Lista completa de Questões sobre Psicopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do psicodiagnóstico diferencial dos transtornos de adaptação e das reações ao estresse, julgue os itens a seguir.
Os transtornos de adaptação (CID-X: F43.2) caracterizam-se por um estado de sofrimento emocional subjetivo que entrava o desempenho social, em razão da adaptação a uma mudança existencial ou a um acontecimento estressante, como o luto, ou crise do desenvolvimento, como a escolarização, a aposentadoria, o hospitalismo da criança, excluindo o transtorno ligado à angústia de separação na infância.
A respeito do psicodiagnóstico diferencial dos transtornos de adaptação e das reações ao estresse, julgue os itens a seguir.
A reação aguda ao estresse (CID-X: F43.0), ou fadiga de combate é transitória, pode desaparecer em alguns dias ou horas, se manifestando de início por um estado de aturdimento, desorientação, taquicardia, ondas de calor, e ocorre apenas quando não se manifesta nenhum outro transtorno mental em seguida a um estresse excepcional.
Julgue os itens a seguir acerca da psicofarmacologia.
São indicações privilegiadas para uma prescrição de anfetaminas, como os antidepressivos tricíclicos, seja dexedrine ou alprazolam, os pacientes com depressão decorrente de uma doença orgânica e os pacientes idosos com apatia.
A respeito de psicopatia e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
No Brasil, o PCL-R (psychopathy checklist-revised) é o único instrumento adaptado e publicado para a avaliação da psicopatia.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.
Uma exigência ideal do ponto de vista ético, mas que dificilmente é colocada em prática, é a atualização profissional em relação ao conhecimento científico, assim como a familiarização com as técnicas e suas respectivas potencialidades e limites interpretativos no psicodiagnóstico.
Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico diferencial.
O comportamento de evitação e as compulsões são muito comuns nos casos de transtorno obsessivo-compulsivo; nas fobias, não se verifica ocorrência de obsessões ou compulsões.
Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico diferencial.
A depressão e a melancolia, manifestações da mesma estrutura psíquica, apresentam os seguintes sintomas: negativismo, falta de ânimo, fantasias autodestrutivas e distúrbios somáticos.
Quanto ao sofrimento psíquico e suas relações com a intersubjetividade no contexto de saúde mental, assinale a alternativa incorreta.
As teorias psicodinâmicas consideram o sofrimento como estruturante da personalidade; logo, não é patológico em si mesmo.
O adoecimento mental depende do modo pelo qual o sujeito usa estratégias de mobilização psíquica e social para suportar e superar o sofrimento.
A frustração é um dos fatores que desencadeiam sofrimento; ela ocorre em função das dificuldades em se aceitarem as diferenças individuais mais do que da realidade imposta pelo contexto sociocultural.
A racionalização é um mecanismo de defesa apropriado ao enfrentamento do sofrimento psíquico.
O sofrimento grave é típico das psicoses.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
O transtorno esquizotípico de personalidade (TEP), por se tratar de um transtorno crônico, não possui escalas que possam avaliar a predisposição de populações não clínicas à psicose.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
Depressão psicótica, depressão pós-parto e depressão sazonal são exemplos de depressão maior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...