Lista completa de Questões sobre Psicopatologia do trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diversos estudos avaliam a correlação entre características pessoais, interpessoais e organizacionais e a ocorrência de perturbações relacionadas ao estresse.
A literatura sobre o tema indica que
Dentre as formas práticas de que uma organização de trabalho dispõe para prevenir a ocorrência de perturbações relativas ao estresse, figura a(o)
Uma consequência severa do estresse é a estafa ou síndrome de Burnout, classificada no CID-10 como Esgotamento, cujas características principais são as seguintes:
Os fatores psicossociais da DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) estão relacionados aos aspectos subjetivos da organização do trabalho e como eles são percebidos pelos trabalhadores. Como exemplos desses fatores, pode-se citar:
I. ausência de autonomia e pressões cotidianas.
II. aspectos relativos à carga e ao ritmo de trabalho.
III. percepção do ambiente social e técnico do trabalho.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Na busca da explicação de diversos fenômenos dentro e fora das organizações, é comum a criação de modelos, buscando explicar como as variáveis relevantes para a ocorrência de um determinado fenômeno estão relacionadas. Os Modelos de Cooper e colaboradores, de Karasek e de Lazarus e Folkman foram desenvolvidos com os objetivos de explicar
De acordo com Spector (2005 Psicologia nas organizações), existem cinco agentes mais comuns na produção de ferimentos e doenças no trabalho. Assim, além de doenças infecciosas e substâncias tóxicas, podem ser citados
Uma das formas de abuso de poder no ambiente de trabalho mais em evidência é o assédio sexual.
O assédio sexual se define como
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere à Psicopatologia do Trabalho é correto afirmar:
I. Uma das abordagens da Psicopatologia do Trabalho refere-se ao sofrimento psíquico, tendo como eixo o estudo dos processos psíquicos mobilizados pelo sofrimento no trabalho, estabelecendo um nexo entre a clínica das afecções mentais e a atividade laboral.
II. Os estudos mais recentes apontam para a necessidade de encontrar o "sujeito" na relação "sujeito-trabalho", considerando a probabilidade de que um determinado tipo de trabalho facilite ou não a ocorrência de uma determinada psicopatologia.
III. É necessário entender o "processo de adoecimento do trabalhador" e não as "doenças do trabalho" sob pena de nessa incompreensão do foco alienar o sujeito de seu adoecimento.
IV. Aspectos da ordem do concreto e da ordem da subjetividade em concomitância, atuam na direção do adoecimento do indivíduo, apontando para a crença de que o "mundo interno" do indivíduo é "povoado" por contextos muito mais atuais do que lembranças sinestésicas da infância ou das figuras introjetadas dos pais.
O correto está em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas
II e III, apenas.
I, II, III e IV
Indicadores de situação estressante podem ser detectados no indivíduo, nos grupos e nas organizações. Três indicadores que permitem o diagnóstico dessa situação em grupo são:
greves, atrasos constantes nos prazos e absenteísmo.
competição não saudável, grande dependência do líder e perda de tempo com discussões inúteis.
grande nível de tensão, altas taxas de doenças e sabotagem.
sobrecarga voluntária de trabalho, irritabilidade constante e grande dependência do líder.
vínculos empobrecidos, alta rotatividade de funcionários e insegurança nas decisões.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As seguintes afirmativas dizem respeito aos estudos sobre psicopatologia do trabalho desenvolvidos por Christophe Dejours:
I - O autor investigou o medo e afirma que este está presente em todos os tipos de ocupações profissionais, inclusive nas tarefas repetitivas e nos trabalhos de escritório.
II - O risco de acidentes é geralmente coletivo, na maioria das situações de trabalho onde vários operários colaboram para a realização da tarefa.
III - Alguns ramos de atividades tais como a indústria petroquímica, dos trabalhos em profundidades e a construção civil geram um medo permanente nos empregados dada ao seu nível de periculosidade.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...