Questões sobre Saúde Mental

Lista completa de Questões sobre Saúde Mental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Assim, por duplo da doença mental é entendido tudo aquilo que se constrói em termos institucionais em torno do internado: é a face institucional da doença mental, que é construída a partir da negação da subjetividade do louco, da negação das identidades, a partir da objetivação extrema da pessoa enquanto objeto de saber. (...)” (AMARANTE, Paulo D. C. O Homem e a Serpente. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz, 1996. P.85) Sobre o tema, assinale a alternativa ERRADA:

    A) O primeiro e mais fundamental ato terapêutico envolve o enfrentamento do duplo do sujeito, revelando e sistematizando sinais e sintomas, possibilitando sua avaliação diagnóstica.

    B) O duplo da doença mental se sobrepõe à doença, que surge como consequência do processo de institucionalização, que homogeneíza, objetiva e serializa a todos que nela se inserem.

    C) O processo de desconstrução do conceito de doença mental aponta para a busca e identificação da estruturação do duplo da face institucional da doença, que encobre o sujeito.

    D) O duplo da doença mental, na instituição, é constituído por um conjunto de formas de lidar, olhar, sentir o internado, a partir daquilo que se supõe ser o louco e sua loucura.

Na Política de Saúde Mental do Brasil encontramos instituições destinadas a acolher pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente, sendo consideradas também os usuários abusivos de álcool e drogas como tais pessoas. Qual o local, ou seja, Centro de Atendimento, de âmbito ambulatorial, específico para o atendimento destas pessoas?

    A) Serviços residenciais terapêuticos.

    B) CAPSad.

    C) CAPSi.

    D) CAPS.

Com relação à prevenção ao suicídio, analise:
( ) Para o Conselho Federal, a atuação de psicólogos na prevenção ao suicídio não deve extrapolar as intervenções estritamente individuais e evitar a compreensão das condições de vida;
( ) O papel da psicologia é acolher e ressignificar esses sofrimentos, a partir do entendimento de como são produzidos nas instâncias sociais, históricas e culturais, sempre em diálogo com outros campos do saber;
( ) Ao debater o suicídio, se deve desconsiderar o atual cenário político brasileiro, de retrocessos na Política de Saúde Mental, com o retorno à lógica manicomial e a alteração na Lei de Drogas, que permite a internação involuntária de usuários de drogas sem a necessidade de autorização judicial, reforçando o modelo de abstinência e das comunidades terapêuticas em detrimento da Política de Redução de Danos e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD);
( ) As práticas de exclusão social em curso nas políticas públicas devem ser consideradas no contexto do sofrimento mental e prevenção aos suicídios.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correto:

    A) V – F – V – F.

    B) F – V – F – V.

    C) V – V – F – F.

    D) F – V – V – F.

    E) V – F – F – V.

Analise as afirmativas a seguir, sobre a atenção à crise e os serviços de saúde mental, abordada por Amarante (2007).



I. No contexto da atenção psicossocial, a crise é entendida como uma situação de grave disfunção do indivíduo, que ocorre exclusivamente em decorrência da doença, sendo necessárias a contenção da pessoa e a administração de medicamentos intravenosos.


II. Os serviços de atenção psicossocial devem ter uma estrutura rígida e organizada administrativamente para lidar com as doenças no momento da crise.


III. Os CAPS III funcionam em municípios com população acima de 200 000 habitantes e oferecem leitos de atendimento à crise.


IV. Os serviços de atenção psicossocial procuram dispor de operadores de diversas categorias profissionais, inclusive os de fora da área da saúde, como artistas plásticos e artesãos.



Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I e II, apenas.

    B) III e IV, apenas.

    C) IV, apenas.

    D) I, II, III e IV.

Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:

    A) O trabalho com grupos na Atenção Básica, associado ao campo da saúde mental, pode superar o aspecto da normalização do cuidado a pacientes com sofrimento emocional significativo, quando a formação de grupos se dá por tipologia de sofrimento psíquico.

    B) Na condução do grupo, deve-se buscar a diversidade grupal, reconhecendo e fazendo-se reconhecer os sujeitos como pertencentes a um território comum.

    C) Ao considerar o grupo como lugar de abordagem, deve-se enfatizar o encontro entre os sujeitos singulares em permanente produção de si e do mundo.

    D) A grupalidade pode produzir efeitos na vida social dos sujeitos entendendo os motivos do sofrimento para além da doença e produzindo novos suportes no território.

Sobre as principais características, o processo de surgimento e o legado da reforma sanitária brasileira, assinale a alternativa incorreta.

    A) As narrativas em torno da reforma sanitária brasileira localizam, como regra, a origem do movimento no contexto da segunda metade dos anos 1970, período que coincide com a criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e, três anos depois, com a criação da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

    B) O Simpósio de Política Nacional de Saúde estabeleceu princípios centrais que seriam adotados pela reforma sanitária, como o direito universal à saúde.

    C) A Abrasco e o Cebes defenderam as políticas de controle das doenças, notadamente transmissíveis, a promoção da saúde, a melhoria da qualidade geral de vida e a divisão da saúde em pública e previdenciária.

    D) Tanto o movimento médico como o popular tiveram, segundo a perspectiva da reforma, grande importância na ampliação da discussão sobre a reforma da saúde. Eles ajudaram a formatação do movimento sanitário, em especial a partir da atuação dos grupos organizados na oitava do Conselho Nacional de Saúde, embora, a partir de meados da década de 1980, ambos os movimentos tenham enfraquecido.

A Lei nº 10. 216, de 06 de abril de 2001, trata fundamentalmente:

    A) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

    B) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, mas estimula o tratamento em regime hospitalar e pessoas com necessidades especiais.

    C) Dos direitos e da proteção das pessoas idosas e com transtornos mentais, além de estimular o tratamento em regime não comunitário.

    D) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.

    E) Dos direitos e da proteção das pessoas com transtornos mentais, pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais em regime de internações, sem garantia de sigilo nas informações prestadas.

Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)


(Walison Douglas, 2010, artigo adaptado).


A psicologia Clínica aplicada às instituições foi, em suma, um apelo contra as condições amorais das clínicas psiquiátricas, bem como a necessidade de uma higienização moral, o que veio a ser conhecida como higienização mental.

O alienismo e a teoria da degenerescência introduziram concepções da loucura e da saúde social que possibilitaram uma revolução psiquiátrica e um tratamento verdadeiramente mais humano. Pode-se dizer, como afirmam alguns autores, que instituições brasileiras, tais como: O Hospício de Juquery, O hospital Nacional de Alienados, a Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro e as Ligas da Higiene Mental foram instituições que, se não foram o alicerce da reforma psiquiátrica, e logo, da humanização da psicologia clínica institucional, foram, pelo menos, idealistas em prol desta mudança.

A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a ideia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela, e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve, ainda, considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica – incluindo medicamentos – de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

O CAPS vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

Esta definição institui a grande importância destes centros de reabilitação e atendimento para toda a população, remontando de forma equipada e humanizada a valorização do indivíduo enquanto ser humano e enquanto paciente
Leia o texto 'Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A psicologia clínica aplicada às instituições impede e dificulta a higienização moral, o que veio a ser conhecida como higienização mental, conforme sugere o texto.

II. As informações presentes no texto permitem inferir que o CAPS vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também as famílias deles, para que lhes sejam tolhidas as capacidades de agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)


(Walison Douglas, 2010, artigo adaptado).


A psicologia Clínica aplicada às instituições foi, em suma, um apelo contra as condições amorais das clínicas psiquiátricas, bem como a necessidade de uma higienização moral, o que veio a ser conhecida como higienização mental.

O alienismo e a teoria da degenerescência introduziram concepções da loucura e da saúde social que possibilitaram uma revolução psiquiátrica e um tratamento verdadeiramente mais humano. Pode-se dizer, como afirmam alguns autores, que instituições brasileiras, tais como: O Hospício de Juquery, O hospital Nacional de Alienados, a Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro e as Ligas da Higiene Mental foram instituições que, se não foram o alicerce da reforma psiquiátrica, e logo, da humanização da psicologia clínica institucional, foram, pelo menos, idealistas em prol desta mudança.

A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a ideia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela, e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve, ainda, considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica – incluindo medicamentos – de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

O CAPS vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

Esta definição institui a grande importância destes centros de reabilitação e atendimento para toda a população, remontando de forma equipada e humanizada a valorização do indivíduo enquanto ser humano e enquanto paciente
Leia o texto 'Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Após a análise do texto, é possível inferir que o CAPS deve considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica – incluindo medicamentos – de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros.

II. O texto sugere que a psicologia clínica aplicada às instituições foi, em suma, o maior reforço em favor das condições amorais das clínicas psiquiátricas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)


(Walison Douglas, 2010, artigo adaptado).


A psicologia Clínica aplicada às instituições foi, em suma, um apelo contra as condições amorais das clínicas psiquiátricas, bem como a necessidade de uma higienização moral, o que veio a ser conhecida como higienização mental.

O alienismo e a teoria da degenerescência introduziram concepções da loucura e da saúde social que possibilitaram uma revolução psiquiátrica e um tratamento verdadeiramente mais humano. Pode-se dizer, como afirmam alguns autores, que instituições brasileiras, tais como: O Hospício de Juquery, O hospital Nacional de Alienados, a Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro e as Ligas da Higiene Mental foram instituições que, se não foram o alicerce da reforma psiquiátrica, e logo, da humanização da psicologia clínica institucional, foram, pelo menos, idealistas em prol desta mudança.

A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a ideia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela, e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve, ainda, considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica – incluindo medicamentos – de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

O CAPS vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

Esta definição institui a grande importância destes centros de reabilitação e atendimento para toda a população, remontando de forma equipada e humanizada a valorização do indivíduo enquanto ser humano e enquanto paciente
Leia o texto 'Psicologia Clínica aplicada às Instituições (CAPS)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Após a análise do texto, é possível concluir que o CAPS deve proporcionar o cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

II. O CAPS realiza ações que reduzem a capacidade de prestação de serviços de reabilitação e atendimento para a população, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...