomas característicos do
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...