Questões sobre Psicoterapias

Lista completa de Questões sobre Psicoterapias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo da reforma psiquiátrica, a desospitalização, o movimento de crítica e reforma na psiquiatria, configuraram nova realidade na qual um número cada vez maior de pessoas passou ser assistida em serviços extra-hospitalares. As famílias passaram a ser estimuladas e pressionadas a assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus membros doentes, o que gerou a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos mais complexos e eficazes para enfrentar as necessidades da presença dos pacientes psiquiátricos no espaço social. Considerando as abordagens terapêuticas direcionadas ao trabalho com famílias, relacione as colunas abaixo:

I- Em linhas gerais essas intervenções privilegiam a resolução de conflitos interpessoais a partir da elucidação das motivações inconscientes dos membros da família.
II- Metodologia de cuidado na qual todos os integrantes de um determinado grupo familiar podem explorar suas dificuldades em um ambiente acolhedor e protegido. A ação terapêutica é centrada no grupo e cada membro é um agente terapêutico potencial para os demais. Os terapeutas passam a compartilhar com todo o grupo a responsabilidade pela superação dos conflitos.
III- Valoriza-se, nesta abordagem, a narrativa da história de vida dos sujeitos, em sua pluralidade e em sua potencialidade, para gerar múltiplas narrativas e contextos de interpretação, sem privilegiar a ilusão de uma narrativa principal. O trabalho terapêutico de elaboração das histórias passa a ser visto como um espaço para a construção de novos sentidos para a desconstrução de outros.

(_)Psicodrama (_)Terapias Familiares sistêmicas (_)Terapias Familiares de Abordagem Psicanalítica

Assinale a alternativa com a ordem CORRETA, de cima para baixo:

    A) I, III, II

    B) II, III, I

    C) III, II, I

    D) III, I, II

Indique a alternativa que apresenta característica de uma resistência a mudança passiva:

    A) Auxílio e apoio caloroso; cooperação; cooperação sob pressões da gerência; aceitação.

    B) Não aprender; trabalhar de acordo com as regras fazendo somente o que é mandado; racionalizar recusas; aceitação aparente, depois voltar para formas antigas.

    C) Indiferença; apatia; perda de interesse pelo trabalho; espera; fazer aquilo que for necessário.

    D) Fazer o menos possível; reduzir o ritmo de trabalho; retraimento pessoal; cometer "erros"; causar danos.

A não-diretividade confundiu-se com o "laissez-faire", embora Rogers nos advertiu de tal falsidade, já que a "não direção" refere-se essencialmente à abstenção de juízos de valor, mas não à ausência de compreensão, apoio e incluso ajuizamentos que possam lograr a definição vital do cliente. No entanto, para evitar confusões, Rogers substituiu o conceito de "não diretividade" pelo de "centrado no cliente", mais indicativo do processo e do seu arraigo na experiência vivida pelo sujeito. (RODRIGUES, 2014). A partir do seu conhecimento sobre a teoria humanista de Carl Rogers indique a alternativa abaixo que é FALSA.

    A) A terapia centrada na pessoa ancora-se numa imagem positiva da humanidade que é considerada.

    B) Na terapia centrada na pessoa o terapeuta desempenha o papel de um facilitador que ajuda o cliente a encontrar as suas próprias respostas, partindo do pressuposto que o cliente conhece melhor a si mesmo.

    C) Rogers descreveu o processo terapêutico como "solidário"e não como "restaurador".

    D) Na terapia centrada na pessoa ao cliente pode até identificar os seus problemas porém não participa, nem determina, como será o desenrolar da terapia e seu direcionamento.

Somada à qualidade da relação terapeuta-cliente, existem condições necessárias que poderão promover a mudança psicoterapêutica e garantir o sucesso da terapia. Assinale a alternativa que NÃO apresenta tal condição:

    A) Que a comunicação ao cliente da compreensão empática do terapeuta e da consideração positiva incondicional seja efetivada, pelo menos num grau máximo.

    B) Que o terapeuta esteja congruente ou integrada na relação.

    C) Que o terapeuta experiencie consideração positiva incondicional pelo cliente.

    D) Que o terapeuta experiencie uma compreensão empática do esquema de referência interno do cliente e se esforce por comunicar esta experiência ao cliente.

Quanto a motivação, é uma característica de autorrealizadores, que de acordo com Maslow tratam-se estes de pessoas emocionalmente saudáveis e que possuem, EXCETO:

    A) Intolerância e não aceitação dos outros.

    B) Interesse social.

    C) Criatividade e originalidade.

    D) Resistência a pressões sociais.

Sobre os modelos de psicoterapia, assinale a alternativa correta.

    A) A psicanálise é um método psicoterápico que possui como regra fundamental a interpretação por parte do terapeuta do material inconsciente.

    B) Para Lewin, o objetivo da psicoterapia de grupo é reunir todos os integrantes face a face em torno de uma tarefa e de um objetivo comum.

    C) As técnicas mais diretivas podem ser utilizadas na terapia de família e possuem como objetivo a reestruturação familiar e / ou a aquisição de capacidades operativas que a família não possui.

    D) O questionamento socrático, que consiste no questionamento das evidências que sustentam a lógica do pensamento, é uma técnica frequentemente utilizada nas terapias comportamentais.

Quem é o grande autor da Psicologia que fundou a abordagem psicoterapêutica conhecida como Logoterapia?

    A) Friederich Salomon Perls.

    B) Carl Rogers.

    C) Viktor Emil Frankl.

    D) Jeffrey Young.

    E) Burrhus Frederic Skinner.

A técnica de Aconselhamento, segundo a abordagem proposta por Carl Rogers, afirma, como um dos princípios básicos com respeito à atuação do orientador, que este

    A) compreende as vivências reveladas pelo orientando e expressa sua opinião e aconselha o melhor para o orientando.

    B) aceita o orientando, mas dirige a entrevista e dirige as ações ou a conversa.

    C) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.

    D) estabelece metas e responsabilidades das decisões pertencentes ao orientando, a fim de estabelecer imediato rapport.

    E) pretende dirigir as ações ou a conversa, a fim de que possa modificar a conduta do orientando.

A Terapia Racional Emotiva Comportamental foi criada por:

    A) Albert Ellis.

    B) Gordon Allport.

    C) Kurt Lewin.

    D) Alfred Binet.

    E) Edward Thorndike.

Uma pessoa com medo de avião e com muita dificuldade para falar e expressar suas opiniões em público buscou psicoterapia para tratar essas condições.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, a respeito de técnicas psicoterápicas.

    A) É adequado o uso da dessensibilização sistemática para o tratamento das duas queixas apresentadas.

    B) A técnica de relaxamento é inadequada para treinar a expressão de opiniões, porque, estando relaxada, a pessoa não vivencia adequadamente as variáveis causadoras de ansiedade nas interações sociais.

    C) A psicoeducação é apropriada para tratar o medo de avião, desde que não sejam mencionadas as condições técnicas de segurança e manutenção das aeronaves.

    D) O treinamento assertivo é indispensável no tratamento da fobia de avião.

    E) A inoculação do estresse é uma técnica adequada às duas situações, porque trata os eventos temidos sem que ocorra nenhuma resposta fisiológica de estresse durante a terapia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...