Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das teorias da personalidade, julgue o item a seguir


A teoria do traço fatorial-analítico, de Raymond Cattell baseia-se na perspectiva de análise dos processos semi-inconscientes, que sustentariam um conjunto de traços simbólicos da personalidade de uma pessoa. A teoria afirma, ainda, que esses traços são resultado de um processo que se inicia no Édipo e estrutura-se ao fim da adolescência, consagrando a personalidade adulta.

Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.
Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.

    A) O acasalamento ocorre quando o grupo busca proteção no líder.

    B) O ataque e fuga ocorre quando o grupo alterna movimentos de agressão e fuga em relação ao coordenador ou aos seus próprios problemas.

    C) A identificação ocorre quando os membros do grupo se identificam com um líder ou com o seu ideal.

    D) A dependência ocorre quando o grupo não consegue realizar suas ações, mas se sente culpado e posterga sua atividade.

Sob a pressão de excessiva ansiedade, o ego, às vezes, é forçado a tomar medidas extremas para aliviar a pressão. Essas medidas são chamadas de mecanismos de defesa. Sobre os mecanismos de defesa de Freud, é INCORRETO afirmar que

  • A. todos os mecanismos de defesa negam, falsificam ou distorcem a realidade.
  • B. na projeção, a fonte de ansiedade é atribuída aos impulsos primitivos do indivíduo.
  • C. as principais defesas são a repressão, a projeção, a formação reativa, a fixação e a regressão.
  • D. os mecanismos de defesa operam inconscientemente, de modo que a pessoa não tem consciência do que está acontecendo.

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. Podemos afirmar, então, em relação ao aparelho psíquico, EXCETO:

  • A. Para compreender a constituição do superego é necessário introduzir a ideia de sentimento de culpa.
  • B. O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego.
  • C. O superego origina-se com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se às exigências sociais e culturais.
  • D. O id não constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se “localizam” as pulsões: de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente na primeira teoria são atribuídas ao id, que é regido pelo princípio do prazer.

A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.

  • A. Consanguínea, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • B. Consanguínea, punaluana, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • C. Consanguínea, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • D. Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

Freud foi, provavelmente, o primeiro teórico da psicologia a enfatizar os aspectos desenvolvimentais da personalidade e, em particular, o papel decisivo dos primeiros anos do período de bebê e da infância, como formadores da estrutura de caráter básica da pessoa. Na verdade, Freud considerava que a personalidade já estava muito bem formada pelo final do quinto ano de vida e que o desenvolvimento subsequente era praticamente a elaboração dessa estrutura básica. Chegou a tal conclusão com base em suas experiências com pacientes que se submetiam à psicanálise. Para ele, a personalidade se desenvolve em respostas a algumas fontes de tensão; assinale-as.

  • A. Processo de crescimento psicológico; conflitos; e, ameaças.
  • B. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; e, conflitos.
  • C. Processo de crescimento psicológico; frustações; e, ameaças.
  • D. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; conflitos; e, ameaças.

O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A motivação não resulta dos ganhos financeiros.
  • B. Os melhores trabalhadores devem ser selecionados e treinados no novo “método melhor”.
  • C. Os métodos de trabalho podem ser cientificamente planejados visando à eficiência, o que resulta em “um método melhor” para se executar uma tarefa.
  • D. Deve haver uma atmosfera íntima e cordial de cooperação entre a administração e os trabalhadores; a administração e os trabalhadores devem compartilhar a responsabilidade pelo planejamento e pela condução do trabalho.

De acordo com o referido fragmento de texto e em relação ao construto da personalidade nos estudos da psicologia das diferenças individuais, assinale a afirmativa correta.

  • A. A investigação das diferenças de personalidade é influenciada pelos genes ou pelo ambiente; os autores usam testes fatoriais que são aplicados em pessoas geneticamente idênticas (gêmeos).
  • B. A teoria de Eysenck constitui um indicador de referência e é utilizada internacionalmente para analisar o problema de determinar até que ponto as diferenças de personalidade são herdadas ou são produtos das condições socioambientais.
  • C. Os projetos de pesquisa, voltados a encontrar dados acerca de como as condições socioambientais em que vivemos influenciam na expressão da personalidade, têm se intensificado na tentativa de explicitar um conjunto de testes baseados em evidências psicométricas.
  • D. Os escores de indivíduos com diversos graus de parentesco genético e ambiental, provenientes de testes, são submetidos a diferentes tipos de análise estatística visando realizar as correspondentes estimativas quanto ao peso da influência de ambos os fatores nas diferenças de personalidade.

George Kelly propõe uma teoria na qual um dos conceitos centrais é o de constructo pessoal. Esse conceito fez com que a teoria de Kelly se diferenciasse das demais teorias de personalidade, sendo referenciada, por vezes, como teoria cognitiva, teoria comportamental e, em outros momentos, como teoria existencial ou teoria fenomenológica. Sobre a teoria de personalidade proposta por George Kelly, assinale a afirmativa correta.

  • A. Todas as pessoas antecipam acontecimentos devido ao fato de todos serem capazes de interpretar ou atribuir significados a esses acontecimentos, eventos e experiências vivenciadas.
  • B. Os significados pessoais são conceitos da teoria de Kelly que abrangem relações interpessoais, percepção de si e dos demais indivíduos, acolhimento e incondicionalidade, congruência e consciência de si.
  • C. Os significados dinâmico, estrutural e de desenvolvimento da teoria de Kelly explicitam um arcabouço inato ao indivíduo, provido de dispositivos que orientam repostas e demais eventos que se seguem, bem como a possibilidade de recorrência das mesmas em um dado contexto social.
  • D. Todas as pessoas constituem fatores dinâmicos em suas relações psicológicas, com diversas dimensões, os quais delimitam uma extensão vital que envolve todos esses fatores para a expressão de uma pessoa ou grupo, sendo, portanto, essencialmente operacionais e voltados para o bem-estar.

Considerando as abordagens psicodinâmicas para a compreensão do sujeito nas suas relações sociais, julgue os itens a seguir. O eu mínimo é construído excepcionalmente pela frustração em função das idiossincrasias e do confronto com a realidade imposta pela cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...