Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Lista completa de Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trabalho com famílias, de acordo com as contribuições da Antropologia, há de se levar em consideração que este grupo social não pode ser pensado da mesma forma em todo lugar e ao longo dos tempos. Relacionado a isto está que o conceito e os modos de relação das famílias variam conforme a categoria social.
Complete as sentenças com: (1) FAMÍLIAS POBRES, (2) FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS e (3) FAMÍLIAS ABASTADAS ECONOMICAMENTE.
Entre ________ prevalece a família como linhagem, pois estas famílias são orgulhosas de seu patrimônio, prevalecendo entre elas um espírito corporativista. As _______ abraçam em espírito e em prática a família nuclear. São identificadas com a modernidade e pensando no bem do núcleo pai e filhos, tenderiam a cortar os elementos estranhos e potencialmente perturbadores. Para _______ o conceito de família está ancorado nas atividades domésticas do dia-a-dia e nas redes de ajuda mútua. Nas ______ pessoas acabam sacrificando seus projetos individuais ou os de seu núcleo familiar para salvar indivíduos problemáticos da rede extensa de parentes.

    A) 3 – 2 – 1 – 2.

    B) 3 – 1 -- 2 – 1.

    C) 2 – 2 – 1 – 1.

    D) 3 – 2 – 1 – 1.

Nos espaços institucionais é corrente a adoção de atividades grupais, seja para o atendimento das pessoas nos serviços, seja no desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores que constituem tais serviços. Desenvolvido por Pichón Rivière, os chamados grupos operativos são um tipo de atividade grupal, que transcendem a ação formal de ensino, tem efeitos de transformação nos sujeitos, podendo ser usados, inclusive, para fins terapêuticos em face da sua potência na transformação do sofrimento psíquico.


Indique a correta relação entre os conceitos básicos sobre grupos operativos.


1 - TAREFA

2 - SURGIMENTO PORTA VOZ

3 - VERTICALIDADE

4 - ESQUEMA CONCEITUAL REFERENCIAL OPERATIVO


( ) É compreendida em nível consciente, porém, implica numa dimensão afetiva que existe no inconsciente do grupo. O grupo deverá ser facilitado para estar na sua direção.

( ) É o surgimento de experiências e circunstâncias pessoais de um membro do grupo em face do trabalho grupal.

( ) É a anunciação de algo latente ou implícito, sem consciência por parte de seu emissor de sua significação grupal. Denuncia a enfermidade grupal.

( ) É o conjunto de conhecimentos e experiências de cada participante do grupo, expressado pela forma como ele pensa e atua no mundo, resultando na sua ação e integração no grupo.



    A) 3 – 1 – 2 – 4.

    B) 1 – 3 – 2 – 4.

    C) 1 – 2 – 3 – 4.

    D) 4 – 3 – 2 – 1.

Para a Escola Estrutural, que trata sobre a questão da Sistêmica Familiar, e para ele a família é um sistema que se define em função dos limites de uma organização hierárquica. O sistema familiar diferencia-se e executa suas funções através de seus subsistemas. A partir desta premissa apresente a alternativa que NÃO condiz com tal concepção.

    A) Na terapêutica indicada pela Escola Estrutural a medida em que a terapia evolui, o terapeuta coloca questões, identifica os padrões transacionais e as fronteiras, levanta hipóteses sobre os padrões disfuncionais e obtém assim um mapa familiar.

    B) As fronteiras de um subsistema são as regras que definem quem participa de cada subsistema e como participa. Para que o funcionamento familiar seja adequado, estas fronteiras devem ser rígidas.

    C) Quando as regras colocadas no sistema são quebradas há então o surgimento de Meta-regras que devolverão o equilíbrio ao sistema.

    D) Quando as fronteiras são difusas, as famílias são aglutinadas e assim sendo famílias saudáveis emocionalmente possuem fronteiras claras.

A literatura sobre a educação de crianças com altas habilidade/superdotação nos apresentam seis principais características que podem servir para generalizar o perfil de um ambiente familiar. Assinale a alternativa que NÃO representa uma destas seis generalizações.

    A) Os pais definem como modelo, para os filhos, padrões altos de desempenho, além de expressarem alta expectativa em relação ao rendimento ou à produção dos filhos.

    B) As crianças com altas habilidades/superdotação crescem em ambientes "pobres".

    C) Os pais sabem conceder independência aos filhos, ao mesmo tempo em que monitoram seu desenvolvimento.

    D) As famílias são centradas nos filhos, sendo o foco da família voltado para assegurar que seus filhos recebam treinamento, desde tenra idade, no domínio o qual tenha manifestado talento.

Leia com atenção:
( ) Para viver em grupos, é preciso estabelecer certas regras, que servem para garantir a previsibilidade, regularidade, e a transmissão de conhecimento, ou seja, o que e como deve ser internalizado. As regras oferecem segurança e atendem a duas funções: social e psicológica, podendo inclusive compor nosso estilo de personalidade;
( ) Nascemos sem uma predeterminação biológica. Portanto, os grupos devem ter regras para limitar as possibilidades do que podemos ser e fazer. Com isso, podemos ter certa previsibilidade do outro em nossas relações de interdependência, ou seja, podemos já saber o que esperamos do outro para garantir nossa dependência;
( ) As regras também têm a função psicológica da segurança, nos deixando menos ansiosos e angustiados. Quando não temos essa previsibilidade, podemos ter um alto grau de insegurança e ansiedade, prejudicando nossas atividades;
( ) Por isso na área da psicologia o “enquadre” é tão importante. Ele estabelece regras como o dia do atendimento, hora, lugar, o que será feito e quais são os papéis de cada um. Essa segurança garante que outras coisas que não são tão seguras se tornem mais fáceis de lidar.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – F – V – V.

    B) F – V – V – V.

    C) V – V – F – V

    D) V – V – V – F.

    E) V – V – V – V.

Acerca da atuação dos profissionais da psicologia no âmbito familiar, julgue o item a seguir.

Casais homossexuais em que um dos parceiros assume mais tarde a sua orientação sexual, são referenciados como homossexualidade tardia.

Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.


Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.

    A) O acasalamento ocorre quando o grupo busca proteção no líder.

    B) O ataque e fuga ocorre quando o grupo alterna movimentos de agressão e fuga em relação ao coordenador ou aos seus próprios problemas.

    C) A identificação ocorre quando os membros do grupo se identificam com um líder ou com o seu ideal.

    D) A dependência ocorre quando o grupo não consegue realizar suas ações, mas se sente culpado e posterga sua atividade.

O sistema familiar é a influência mais importante e proximal nas primeiras experiências de aprendizagem da criança. Crianças com distúrbios psicológicos ou psicoeducacionais fornecem estressores adicionais para os pais. A capacidade de uma família para sustentar uma rotina diária tem demonstrado ser um fator importante nos resultados de crianças com atrasos desenvolvimentais (HOLDNACK; WEISS, 2016). Em relação à sustentação da rotina diária, analise as seguintes assertivas:
I. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias monoparentais e expandidas. II. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias pobres e problemáticas. III. A capacidade de uma família em sustentar uma rotina não pode ser relacionada com o afeto familiar e a vinculação presentes na relação. IV. Quando os problemas familiares são elevados e imprevisíveis, as rotinas são mais difíceis de sustentar.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas I, II e IV.

    E) I, II, III e IV.

Percepção e Paradigma:


( ) É por meio do processo perceptivo que as pessoas constroem a sua própria realidade;

( ) É com base no que é percebido que as pessoas raciocinam, tomam decisões e agem;

( ) Nossa percepção do mundo à nossa volta é amplamente guiada por nosso conhecimento estruturado sobre o mundo, e sobre as coisas e pessoas que encontramos nele;

( ) Percepção e paradigmas são sinônimos.


Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:

    A) V – V – F – V.

    B) V – F – V – V.

    C) V – V – V – F.

    D) F – V – V – V.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Para a Gestalt-terapia, uma pessoa funciona como um conjunto de partes independentes entre si. Alguns comportamentos, ideias ou sentimentos podem representar aspectos disfuncionais ou desatualizados em relação ao todo, facilitando a autorregulação e a capacidade criativa do organismo. II. A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda e compreende como o cérebro influencia em nossas funções cognitivas, como a atenção, a memória, o raciocínio, a digestão, a imunização, a respiração, a capacidade de julgamento, o comportamento e as emoções.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...