Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Bergeret (1998), o testemunho visível da maneira como, basicamente, uma pessoa se estrutura em termos psíquicos denomina-se:
personalidade.
mecanismos de defesa.
sintoma.
caráter.
normalidade.
De acordo com Bergeret (1998), pode-se captar com segurança a estrutura de personalidade de uma pessoa através do registro de observações sobre os seguintes comportamentos:
reações episódicas mórbidas.
múltiplas respostas de natureza ontogenética.
reações psicossomáticas precoces.
respostas projetivas em forma de alucinações.
atitudes repetitivas diante da realidade.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
Considerando-se o que Sigmund Freud informa nos textos Psicopatologia da vida cotidiana, Análise de uma fobia em um menino de cinco anos e Neurose e psicose, é INCORRETO afirmar que
a expressão histeria de angústia é usada, pelo autor, como sinônimo de fobia, pois essa estrutura psicológica é muito semelhante à da histeria, distinguindo-se dela por, apenas, um ponto — o fato de que, na histeria de angústia, a libido, que é liberada do material patogênico pela repressão, não se converte, ou seja, não se desvia da esfera mental para uma somatização, mas é posta em liberdade na forma de ansiedade.
a formação de substituições e contaminações ocorrentes nos lapsos da fala é um co-meço do trabalho de deslocamento e pode ser encontrada em atividade, de forma se-melhante, quando da construção de chistes.
a neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o id, ao passo que a psicose é o desfecho análogo de um distúrbio semelhante entre o ego e o mundo externo, embora os delírios psicóticos funcionem como um remendo exatamente no lugar em que apa-rece uma fenda na relação do ego com o mundo externo.
três condições são necessárias para o esquecimento de um nome acompanhado de uma ilusão de memória: certa predisposição para esquecer o nome; um processo de supressão realizado um pouco antes; e a possibilidade de se estabelecer uma associa-ção externa entre o nome em questão e o elemento previamente recalcado.
Freud descreve cinco tipos de resistência do sintoma à cura. São resistências provenientes, EXCETO:
do recalque.
do sofrimento.
da transferência.
do ganho secundário da doença.
O processo de associação livre é o processo através do qual, por meio do discurso e da palavra, pode-se acessar o inconsciente do sujeito e o sujeito do inconsciente. Em relação à associação livre, ocorre:
uma arbitrariedade na ligação entre significante e significado, que permite o acesso ao inconsciente do sujeito.
um encadeamento de idéias que denotam, antes de tudo, as resistências do sujeito ao tratamento através da palavra.
uma escolha de signos lingüísticos mutáveis e imutáveis que revelam a contradição lingüística da língua.
uma seleção, algo que se desenrola em uma sucessividade que permite diferenciar a noção de tempo psíquico da noção de tempo real e que permite definir os circuitos do desejo.
Birman (In: Cirino, 2001) considera que o sujeito é "infantil por vocação", uma vez que o infantil revela sua posição de desamparo frente à "exigência de trabalho da pulsão". Esse estudioso chegou a essa conclusão:
a partir de M. Klein, que afirma que a criança vivencia um complexo de Édipo precoce.
a partir de M. Klein, que propõe a posição depressiva da criança como estruturante do psiquismo adulto.
a partir de Freud, que diz, após 1920, que o infantil é o que não pode ser erotizado e que é regulado por um além do princípio do prazer.
a partir de Freud, que, nos seus estudos sobre a sexualidade infantil, propõe a característica "perversa polimorfa" da criança.
O desejo foi repensado por Lacan, a partir de Freud, como uma dimensão da experiência subjetiva, e, como tal, constitutivo do sujeito. O desejo, como cerne da mediação analítica, é estudado por Lacan, nos vários modos descritos abaixo, EXCETO:
O desejo como identidade.
O desejo como interpretação.
O desejo como desejo do analista.
O desejo como desejo de reconhecimento.
As afirmativas a seguir se referem a uma determinada abordagem teórica e suas implicações na educação:
"A aprendizagem é um processo de atualização de estruturas cognitivas pré-formadas, mediante a organização e reorganização do campo perceptivo".
"O indivíduo é ativo nesse processo (de aprendizagem) e o meio ambiente passivo, uma vez que o indivíduo é que, mediante suas estruturas, impõe uma organização e reorganização perceptual a esse meio". (Cunha Coutinho e Moreira, 1997)
A abordagem teórica a que se referem as afirmativas é:
Teoria da Gestalt.
Teoria Comportamentista.
Teoria Interacionista de Wallon.
Teoria Interacionista de Jean Piaget.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como situação motivadora, julgue os itens a seguir, referentes ao transtorno bipolar.
Idéias de referência e paranóia são comuns em episódios de mania irritáveis.Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como situação motivadora, julgue os itens a seguir, referentes ao transtorno bipolar.
A bipolaridade é fator de risco para o abuso de substâncias psicotrópicas, que, por sua vez, agrava o curso da bipolaridade, embora não possa ser estabelecida uma relação causal entre as duas condições.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...